Home | Negócio Criativo | Percubo: conheça a bateria compacta criada por Tiago Mafagafo

Percubo: conheça a bateria compacta criada por Tiago Mafagafo

Você curte bateria, percussão? Já imaginou a possibilidade desse tipo de instrumento ser bem compacto, a ponto de poder ser levado até mesmo numa moto? Pois essa é a proposta da Percubo, a bateria compacta criada pelo Tiago Mafagafo que você encontra no Elo7. A gente quis saber um pouco mais sobre a criação desse instrumento e o Tiago nos contou alguns detalhes, confira!
Criador e criatura: a compacta bateria de Tiago Mafagafo

Percubo: a bateria compacta do Tiago Mafagafo

A influência familiar para a música sempre existiu
Tenho formação acadêmica em Música Popular pela Unicamp, sou marceneiro(artesão) e professor.
Meu pai é músico e professor de música. Desde criança sempre houve muito estímulo à atividade musical em nossa família. O tempo todo tinha um disco tocando em casa, participava das fanfarras e bandas escolares do meu pai e o acompanhava nos ensaios de conjuntos de baile. Adorava tudo aquilo e a música se tornou uma coisa muito natural.
O interesse maior pela bateria  veio por dois motivos: o primeiro é que meu pai só me colocava pra tocar corneta nas fanfarras e eu como qualquer outra criança era louco pra tocar caixa. Insistia tanto que em uma certa época tocava corneta e caixa ao mesmo tempo!!
O segundo motivo é que na banda de baile que meu pai tocava, tinha um baterista que fazia tanta careta que eu ficava vidrado e queria ser igual a ele!
percubo suitcase
“Meu pai sempre me estimulou a gostar de música”

O surgimento da Percubo

Por eu trabalhar com madeira e tocar bateria, muita gente perguntava por que eu não fazia baterias. Não fazia porque era difícil demais fazer os tambores redondos e achava chato fazer uma coisa igual às outras.
Queria fazer uma bateria diferente e a ideia ficou encostada.
Como marceneiro, desenvolvi uma linha de brinquedos educativos, onde a principal linha era a de instrumentos musicais infantis. O tempo foi passando, fui me aprimorando na marcenaria e há um ano e meio bateu uma vontade e uma coragem de desenvolver uma bateria diferente!
O design lembra uma mala de viagem
Por meio de pesquisas pela internet, dei de cara com umas maluquices, umas gambiarras que uns músicos fazem com malas de viagem, ficam batucando nela e no final guardam tudo dentro. Achei genial e resolvi partir por essa onda. Desenvolver uma bateria compacta de um jeito profissional, sem gambiarras. Uma bateria para bateristas.
A ideia estava ali, o restante foi o desenvolvimento. Muitos testes de materiais, medidas, formatos, etc até chegar num modelo anatômico e com um timbre bom ao ponto de poder substituir uma bateria convencional.
A Percubo é criada de forma totalmente artesanal e com o acompanhamento do cliente

A Percubo foi criada para resolver o problema de uma infinidade de bateristas: o tamanho, peso e complexidade de se usar uma bateria.

A peça é extremamente compacta, leve (em relação a uma bateria convencional), fácil e rápida pra montar, cabe em espaços apertados como na maioria dos bares onde tem música ao vivo e tem o timbre de uma bateria!
Tem gente que transporta a Percubo no ônibus e metrô. Um baterista fez uma adaptação e consegue transportá-la numa moto! Cabe em qualquer porta-malas. Dá pra imaginar um baterista dando carona pra alguém? Agora isso é possível! Sem contar que não precisa mais ser o primeiro a chegar e o último a sair nos shows. As namoradas também agradecem, pois não precisam mais ajudar a carregar aquela parafernália toda. 

A valorização do feito à mão

Outra característica fundamental da Percubo é o caráter artesanal. Fiz questão de utilizar a maior quantidade de peças em madeira, o que a deixa com um estilo único e personalizado. O produto artesanal é muito mais “quente”, feito sob encomenda, peça a peça, com muita atenção e carinho especial. A produção é acompanhada pelo cliente e cria-se uma relação estreita entre o músico e o instrumento.

“O cliente sabe que está comprando uma coisa que foi feita pra ele. A peça artesanal contém detalhes específicos e uma história íntima entre o artesão, o produto e o cliente. Sem falar na qualidade final”.
Tiago conseguiu unir duas paixões na criação do instrumento: a música e a marcenaria
A Percubo estará na próxima Expomusic \o/

A Expomusic será uma ótima oportunidade para que os músicos possam ser apresentados pessoalmente à Percubo. Conhecer de perto o seu timbre e principais características. A Percubo tem uma repercussão enorme no meio musical, mas por ser um produto novo, gera uma certa desconfiança quanto a funcionalidade e qualidade. Muita gente vê os posts e vídeos, perguntam, se interessam, mas o não contato pessoal com o instrumento acaba por fazer o músico desistir da compra. Eu mesmo pensaria demais para fazer um investimento em um produto pouco conhecido.
Estou bem confiante a respeito da repercussão da Percubo na Expomusic. Confio na qualidade e exclusividade da minha bateria compacta.
E a parceria com o Elo7 é fator fundamental para o impulso das vendas, pois gera uma enorme credibilidade ao meu produto e grande facilidade nas formas de pagamento.
Ficou curioso(a) para saber mais detalhes sobre a Percubo? Ela está à venda na loja do Tiago Mafagafo, juntamente com os outros produtos musicais de sua autoria.
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.