Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Ter seu próprio negócio é libertador

Ter seu próprio negócio é libertador

negocioproprio2

Helena Lima é a lojista da marca Ateliê Julalu que nos inspira hoje! Ela se define como artesã e conta que a fazer artes com papel é seu hobby desde a infância.  Formada em desenho industrial, depois de trabalhar doze anos na área do web design, foi quando as filhas nasceram que sentiu a necessidade de estar mais perto. A solução? Resgatar sua paixão de adolescência e o fazer manual. “Peguei todo o conhecimento que tinha guardado dentro de mim e comecei a buscar nas técnicas de  artesanato, aquela que mais se encaixava comigo”.

Ponto de partida definido… E agora?

A Helena buscou em sua bagagem criativa o que mais lhe agradava e então três pilares definiram seu caminho: cartonagem, encadernação e costura criativa. O segundo passo foi conquistar mais conhecimento de forma autodidata. O lucro inicial? Tudo reinvestido em mais material e toda ferramenta que pudesse facilitar seu trabalho. “Um ano depois de iniciar meus trabalhos com artesanato, comprei minha primeira máquina de costura  e paguei com o meu dinheiro. Que sensação gostosa!”

negocioproprio3

Ateliê em casa? Que nada, só “canteliês” mesmo! Na hora da produção de novidades, é a copa que se torna o espaço criativo. Helena cria quase todos os processos das suas peças, ela terceiriza apenas o corte do papelão das caixas. E quer saber o que acha de ter seu próprio negócio? “Libertador! Saber que eu posso criar, inventar, redesenhar e ainda ter um ganho financeiro com isso, é fascinante.”

Preço justo = trabalho valorizado

Além de sentir-se satisfeita por ter seu próprio negócio e hoje ter o objetivo de compartilhar seu conhecimento com pessoas carentes, a artesã da Julalu conta que já amadureceu  bastante em sua trajetória. “Hoje eu cobro o preço justo por aquilo que produzo. Mas, foi preciso tempo para me conscientizar disso. Buscar informação, trocar figurinha com outros artesãos tem muito valor e deve ser feito.”

negocioproprio1

Vamos passear pelas prateleiras virtuais da Helena? É aqui que ela apresenta suas criações.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.