Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Sustentabilidade nos negócios é importante?

Sustentabilidade nos negócios é importante?

Sustentabilidade nos negócios é importante?

O Consumidor cada vez mais busca por produtos sustentáveis à medida que cresce a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente. Mas, ser um empreendedor sustentável não significa somente substituir sacolas plásticas, economizar papel ou reciclar garrafas pet. Isso tudo é super importante, mas o conceito de sustentabilidade nos negócios vai muito além disso. Precisamos transformar nossas ideias em negócios inovadores. Dessa forma os empreendedores estarão contribuindo na prática para o desenvolvimento da sociedade através dos seus serviços e produtos, seguindo uma ideologia sustentável.

Empresas sustentáveis também devem ser lucrativas e nascem com o objetivo de serem boas para a sociedade, meio ambiente e também para as pessoas envolvidas neste processo. Não devemos considerar a empresa apenas um catálogo de produtos e sim um projeto de serviços, que tem como objetivo a melhoria da vida humana. O nosso mercado é dinâmico , a empresa deve saber onde quer ir, definir suas metas e missão.

A produção e consumo sustentáveis fazem parte de um modelo de negócios que gera menos impactos adversos e está diretamente relacionado à gestão da empresa de gerar valor para a sociedade. Quanto mais eficiente for uma empresa, mais competitiva ela será, em função dos ganhos relacionados à produtividade e também por sua diferenciação de posicionamento no mercado.

Portanto, ser um empreendedor sustentável está no ato de entender e aplicar a sustentabilidade no desenvolvimento de seus produtos e serviços, passando pela seleção de fornecedores, compra de matérias-primas e embalagens. Para os criativos, empreendedores sustentáveis, que estão começando e precisam de crédito para investir e crescer,  há algumas opções de incentivos, uma delas é o microfinanciamento, onde organizações independentes estimulam pequenas empresas sociais, um ótimo empurrãozinho.

E fica a dica: investir em negócios sustentáveis é contribuir para um futuro melhor!

Imagem da capa: Terrário Ceres – Pequenos Mundos

Consultora e palestrante na área de Arquitetura e Desenvolvimento sustentável, trabalha criando projetos de arquitetura no setor corporativo e de varejo há 20 anos. Faz projetos e reformas de Lojas, Franquias e espaços corporativos. Há 2 anos fundou a marca Carla Lupinacci que vende bolsas artesanais e peças para casa feitas a mão.

Veja mais posts deste autor.