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Marketing de nicho: o que é e como aplicá-lo?

Você já parou para analisar qual é o nicho da sua marca? Esse é um passo importante e que pode te ajudar a definir diversas características do seu negócio criativo, como: estilo de produto, linguagem nas comunicações, design da marca, cores, estampas, etc.

Marketing de nicho: o que é e como aplicá-lo?

Mas o que é marketing de nicho? Essa é uma estratégia em que o foco é atender às necessidades de um grupo mais específico de pessoas. Ao conhecer a fundo quais são as características dele, suas dores, desejos, hobbies e aspirações de forma mais aprofundada do que os seus concorrentes, você terá muito mais oportunidades de criar produtos diferenciados e inovadores.

Qual a diferença entre nicho e segmento de mercado?

Apesar do segmento de mercado e nicho parecem a mesma coisa, elas se diferem na especificidade do público.

Quando falamos de segmento, nos referimos à um grupo mais amplo de consumidores com características semelhantes, que podem ser divididas em: segmentação comportamental, psicográfica, demográfica ou geográfica.

Já o nicho de mercado é um grupo com características mais específicas, ou seja, o nicho é uma pequena parcela de um segmento de mercado.

Por exemplo, no mercado de calçados femininos existem muitos nichos diferentes. Sapatos para mulheres veganas seriam um nicho de mercado, assim como sapatos confortáveis para trabalhar em casa, sapato pintado à mão, etc.

Marketing de nicho: o que é e como aplicá-lo?
Sandália Cecília vinho – loja Riva Sandálias Artesanais

Outro exemplo, no mercado de casamentos, há uma grande variedade de nichos: casais que buscam alternativas mais conscientes para a decoração da festa, itens de casamento para casais que gostam do universo das artes manuais, produtos para uma festa de casamento mais intimista com estilo vintage, tênis bordados para noivas, etc.

Buquê De Noiva em botões – loja O Santo Casamento | Acessórios

O que devo levar em consideração ao escolher um nicho?

Antes de escolher um nicho, é importante fazer algumas perguntas para analisar qual a vantagem competitiva aquele nicho poderá oferecer ao seu negócio criativo.

1.  Você é apaixonado ou tem muito interesse no nicho?

Quando você é apaixonado ou tem um interesse genuíno em atender as necessidades daquele nicho, as chances de você criar um produto de sucesso aumentam muito.

Por exemplo, imagine que você quer trabalhar com produtos para pets pois gosta muito deste universo e possuiu vários animais em casa. As chances de você identificar oportunidades à partir da sua experiência com os eles no dia-a-dia ou ao consumir conteúdos de influenciadores, são muito mais altas.

Você irá consumir conteúdos e acompanhar as novidades deste nicho não só para fins empreendedores, mas porque isso te desperta interesse e curiosidade. E essas duas características juntas são poderosas!

capa de chuva pet – loja La Pet – Moda Animal

2. Qual o tamanho e a demanda deste nicho de mercado?

Por mais que você seja apaixonado por um nicho e tenha muitas ideias criativas e inovadoras para solucionar os problemas dos seus clientes, de nada adianta se não existe demanda para essa solução.

Ao escolher um nicho de mercado, precisará garantir que o nicho é amplo o suficiente para que você consiga vender seu produto. Estude o seu nicho, faça pesquisas e caso achar que o problema que seu produto resolve é específico demais, estude formas para agregar outras soluções e atender um nicho maior.

3. Qual os desejos, problemas e necessidades da sua persona?

A persona é um personagem fictício que você cria para representar o público-alvo da sua loja. Ao definir uma persona para o seu negócio, você terá mais facilidade para entender suas possíveis dores e necessidades, e assim, criar produtos que ofereçam soluções mais assertivas.

Nossa equipe criou um questionário gratuito para você baixar e definir a sua persona!

4. Analise os concorrentes

Analisar seus concorrentes é uma ótima estratégia para encontrar oportunidades no seu mercado. Pesquise quais produtos eles estão lançando, os preços praticados, a forma de comunicação e interação com os clientes, quais soluções são oferecidas, etc.

A ideia aqui é investigar possíveis brechas deixados por eles para encontrar soluções criativas e inovadoras.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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