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Reciprocidade: princípio para gerar mais vendas

Você já reparou que muitos artesãos mandam mimos para seus clientes junto com o pedido que fizeram? A reciprocidade é ótima pra gerar novas vendas. O cliente se sente importante pois ganhou algo que não esperava e mais do que isso: sente-se grato a você! Com certeza depois de receber o pedido e o mimo, ele vai entrar em contato com você pra lhe dizer: “obrigado”!

Reciprocidade: princípio para gerar mais vendas

Reciprocidade: princípio para gerar mais vendas

Você já parou pra pensar na força da palavra “obrigado”? Encare dessa forma: você deu algo a seu cliente que não precisava dar. Ele então, como ficou surpreso e grato pelo que você fez, lhe diz “obrigado”. Obrigado significa, psicologicamente, o seguinte: “Você me deu algo que não tinha a obrigação de dar. Sendo assim, sinto-me obrigado a lhe retribuir esse favor!” E como ele vai retribuir? Comprando novamente de você! Esse princípio é fortíssimo porque é construído culturalmente. Desde pequenos ouvimos que devemos dizer “obrigado” a alguém que nos faz um favor ou dá alguma coisa.

Mas o mimo que você manda com a encomenda tem um probleminha, ele funciona muito bem quando um cliente já fez um pedido. Mas como usar o princípio da reciprocidade a seu favor quando a pessoa ainda não fez pedido algum? Bom, aí você pode (e deve) usar o que eu chamo de “mimo digital”. Isso nada mais é do que um e-book (livro virtual) que você entrega para o seu futuro cliente com dicas que vão ajuda-lo em um determinado assunto.

Pra que fique mais claro, vamos supor que você trabalhe fazendo peças de enxoval de bebês. Seria muito interessante se alguma mulher grávida, ao entrar na sua página do Facebook, visse uma postagem dizendo o seguinte: “Saiba quais são as 10 peças que não podem faltar no enxoval do seu bebê! Faça o download gratuito do e-book que fiz com carinho pra você! É só clicar no link a seguir…”

Se eu fosse uma mulher grávida, com certeza eu faria o download desse e-book. E ficaria muito grata à pessoa que escreveu. Provavelmente eu iria querer dar uma olhada nas peças que essa pessoa tem pra vender! Há outros “mimos digitais” como vídeos, artigos em PDF, mini-cursos por e-mail, etc. A ideia é dar algo não solicitado que vai ajudar e gerar no futuro cliente um sentimento de gratidão! Reciprocidade funciona assim, e tem gerado milhões de reais em vendas para profissionais de marketing no mundo todo.

O que achou das dicas? Me conte que “mimo digital” você pensa em criar para seus clientes aqui nos comentários.

Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

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