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O que torna um produto contagiante?

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Branding é a arte de criar uma marca forte, um valor reconhecido para a marca da sua empresa. Mas não existe uma marca forte sem um bom produto ou serviço, concorda? Isso seria criar uma mentira e não fazer com que seu trabalho criativo seja reconhecido como ele merece.

Para fazer do branding uma arte, é necessário criar algo que se propague, que contagie as pessoas com entusiasmo. Isso faz com que seja muito mais fácil de alguém experimentar o que você está oferecendo, e se o que você oferece é bom, então essa pessoa já foi conquistada. Agora, se você ainda não está segura de que tem um produto/serviço bom o suficiente para ser contagioso, então a ideia é que você trabalhe nele até que atinja aquele ponto em que as pessoas reconheçam esse potencial.

Você terá tempo de lapidá-lo com o tempo. Sempre é tempo de melhorarmos, não é?

Pense na seguinte pergunta: o que faz o seu produto ter características realmente contagiantes? 

Female fashion designer contemplating drawings in studio

Aqui vão algumas ideias para você refletir:

– “Cool”: Cool é legal, está na moda, é tendência, “bacana”, algo único. Geralmente tem grande apelo estético. Produtos que acompanham o que o consumidor anda pensando, desejando e valorizando. Nem todo produto precisa ser assim, mas de maneira geral vemos um esforço coletivo para atingir este ponto.

– Eficiente: Isso sim, todo serviço e produto precisa ser. Não adianta tentar fazer um ótimo marketing ou ter uma marca reconhecida, se algo não funciona ou não cumpre a promessa feita.

– Distinto: Um produto que se destaca sobre os outros. Ele é diferente e quem vê, logo percebe – “Opa. Isso daqui é diferente” –  e não deixa nenhuma dúvida de que ele é diferente dos concorrentes. São produtos altamente criativos e originais. Neste caso, ser o primeiro é a grande vantagem, mesmo que seja copiado, você ganhou espaço no mercado.

– Disruptivo: São produtos que representem um rompimento com algum conceito que já conhecemos. Das duas reações, uma: ou ele já atinge direto um status, ou fazem as pessoas entrarem em completa negação em um momento inicial: “por que alguém iria querer usar isso?”. Porém uma coisa é certa, eles não passam despercebidos. Eles criam novos mercados completamente inexplorados.

– Emocional: Um produto ou serviço que contagia ultrapassa as expectativas e com isso, você fica feliz. Você se surpreende por se sentir tão impressionada e conectada a ele. São produtos que te fazem sentir humor, alegria, lembranças da infância, nostalgia, bem-estar e por aí vai.

– Profundo: Alguns produtos e serviços parecem ter pernas. Quanto mais você usa, mais você descobre do que ele é capaz. Ele te conquista a cada dia. Possui vários usos, por exemplo, ou versatilidade.

– Suporte: Esses não se diferenciam pelas outras características acima, mas oferecem um serviço exemplar na hora de atender o cliente. Ou melhor ainda, impressionam o cliente ou superam suas expectativas no atendimento.

A combinação de uma marca forte e um produto contagiante é explosiva e pode ajudar você a se destacar da multidão. Ter uma prática criativa regular, consistente e investir um tempo para se inspirar e buscar novidades, te ajuda a afinar suas habilidades, ampliar seus talentos, desenvolver novas capacidades, estimula a criatividade e a criar algo diferenciado, contagiante.

Agora é com você. Você identifica alguma destas características no seu trabalho? Vamos continuar este papo nos comentários!

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Editado por: Aimée

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

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