Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Reciprocidade: princípio para gerar mais vendas

Reciprocidade: princípio para gerar mais vendas

Reciprocidade: princípio para gerar mais vendas

Você já reparou que muitos artesãos mandam mimos para seus clientes junto com o pedido que fizeram? A reciprocidade é ótima pra gerar novas vendas. O cliente se sente importante pois ganhou algo que não esperava e mais do que isso: sente-se grato a você! Com certeza depois de receber o pedido e o mimo, ele vai entrar em contato com você pra lhe dizer: “obrigado”!

Você já parou pra pensar na força da palavra “obrigado”? Encare dessa forma: você deu algo a seu cliente que não precisava dar. Ele então, como ficou surpreso e grato pelo que você fez, lhe diz “obrigado”. Obrigado significa, psicologicamente, o seguinte: “Você me deu algo que não tinha a obrigação de dar. Sendo assim, sinto-me obrigado a lhe retribuir esse favor!” E como ele vai retribuir? Comprando novamente de você! Esse princípio é fortíssimo porque é construído culturalmente. Desde pequenos ouvimos que devemos dizer “obrigado” a alguém que nos faz um favor ou dá alguma coisa.

Mas o mimo que você manda com a encomenda tem um probleminha, ele funciona muito bem quando um cliente já fez um pedido. Mas como usar o princípio da reciprocidade a seu favor quando a pessoa ainda não fez pedido algum? Bom, aí você pode (e deve) usar o que eu chamo de “mimo digital”. Isso nada mais é do que um e-book (livro virtual) que você entrega para o seu futuro cliente com dicas que vão ajuda-lo em um determinado assunto.

Pra que fique mais claro, vamos supor que você trabalhe fazendo peças de enxoval de bebês. Seria muito interessante se alguma mulher grávida, ao entrar na sua página do Facebook, visse uma postagem dizendo o seguinte: “Saiba quais são as 10 peças que não podem faltar no enxoval do seu bebê! Faça o download gratuito do e-book que fiz com carinho pra você! É só clicar no link a seguir…”

Se eu fosse uma mulher grávida, com certeza eu faria o download desse e-book. E ficaria muito grata à pessoa que escreveu. Provavelmente eu iria querer dar uma olhada nas peças que essa pessoa tem pra vender! Há outros “mimos digitais” como vídeos, artigos em PDF, mini-cursos por e-mail, etc. A ideia é dar algo não solicitado que vai ajudar e gerar no futuro cliente um sentimento de gratidão! Reciprocidade funciona assim, e tem gerado milhões de reais em vendas para profissionais de marketing no mundo todo.

O que achou das dicas? Me conte que “mimo digital” você pensa em criar para seus clientes aqui nos comentários.

Imagem de capa: Arcobaleno Studio

bool(false)
Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

Veja mais posts deste autor.

25 comentários

  1. Nossa eu faço isso e nem imaginava a importância que tem. Obrigada, vou fazer mais e mais.

  2. Bastante interessante. Vou aplicar em nosso contato com os clientes.

    Grata pela dica :)

  3. Adorei, André! Já assisti sua palestras sobre email marketing no curso do Eder! Só tenho minha página no face e minha lojinha aqui por enquanto ( facebook.com/mariposaamarela), mas pretendo criar um blog para dar dicas de decoração do quarto do bebê e aniversário de crianças!

  4. Adorei as dicas. Já costumo oferecer brindes, e fazer posts, pena que a gente não pode divulgar nosso face para os clientes do elo 7.

  5. Muito ” obrigada” André pelas suas dicas. Eu acho muito boa a ideia do e-book e gostaria fazer um para minhas peças de cerâmica. Tem alguma sugestão de aplicativo para criar o e-book?
    Grata,
    Maria Estela
    http://vitrine.elo7.com.br/mariaestelaceramica

  6. Amei este poste!! Pretendo fazer um link com ideias de temas tradicionais como piratas, dinossauros, coroas de princesa, jardim de contos de fadas… Enfim, vou providenciar!! Obrigada!! Rosângela.

  7. Como inserir esses mimos nas lojas ?

    • Juliana Seixas

      Olã Ilka, tudo bem? Os mimos não são para serem inseridos na loja, eles devem ser enviados como surpresa para o cliente. Na loja, deixamos apenas o que é vendido. Abraços!

    • Oi Ilka! Você pode inserir um mimo digital diretamente no Facebook. É uma estratégia ótima de divulgação e vendas!

  8. Show de bola André! Acompanho seu excelente trabalho lá no Marketing para Artesanato. Realmente a reciprocidade é um gatilho importantíssimo e que usamos bastante até no nosso dia a dia, sem perceber.

    Parabéns! Excelente dica.

    Abraços, Fabiano Machado.

  9. Eu já faço isso porque percebi que quando compro algo pela internet e vem um mimo eu fico muito feliz. Como minha loja é de presentes, eu envio um sachê em formato de coração com um perfume bem suave para colocar dentro do guarda roupa. O efeito é fantástico!!!
    Obrigada André!

  10. Lucilene Nunes

    Muito boas as dicas. Obrigada.

  11. vdd Andre, aprendi a fazer isso e da super certo, sempre envio um mimo aos meus clientes, e e qual surpresa eles tem sempre agradecem muito, e a ideia do presente e-book digital , ainda estou aprendendo com vc,

    abc obrigada mais uma vez,
    Ambel artesanato

  12. Muito bom mesmo eu faço os mimos e tem me dado bons resultados e eu pretendo fazer o ebook também obrigada André :)

  13. E verdade André, vou começar a usar mimos, estou começando agora, e estou adorando suas dicas, bem seus cursos, obrigado, abraços

  14. Andté , nosso ebook já está pronto, agora é só esperar as clientes Tania Maria atelie fazendo Festas Incríveis!!! Obrigada professor pelo curso, e ensinamentos! rsrs tomara que eu tire 10!