Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Maíra – Feito à Mão é a quinta finalista do Prêmio Elo7 Criativo 2022

Maíra – Feito à Mão é a quinta finalista do Prêmio Elo7 Criativo 2022

Chegou a hora de anunciarmos a quinta finalista do Prêmio Elo7 Criativo! A Maíra, criativa por trás da loja Maíra – Feito à Mão foi a selecionada entre centenas de lojas inscritas. Quer saber o que a trouxe até aqui? É hora de conhecer um pouco mais de sua história! Confira o depoimento da lojista.

Maíra – Feito à Mão é a quinta finalista do Prêmio Elo7 Criativo 2022

Maíra - Feito à Mão é a quinta finalista do Prêmio Elo7 Criativo 2022

Me chamo Maíra Belasco, tenho 37 anos, nascida e criada em um pequeno sítio na cidade de Macatuba, interior de São Paulo. Hoje moro em Lençóis Paulista, cidade vizinha de Macatuba.

Quando a arte entrou na sua vida? Como descobriu seu dom?

Meus pais vieram de uma família que sempre viveu no sítio, enquanto os homens trabalhavam na roça as mulheres cuidavam da casa, cozinhavam, costuravam, faziam tricô, crochê e os próprios enxovais. Minha mãe sempre valorizou isso e me criou dessa forma.

Aos 8 anos ela me inscreveu em um curso de bordado na prefeitura da cidade e a partir daí comecei a me interessar. Aprendi o ponto cruz, fazia alguns guardanapos e toalhinhas para minha mãe e familiares. Fui perdendo o interesse e durante muito tempo essa paixão ficou adormecida (aquela época que a gente tem que estudar, trabalhar, cuidar da casa, filhos etc).

Sou formada em publicidade e propaganda, trabalhei durante 12 anos com criação e design gráfico. Nesse meio tempo fiz um curso de costura e comecei a fazer minhas próprias roupas e lindos vestidos para minha filha.

A partir daí parece que tudo começou a mudar. Fui me cansando de trabalhar para outras pessoas, de ficar atrás da tela do computador e de deixar minha filha o dia todo na escola. Parecia que aquilo não tava fazendo sentido na minha vida.

No dia que conheci o bordado livre eu disse pra mim mesma “É isso!”. Voltei a bordar como hobby. Minha irmã encomendou meu primeiro bastidor porta maternidade para dar de presente, depois foi uma amiga que encomendou e eu percebi que aquilo poderia dar certo.


Abri minha loja no Elo7 em 2019, fazendo bastidores sob encomenda. No início da pandemia, que tinha toda aquela tensão, insegurança, medo e incertezas, fui até o bosque do lado de casa,  peguei uma folha e fiz meu primeiro bordado em folha seca com as palavras “inala e exala”.

Despretensiosamente coloquei a venda na loja, mas jamais imaginei que seria vendida. Mas vendeu! Elas foram tomando o espaço dos bastidores e preenchendo toda a minha vida. A pandemia me deu coragem para viver o que eu acreditava. Saí do emprego com carteira assinada, comecei a trabalhar em casa, ficar mais tempo com a minha filha e a me dedicar ao meu trabalho como artesã.

Hoje as folhas são a base principal para executar meus bordados, amo a natureza e o fato de poder utilizar um material tão sensível e com características únicas para expressar minha arte.

Como foi a sensação de descobrir que você foi a escolhida como finalista?

Uma alegria que não cabe no peito. Está sendo uma reafirmação do que eu busquei e acreditei.
É muito gratificante ser reconhecida pela minha habilidade, dom, talento, ou seja lá o que for…rsrs. Um trabalho que é executado manualmente do início ao fim exclusivamente por mim. É o que sempre sonhei.

O que você acredita que tenha levado sua loja a ser finalista?

Acredito que meu trabalho é sensível e singular. A fragilidade da folha seca, as cores vibrantes, o bordado encorpado e as palavras escolhidas despertam sentimentos preciosos, criam memórias cheias de afeto e eternizam momentos especiais.

Quais são suas expectativas com relação à final do prêmio?

Estou muito ansiosa para este dia chegar. Será incrível conhecer e trocar ideias com outros criativos. Tenho certeza que estar na final do prêmio trará mais visibilidade para minha loja e para meu trabalho. A família e os amigos estão na torcida e eu vou seguir confiante e com pensamentos positivos até lá.

Quer inscrever sua loja nessa edição do Prêmio Elo7 Criativo? Confira aqui como fazer!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.