Home | Negócio Criativo | Multitarefa: como manter a produtividade fazendo várias tarefas

Multitarefa: como manter a produtividade fazendo várias tarefas

Eu sei que ser empreendedor não é tarefa fácil, ainda mais quando se tem que fazer desde o controle das finanças da loja, até a embalagem dos pedidos. Nessa hora, é importante identificar quando a multitarefa é benéfica para você.

Multitarefa: como manter a produtividade fazendo várias tarefas

Multitarefa: como manter a produtividade fazendo várias tarefas
Será que é possível manter a produtividade fazendo várias atividades ao mesmo tempo?

Quando focamos a nossa cabeça em uma única atividade, a chance de fazermos ela com mais produtividade e qualidade é muito maior. Mas não podemos ignorar o fato de que as interrupções são inevitáveis, por mais que a gente busque adaptar o nosso meio.

Podemos desligar as notificações do celular ou fechar a porta para ninguém entrar. Mas isso não é algo que conseguimos fazer 100% do tempo. Uma hora ou outra você será interrompido por alguém te ligando, ou batendo na porta pedindo a sua ajuda. Para te ajudar, vou compartilhar várias dicas pra te ajudar a ter mais produtividade no seu dia cheio de tarefas.

Escolha as atividades certas para serem feitas como multitarefa

Imagine que você está na fila dos Correios aguardando para fazer o envio dos seus pedidos. Para garantir que essa atividade seja bem feita, ou seja, a entrega, você não precisa ficar na fila focado esperando a sua hora chegar. Nesse caso, fazer uma tarefa de cada vez é improdutivo. Enquanto espera por sua vez, você pode responder mensagens de clientes, ler os posts do Blog do Elo7 pra conferir nossas dicas, procurar inspirações para seus produtos, enfim. Analise quais atividades da sua lista de tarefas podem ser feitas de forma paralela.

Defina os momentos de concentração

Sabe aqueles horários em que as chances de interrupção são menores? Pode ser logo cedo, pela manhã ou um horário um pouco mais à noite, quando as pessoas estão voltando pra casa. Aproveite esses horários para fazer as atividades que exigem foco pra você conseguir um bom resultado.

Caso isso não seja possível, reserve uma janela de horário no seu planejamento para isso. Analise qual horário do dia a sua produtividade e concentração é maior e estabeleça que naquele horário você ficará inacessível.

Defina a tarefa principal do seu dia

Ao definir uma prioridade no dia, por mais distrações que você possa ter, conseguirá ter mais foco para realizá-lo. Defina o que é mais importante e encaixe as outras atividades ao longo do seu dia.

Veja também:

+ Vender no Elo7: 7 dicas para evoluir seu negócio criativo

+ Como vender artesanato e trabalhar de casa

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.