Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Uma vida mais criativa e feliz é possível!

Uma vida mais criativa e feliz é possível!

Uma vida mais criativa e feliz é possível

Descobrir o que te faz feliz e trabalhar fazendo o que você ama. É essa a proposta do projeto Continue Curioso, da publicitária/filmmaker Juliana Mendonça e da fotógrafa/filmmaker Cristiane Schmidt.

O projeto é uma série de vídeos super inspiradores que retratam a vida de pessoas que decidiram transformar suas paixões em profissão. Os relatos são reais e cheios de boas reflexões, provando que levar uma vida criativa e fora dos padrões tradicionais é possível, sim!

Confira o primeiro vídeo, que mostra a história da fotógrafa Marilia Pedroso, que decidiu levar a vida que queria e agora tem um trabalho com a cara dela:

marilia pedroso cc from continue curioso on Vimeo.

Com os vídeos, as criadoras esperam incentivar mais pessoas a desenvolverem um olhar diferente para suas atitudes e terem novos questionamentos, buscarem alternativas para trabalhar com o que gostam, não por serem obrigadas.

Sobre as mensagens que elas recebem diariamente em sua fanpage sobre os vídeos, Juliana diz: “É muito delicado falar diretamente sobre as decisões que as pessoas tomam com relação a suas carreiras e profissões. O intuito da Continue Curioso não é incentivar as pessoas a simplesmente largarem o emprego. Queremos que elas não se acomodem, busquem outras opções e tentem melhorar o ambiente onde estão inseridas para fazerem a mudança que querem ter em suas vidas.”

Juliana e Cristiane: continue curioso
Juliana Mendonça (esquerda) e Cristiane Schmidt (direita), criadoras do projeto.

A concepção da Continue Curioso veio de Juliana. Ela também seguiu o caminho menos fácil e mais recompensador de abandonar uma vida “padrão” para fazer o que gostava e queria inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo. Após assistir a um vídeo que Cris publicou na internet sobre São Paulo, ela soube imediatamente que era a parceira que precisava para tocar o projeto. “Ela topou na hora, e coincidentemente tínhamos amigos e experiências em comum! A partir daí buscamos pessoas para retratar. A repercussão foi muito maior do que imaginávamos e tivemos até que pensar em outros formatos para dar vazão a elas, como ilustrações.”

A ilustração acima está na Fanpage do projeto, e retrata uma família 100% empreendedora: “O pai deixou o emprego pra ser corretor de imóveis. A filha deixou o mundo corporativo pra abrir a própria empresa de jornalismo. Mas a irmã ganhou. Deixou a vida do escritório, em um banco, pra ser professora e atriz de circo.”

Tomar a decisão de fazer o que gosta não é fácil e exige planejamento: “Quando decidi abandonar o meu trabalho em agência, me planejei. Botei no papel o que precisava ser feito, em quanto tempo e corri atrás. Parece simples demais, mas só o fato de colocar o pé no chão e o que eu gostava de fazer em primeiro plano foi um fator decisivo para a mudança acontecer.”

E aconteceu mesmo! Com apenas 26 anos, há um ano ela consegue honrar as contas do mês e levar a vida que se propôs de um jeito mais leve, trabalhando em casa na companhia do cachorro e do marido. As reuniões com os clientes são feitas pelo computador em videoconferências, os emails e a disciplina são seus grandes aliados.

Cristiane também mudou o rumo de sua vida profissional, mas de uma forma mais natural. Enquanto trabalhava em um escritório também pegava projetos freelancer para fazer, que muitas vezes pagavam até mais do que o próprio emprego. Daí para virar autônoma foi um pulo. Mesmo assim, tomar essa decisão não é para os frágeis de espírito: “Enquanto você não decide verdadeiramente seguir outro caminho, aquilo vira um monstro. Além de se planejar, é muito importante conversar com as pessoas que você ama e buscar apoio emocional. Isso conta muito mais do que dinheiro para investir numa nova carreira, te dá segurança.”

Para finalizar, deixamos uma frase inspiradora sobre mudança de atitude. A Juliana também deixa seu recado para os criativos Elosetters: “Faça algo hoje para mudar o ambiente em que você trabalha, tendo atitudes positivas e criativas. A realização pessoal está em constante mudança, o importante é nunca parar de se questionar e buscar o que é melhor para você.”

Quem aí não sonha com horários mais flexíveis, menos horas perdidas no trânsito, menos fofocas de escritório, mais tarefas apaixonantes e desafios bacanas no trabalho?

Gostaram do projeto? Se identificaram? Tem mais vídeos no site oficial Continue Curioso, ilustrações e novidades em sua Fanpage e elas prometem muito mais novidades por aí!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.