Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | O artesanato conecta gerações e cria laços

O artesanato conecta gerações e cria laços

O artesanato conecta gerações na minha família e eu acho incrível como cada pessoa lida com o aprendizado de formas diferentes. Minha mãe fez muita cartonagem e crochê, minha avó paterna costurava e minha avó materna faz uma técnica que sempre me intrigou. Quando eu digo “intrigar” é no bom sentido já que desde pequena, nunca ouvi falar muito a respeito da técnica. Você conhece um navete? Ele é um instrumento usado para fazer o frivolité, que é aquela arte feita com pequenos nós em fio mercerizado. Não é linda esta técnica?

O artesanato conecta gerações01

O artesanato conecta gerações e cria laços

O fio mercerizado tem um brilho que deixa o trabalho mais resistente e um acabamento mais brilhante. Quando vejo as fotos dos trabalhos fico admirada, pois me lembra a renda de bilro, que é muito famosa no Brasil.
O artesanato conecta gerações02

Tentei fazer algumas aulinhas com a minha avó, mas não tive muito sucesso. Ela me disse que eu ainda teria muito chão pela frente para dominar a técnica. Acabei deixando para lá e não fiz mais aulas.

Por conta disso a técnica voltou a ficar “esquecida” mais uma vez. Mas esses dias em uma conversa com a minha mãe, ela me surpreendeu ao contar que havia encontrado umas peças testa técnica em casa e ficou com vontade de aprender a fazer. Entrou na internet e encontrou alguns tutoriais no YouTube. Ela assistiu e até já criou até algumas peças pequenas. Inclusive, me sugeriu a fazer algumas dessas “aulas virtuais”. Isso poderia me dar uma noção básica antes de voltar a fazer aulas com a minha avó.

Olha aí a tecnologia a nosso favor nos mostrando que é possível conectar três gerações apresentando um mesmo assunto de maneira e linguagens diferentes. É interessante pensar que ao mesmo tempo que estamos muito próximos, estamos distantes por conta de “costumes” de cada geração. E você? Tem alguma técnica que admira e ainda não conseguiu fazer? Me conta aqui nos comentários!

Você já viu os outros posts que já escrevi aqui no blog do Elo7? Confira aqui!

Imagem de capa: Youtube

bool(false)
Bruna Abecia
Publicitária de formação, ama fazer artesanato, garimpar ideias, inspirações e escrever sobre o cotidiano relacionado ao assunto. Gosta de testar técnicas diferentes mas suas favoritas são as que fazia com a sua mãe desde pequena e acredita que a vida se torna mais fácil quando aceitamos nossas origens e quem realmente queremos ser. Escreve aqui no Blog e no Eu Amo Fazer Artesanato.

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Bruna, não deixe de fazer as aulas com a sua avó, eu achei que na época tinha coisas mais importantes pra fazer, e hoje ela já não está mais aqui
    Me arrependo muito não ter aproveitado essa oportunidade, e com isso também ter aproveitado mais a adorável companhia dela. Um Abraço e pense enquanto é tempo.