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Processo de vendas para empreendedores criativos

Para obter os resultados desejados em seu negócio criativo, é necessário entender o processo de vendas. Quer saber quais são eles? Então confira todas as dicas do Cleber Pelarin Silva, do site Fio de Vento e idealizador da 1ª Semana Online do Artesão.

Processo de vendas para empreendedores criativos

Processo de vendas para empreendedores criativos

O primeiro passo é entender como seu público se comporta. Saber para quem você quer vender é muito mais importante do que somente querer vender. Defina com maior número de informações possíveis o perfil do seu público alvo, assim você criará campanhas e propagandas mais efetivas. A prospecção é a grande chave para o ponto de partida correto. Imagine uma única pessoa, o seu cliente ideal, como ele seria? Homem, mulher? Qual a idade em média? Poder aquisitivo? E por aí vai. Mas não basta apenas saber quem ele é, temos que nos comunicar com ele e oferecer algo que resolva algum problema.

A segunda etapa do processo de vendas é o relacionamento. O cliente ideal não comprará nada que ele não conhece ou não confia. Por isso é importante gerar relacionamento com as ferramentas da internet e com as mídias sociais. Elas são um grande aliado para conversar com seu público alvo a um baixo custo. Ter uma fan page é um ótimo começo, isso nos dias atuais é fundamental, mas o que você posta geralmente em sua fanpage? Realiza posts constantemente que mostram a importância do seu produto? Conversa com a sua audiência? Analisa os resultados dos seus posts e tenta sempre melhorar as visualizações, curtidas e compartilhamentos? Tudo isso faz parte de um bom relacionamento!

Gosto sempre de usar um exemplo de um especialista em vendas sobre uma pessoa que vai a uma loja de ferramentas comprar uma furadeira. Provavelmente ela não irá comprar a furadeira para decorar sua casa, a pessoa compra o equipamento pois ela quer um furo. Em outras palavras, ela compra a solução para o seu problema específico. Inicie o relacionamento mostrando qual solução oferece ao seu público alvo. Seja pela exclusividade, qualidade do seu produto, a afetividade, etc. Mostre que seu produto é a melhor opção para resolver o problema, e isso se faz com um bom relacionamento.

A oferta é a terceira etapa. A partir do momento que você faz seu possível cliente entender que o seu produto resolve de vez o seu problema, a venda é concretizada. Porém, você pode em sua oferta, dar aquele empurrãozinho que falta, agregando valor a sua oferta. Brindes sempre são bons, mas se oferecer logo de cara ao seu cliente não permitirá que ele perceba o valor real daquele brinde. Aconselho que ofereça o brinde após a compra. O cliente será surpreendido e com certeza irá melhorar seu relacionamento e confiança junto a ele.

Oferecer garantia é uma excelente forma de agregar valor e uma forma certeira é perceber qual seria o próximo problema que seu cliente poderia enfrentar após adquirir seu produto e oferecer mais uma solução. Por exemplo, uma artesã cria um trocador portátil. Ao oferecer o produto, ela oferece como parte da oferta, uma bolsa para transportar esse trocador, toda personalizada. Ou seja, ela resolveu o problema de uma mãe que precisa sair constantemente com seu bebê com o trocador e uma bolsa personalizada para transportar esse trocador.

Claro que é um exemplo bem simples, mas serve para visualizar essa ideia de agregar valor. Tudo isso faz o cliente analisar a sua oferta como sendo a melhor do mercado. Como pode ver as etapas do processo de vendas são bem simples, porém, devemos investir tempo nelas e procurar melhorar sempre. Lembro de outra frase que ouvi certa vez pela rede; “Para fazer o que você ama, será preciso fazer muita coisa que você odeia”. Talvez você não goste de planejamento, de criar relacionamento ou de criar ofertas, mas sem tudo isso, seu produto não será vendido. Ou seja, para todo empreendedor o resumo da obra é ou faz ou faz, não tem solução.

Coloque o quanto antes a mão na massa e planeje seu processo de vendas, tenho certeza que melhores resultados virão sempre!

Abraços e sucesso!

Cleber Pelarin Silva

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