Você faz o seu produto com todo capricho, está prontinho para ser divulgado, mas falta aplicar o lucro e comissão ao seu preço. Parece fácil, mas a maioria dos empreendedores não precifica seus produtos da forma correta. Vem conferir se é o seu caso!
Lucro e comissão: como aplicar os valores corretamente no meu preço?
Antes de falar sobre o cálculo do lucro e comissão, vale uma observação: para simplificar o entendimento, vamos falar primeiro somente sobre a comissão e depois somente sobre o lucro. No entanto, esses dois itens devem ser incluídos juntamente na composição do seu preço de venda. Neste texto vamos focar somente no lucro e na comissão, mas no final do post, você encontrará também a fórmula completa para calcular o preço de venda.
Comissão do canal de venda
Primeiro vamos falar sobre a comissão. No Elo7 existem 2 tipos: 12% para anúncio Clássico e 18% para anúncio Plus.
Para ilustrar o cálculo, vamos imaginar uma venda com uma comissão de 12%.
Quando você vende um produto pelo Elo7, paga uma comissão de 12% sobre o valor da venda. Sendo assim, é importante incluir essa taxa no preço do seu produto, para você não arcar com esse valor.
O erro mais comum é aplicar a comissão ao CUSTO DE PRODUÇÃO do produto (lembre-se que o custo de produção engloba mão-de-obra + despesas fixas rateadas + custo com matéria-prima), veja no exemplo:
Vamos supor que você vende uma bolsa que tem um custo de R$ 100,00 e precisa incluir a comissão de 12% do Elo7 (lembrando que para fazer o cálculo com percentuais, você precisa converter para número decimal, ou seja: 12% = 12/100 = 0,12).
Geralmente os artesãos fazem a seguinte conta:
PREÇO DE VENDA = CUSTO x (1 + COMISSÃO)
PREÇO DE VENDA = R$100,00 x (1 + 0,12)
PREÇO DE VENDA = R$100,00 x 1,12
PREÇO DE VENDA = R$112,00
Porém, quando o Elo7 retém a comissão, os 12% são aplicados em cima do seu PREÇO DE VENDA e não do seu CUSTO, que foi onde você aplicou os 12%.
Dessa forma, veja o que acontece quando tiramos a comissão do Elo7:
R$ 112,00 (preço de venda) – 12% (comissão) = R$ 98,56 (valor que você recebe pelo produto que vendeu)
Ou seja, você não recebe os R$ 100,00 que correspondiam ao custo do seu produto, e sim R$ 98,56, ficando com um prejuízo de R$ 1,44.
Reforçando: isso acontece porque você precisa aplicar a comissão ao seu PREÇO DE VENDA e não ao seu CUSTO.
Cálculo correto
Você deve estar se perguntando: se eu ainda não sei por quanto vou vender, como vou colocar a comissão em cima do preço de venda?
Calma! :) Aqui está a fórmula que você deve usar para chegar ao preço de venda, usando o mesmo exemplo.
PREÇO DE VENDA = CUSTO / (1 – COMISSÃO)
PREÇO DE VENDA = R$100 / (1- 0,12)
PREÇO DE VENDA = R$100 / 0,88
PREÇO DE VENDA = R$ 113,64 (arredondando)
Agora veja o que acontece quando debitamos a comissão do Elo7:
R$113,64 (preço de venda) – 12% (comissão) = R$ 100,00 (custo)
Chegamos ao valor correto do seu custo inicial, sem prejuízo!
E como fica o lucro?
O mesmo raciocínio é usado para aplicar o lucro ao preço. Mas antes de exemplificar, aí vai uma dica importante: A recomendação do Sebrae para que uma pequena empresa mantenha-se saudável é a prática de um lucro entre 10% e 15%, de forma geral.
Voltando aos cálculos:
Novamente vamos tomar o exemplo anterior e aplicar 10% de lucro. Já aprendemos que, se colocarmos o lucro em cima desse custo, a conta não vai fechar, veja:
R$ 100,00 (custo) + 10% (lucro) = R$ 110,00 (preço de venda)
Ao destinar os 10% de lucro para sua empresa, a conta ficaria assim:
R$ 110,00 (preço de venda) – 10% (lucro) = R$ 99,00 => valor menor do que o custo da sua peça.
Vamos usar a fórmula correta e aplicar o lucro em cima do preço de venda:
PREÇO DE VENDA = CUSTO / (1-LUCRO)
PREÇO DE VENDA = R$100 / (1- 0,10)
PREÇO DE VENDA = R$ 111,11 (arredondando)
E agora excluindo o lucro:
R$ 111,11 (preço de venda) – 10% = R$ 100,00 (arredondando)
Importância do cálculo correto do lucro e comissão
O cálculo pode parecer complicado, mas não é. O prejuízo ao fazer a conta de maneira incorreta pode parecer pequeno, nesse exemplo “só 1 real”, mas olha a diferença que dá quando for fechar as contas no final do mês:
Supondo que durante um mês você vendeu 30 bolsas por R$ 110,00 cada (naquela continha errada), suas vendas do mês serão de R$ 3.300,00. Quando for retirar os 10% de lucro para reinvestir na sua empresa, ficaria assim:
R$ 3.300,00 – 10% = R$ 2.970,00 => é o valor que sobra, uma diferença de R$ 30,00, já que seu custo foi de R$ 3.000,00 para produzir as 30 bolsas.
PREÇO DE VENDA = Custo total da peça / (1 – (Percentual de despesas variáveis + Percentual de comissão do canal de venda + Percentual de lucro) / 100)
Otimize seu tempo
Para não ficar fazendo todas essas contas manualmente, convidamos você a usar o Calcularte, que faz todos esses cálculos automaticamente.
O Calcularte é um sistema de gestão focado em pequenos negócios criativos com várias ferramentas. Além de precificar suas peças, você também pode:
- Controlar pedidos
- Controlar recebimentos e cobranças
- Controlar estoque
- Cadastrar clientes
- Cadastrar fornecedores
- Gerenciar seu preço
- Pesquisar automaticamente preços
- Gerar vários tipos de Relatórios
Espero que eu tenha tirado suas dúvidas sobre como incluir o lucro e comissão no preço dos seus produtos.
Até a próxima!