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Quer lançar um produto novo? Confira nossas dicas!

criação de novos produtos no artesanato

Criar um produto novo é sempre muito gostoso! Exercitar a criatividade, rascunhar, encontrar diferentes matérias-primas, planejar coleções ou kits é bom demais. Mas quem tem um negócio criativo deve tornar os novos produtos lucrativos e viáveis. Quer planejar o lançamento de novos produtos com mais eficiência? Confira nossas dicas sobre o tema:

Tenha um caderno de inspiração sempre à mão
Mesmo que desenhar não seja a sua praia, ande com um caderninho de inspiração. As boas ideias não têm hora para chegar e registrá-las é muito importante para quem tem qualquer atividade criativa. Pode escrever a ideia, fazer um rascunho com “bonequinho de palito”, enfim, o que vale é anotar!

Depois, quando você estiver naqueles dias sem muita inspiração, a boa ideia estará lá, esperando para ser testada e colocada em prática.

Antenas ligadas sempre!
Um bom produto é aquele que supre exatamente uma necessidade que o cliente gostaria ou até mesmo cria uma necessidade nova. Notícias, conversas, imagens, sons… Tudo pode te inspirar e dar um insight criativo para fazer ajustes nas peças que já possui ou criar novos produtos.

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De olho da produção
Rascunhe, crie a primeira peça e não esqueça também de avaliar como o seu processo de produção será afetado por essa nova criação. Ela irá modificar algum processo? O tempo de fabricação é muito longo ou curto em comparação com o que você já faz? Você terá que ir até um bairro muito distante apenas para comprar um detalhe que só existe neste produto? Pense em tudo. Se conseguir encaixar este e outros processos no seu dia a dia, você está apta a colocar esta peça em sua loja. Caso não seja, avalie. Se ela se tornar um hit de vendas o esforço até poderá valer a pena!

Quais são seus objetivos?
Sem objetivos definidos, o lançamento e todo o planejamento perde sentido. Pergunte-se: “Como vai conseguir alcançar a posição que quer ocupar na mente do seu cliente?”, “Onde o meu cliente está?”, “Quem é meu público-alvo?”, “Meu cliente valoriza este tipo de peça que estou fazendo?”, “Meu cliente irá comprar em quantidade ou peça única?”, “Qual vantagem meu cliente vê nesta peça?”, “Quanto meu cliente estaria disposto a pagar?”, “Seria melhor vender esta peça em um conjunto, coleção ou kit?”

Pergunte, pergunte, pergunte! Quanto mais respostas, mais você vai tendo certeza do que quer com este novo produto e poderá posicioná-lo melhor em suas comunicações.

Quer lançar um produto novo? Confira nossas dicas!

O segredo está nos detalhes
Às vezes uma alça num lugar estratégico, um puxador diferente, uma embalagem caprichada ou até mesmo uma matéria-prima que só você tem podem transformar o seu produto em objeto de desejo. Hoje em dia, a praticidade e o capricho dos pequenos detalhes fazem toda a diferença no que nós consumimos. Encontre o diferencial da sua loja (tem post no blog sobre isso aqui) e inove!

Peça uma opinião
As primeiras vendas de um produto são essenciais para realizar testes. Aproveite seus clientes fiéis, familiares e amigos para que dêem um feedback construtivo. Utilize o Google Drive e outras ferramentas gratuitas para criar pesquisas online e ofereça desconto a quem respondê-las. Peça opinião após as vendas, converse com seu cliente!

Tudo que ele disser poderá virar um aprendizado e validar o seu novo produto.

Faça uma pesquisa
Tem algum produto que vende bastante? Sabe o motivo? Explore as possibilidades e variações do mesmo tema e consiga ter uma variedade de produtos com boa saída! Pesquise com seus clientes antigos, pergunte se gostariam de alguma peça em especial, se estão gostando das peças que compraram e porque. Tudo isso é informação de qualidade, que pode ser usada no novo produto.

E não esqueça: sempre que precisar, consulte também nossa ajuda online! :)

Gostou das dicas? E você, como faz para lançar um novo produto? Compartilhe com a gente!

Imagens do post: Pinterest, YKK, Lowes Blog

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Professora de costura e fã dos artesãos que fazem parte desta comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor por costurices em seu blog, A Costureirinha. Não resiste a um ronrom e é viciada em aviamentos e tecidos coloridos.

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10 comentários

  1. Olá Elisa,
    Eu fiz uma pesquisa com as minhas clientes para o lançamento primavera/verão 2014 e é impressionante o feed-back que recebemos. Muitas vezes criamos a peça para nós, ai está o grande erro, o cliente é o nosso maior aliado para criarmos novos produtos e é claro as tendências do mercado. Ótimo post. Parabéns
    Gladys
    SóCrochê

  2. Adorei o post! : )

  3. Bom dia, Elisa!!!!
    Adorei as dicas!!!! Mitas vezes ficamos inseguros por colocar ou investir me novos produtos e materiais.
    Essas dicas ajudaram e muito, em como elaborar novos produtos, uma vez no mercado e tendo que ter sempre novidades!!
    Obrigada!!!
    BJS

  4. É sempre bom falar sobre isso porque não é nada fácil avaliar nossas próprias criações, o que é “vendável” e o que é um grande delírio artístico, rsrs O que combina com a identidade da marca e o que é uma inspiração “fora do lugar”. Acho que pra trilhar um caminho de sucesso é preciso muuuuita intuição, sensibilidade e foco.
    Valeu Elisa, ótimas dicas!
    bjo

  5. Adorei!
    Faço muito esse negócio da pesquisa com as clientes.
    Eu já percebi alguns detalhes que são característicos da minha loja, então, quando crio um produto tento sempre fazer uma variação com essa característica.
    Outra coisa são os testes. Adooooro! Até a peça final sair eu já testei cores, materiais, tamanhos, durabilidade…
    Agora, isso que você disse do detalhe… me chamou muito a atenção, Você tem toda razão.
    Procuro também fazer reedições com melhorias em alguns produtos, e costuma dar certo, viu!
    Bom, como sempre, ótimo post! ^_^

    Eu só não consigo lançar produtos novos como coleção, sabe! A idéia era criar coleções trimestrais, mas assim que crio o produto acabo já divulgando e colocando na loja. Não sei direito como planejar e colocar uma coleção em prática…

    Grande abraço,

    Jo
    Banana Cazza

  6. Muito bom o artigo.
    Vou elaborar um pesquisa!

    bjs Thais
    (d’Cassia)

  7. Excelente post, como sempre, com dicas essenciais!
    Obrigada Elisa!
    Beeeijos

  8. quer ver as foto do meu moleskine?

  9. Eu amoo criar produtos a partir daquilo que já tenho… minha cabeça ferve, e sempre ouço a opinião de quem compraria e pergunto porque e para quê… as respostas são surpreendentes…

  10. Adorei as dicas. Vou pô-las em prática, embora tenha também, preocupações qdo lanço um novo produto.
    Muito Obrigada.