Home | Negócio Criativo | Técnica dos seis chapéus: como tomar melhores decisões

Técnica dos seis chapéus: como tomar melhores decisões

Você já ouviu falar da técnica dos seis chapéus? Essa ferramenta, desenvolvida por Edward de Bono, é perfeita para aqueles momentos em que sentimos que não conseguimos encontrar soluções para problemas ou ter novas ideias, e ficamos patinando, sem sair do lugar.

A ideia desta técnica é olhar um desafio ou um problema de seis perspectivas diferentes. Ao fazer isso, estimulamos nossa cabeça a ter mais ideias do que poderia ter se olhasse para a situação de um ou dois pontos de vista. Ela é muito usada em reuniões e discussões em grupo, mas a ideia deste post é mostrar como você pode usar essa técnica sozinho para tomar melhores decisões.

Técnica dos seis chapéus: como tomar melhores decisões

loja R.E Design Convites Personalizados

Cada um dos chapéus representa uma forma diferente de pensar. Ao utilizar um chapéu, você deve analisar a situação sob a perspectiva definida para cada cor. Não há uma regra para a sequência das cores e eles podem ser usados quantas vezes você achar necessário.

Chapéu branco: Informação

O chapéu branco está relacionado com a informação e conhecimento em tudo que é concreto. Seu foco é obter todas as informações disponíveis e necessárias. Você pode se perguntar:

  • Que informações concretas eu tenho?
  • Quais informações estão faltando e como obtê-las?

Chapéu verde: Criatividade

O chapéu verde nos estimula a pensar em soluções criativas para resolver um problema ou um desafio. Nesta etapa é indicado que você não bloqueie nenhuma ideia e não se contente com a primeira boa ideia que surgir. Encontre mais rotas, diferentes alternativas e novas propostas sem julgamentos ou restrições.

Chapéu preto: Crítico

O foco do chapéu preto é avaliar tudo que pode dar errado e os motivos que podem inviabilizar o projeto ou a solução. Nesta etapa precisamos identificar as falhar e formas de nos preparar para lidar com esses cenários adversos da melhor forma.

Chapéu amarelo: Otimismo

Ao usar este chapéu buscamos olhar todos benefícios e as diferentes formas que as ideias podem ser viabilizadas. A ideia aqui é ver buscar possibilidades onde geralmente enxergamos apenas portas fechadas.

Chapéu vermelho: Emoções

O chapéu vermelho está relacionado com a intuição, sentimentos, palpites e emoções. Neste momento você pode se questionar sobre:

  • Qual o seu pressentimento sobre este projeto ou solução?
  • Você está satisfeito com as ideias propostas?

Chapéu Azul: Organização

Esse chapéu nos estimula a pensar de forma mais ampla. Qual é a melhor solução geral? Nesta etapa iremos refletir sobre os próximos passos ou decidir qual alternativa seguir.

Espero que essas dicas te ajudem a pensar de forma mais ampla e a tomar decisões assertivas!

Veja também:

+ Estratégia de unboxing: como surpreender seus clientes e aumentar suas vendas

+ 7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.