Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Vender artesanato online: 7 erros para você evitar

Vender artesanato online: 7 erros para você evitar

Montar uma loja virtual é a primeira opção que vem à mente dos empreendedores criativos. Afinal, quem quer arcar com aluguel, impostos, infraestrutura, luz e salários de vendedores quando pode abrir uma loja completa em apenas alguns cliques? Vender artesanato online é tudo de bom, traz agilidade, economia e leva seus produtos para consumidores do mundo inteiro! Agora muita gente confunde praticidade com moleza, e não é bem assim. Confira os erros que alguns empreendedores principiantes cometem, e aprenda como evitá-los.

Como vender artesanato online: 7 erros para evitar
Confira as dicas para vender artesanato online!

Vender artesanato online: 7 erros para você evitar

1. Ter fotos ruins dos seus produtos

Na loja virtual, você não vende seus produtos, e sim as fotos! Seu cliente não pode experimentar nem tocar seu produto. A foto para loja virtual precisa mostrar com precisão todas as características do seu produto e oferecer também sugestões de uso. Não é preciso contratar um fotógrafo profissional! Explore todos os recursos da sua câmera, improvise cenários em casa, leve suas peças para passear em ambientes externos e peça a um amigo bonito para posar utilizando suas criações. Tudo isso conta pontos na hora da decisão de compra! Confira mais dicas sobre esse tema em nosso Guia para fotografar produtos fora de série.

2. Não dar muita bola para os textos do seu site

Depois de decidir comprar  a peça, qual é a segunda etapa que até você mesma faz quando está comprando na internet? Lê as descrições, confere as formas de pagamento, preços, prazos, frete. Isso é normal e muitas vezes na correria, na ansiedade de cadastrar um produto novo, os vendedores deixam esta parte meio de lado. Descreva com exatidão as suas peças, dimensões, cores, diferenciais de produção, materiais e texturas. Temos um material sobre esse tema para te ajudar nessa tarefa, confira aqui. Bole também uma política de loja: conjunto de regras para comprar na sua loja, que incluem política de devolução, prazo de produção, personalizações e etc.

3. Montar a loja sem pensar como o cliente

Todo mundo adora passear em uma loja bonita, e não é porque não estamos em um shopping que esta regra não se aplica. Invista em uma marca bacana, um nome fácil de pronunciar e que tenha a ver com seu negócio criativo, cartões de visita, embalagens lindas, etiquetas e muito mais! Um design bonito torna sua loja muito mais profissional e eleva o valor que o cliente paga por suas peças, pois valoriza sua marca.

4. Nem pensar na experiência de compra

Quem compra produtos pela internet sabe como é gostoso quando a encomenda chega em casa. Ainda mais se for um produto artesanal, sob encomenda, do jeitinho que a gente desejou tanto. Quer coisa mais legal do que falar diretamente com quem produz e receber algo personalizado? Aproveite esta hora, em que o seu produto deixa de ser “apenas uma foto” e passa a habitar a casa do seu cliente para impressioná-lo ainda mais. Um bilhete com um recado escrito à mão, um desconto na próxima compra, um mimo. Surpreenda, supere as expectativas e ganhe não só aquele cliente, mas seus amigos e familiares.

5. Demorar muito para responder

Vida corrida, todo mundo tem. Mais um motivo para você se organizar e responder o mais rápido possível às dúvidas e contatos de seus clientes! Enquanto você não respondeu a ele, outro artesão já deu a dica e você perdeu um pedido. Dedique uma hora por período do dia para responder aos emails, assim você não perde o foco nas atividades de produção e consegue manter um relacionamento saudável e ágil com seus clientes. Além disso, responder prontamente às mensagens passa confiança e credibilidade à sua loja.  No Elo7 e no Talk7, você pode criar mensagens prontas para agilizar o processo, saiba mais aqui.

6. Esperar os clientes chegarem sem fazer nada

Não deixe o marketing e a divulgação de lado! Faça sua loja ser conhecida, indique para amigos e familiares, invista nas redes sociais, cadastre os emails de contatos em sua loja e envie novidades! Colete depoimentos de clientes satisfeitos e divulgue em sua loja, peça para que tirem fotos e enviem para você, interaja com blogs de interesse para sua marca. Faça um release e inclua a história do seu negócio criativo em seu blog ou site. Estas informações ajudam jornalistas a divulgarem seu trabalho e também valorizam sua loja.

7. Pensar apenas como criativo

Você planeja o lançamento de novos produtos com antecedência? Pensa em criar peças em coleções (mesmo que não trabalhe com moda)? Calcula corretamente os custos do seu negócio? Mantém um registro dos gastos e lucros? Saiba que vender algo que você faz com o coração também tem seu lado administrativo. Quanto melhor você souber administrar seu negócio, mais confiante estará para comercializar suas criações.

Vender artesanato online requer dedicação, empenho e uma boa dose de criatividade, assim como qualquer outro negócio. Organize-se, planeje e faça jus às suas peças: invista em sua loja para que elas sejam valorizadas.

Gostou das dicas? Você encontra muito mais matérias sob medida para quem quer ter um negócio criativo aqui no Blog do Elo7. Confira!

bool(false)
Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

6 comentários

  1. Gostaria de fazer uma sugestão para o ELO7.
    A caixa de mensagens que trocamos com os cliente aparece muito pequena na tela de pedido e acaba não sendo muito rápida e prática quando precisamos consultas as conversas anteriores.
    Minha sugestão é deixar a caixa de texto maior de modo que apareçam mais linhas de texto.

    • Liana Uehara

      Olá Greice!
      Muito obrigada por sua sugestão.
      Vou encaminhá-la para a nossa equipe de tecnologia.
      Abraços
      Liana

  2. Dicas importantes ! Obrigada Elo7

  3. Olá, se me permite, uma sugestão, permitir o envio de vídeos (formato .mp4) por mensagens ou disponibilizar o vídeo como produto na loja do vendedor.
    Obrigada!

    • Liana Uehara

      Olá!
      Muito obrigada por sua sugestão! Vou encaminhá-la para a nossa equipe de tecnologia.
      Abraços
      Liana

  4. Andressa Molina de Souza

    Ola adorei e realmente falou td nesses 7 erros kkk

    Gostaria de dar uma sugestao ou Dica

    As fotos poderiam ser em formatos quadrados iria ajudar muito pessoal pq a foto quando aparecer pequena nao iria aparecer cortada sendo quadrada faz facil pra nos vendedores a arrumar…
    isso seriaa muito bom =)