Home | Negócio Criativo | Você é worklover ou workaholic?

Você é worklover ou workaholic?

worklover - elo7

A cada dia é mais comum o perfil de pessoas que trocaram radicalmente a atividade profissional, em busca de melhor satisfação e qualidade de vida. Experiência própria: não é fácil. Toda mudança demanda coragem para sair da zona de conforto, ousadia para recomeçar no “mundo ainda desconhecido”, determinação e força de vontade. A realidade é que tem muita gente procurando a tal felicidade, ou, por quê não dizer, o AMOR ao que faz.

Todo mundo sabe – a vida tá corrida; o tempo parece não ser suficiente para realizarmos todas as atividades a que nos propomos, e aquela sensação de “faltou alguma coisa” é cada vez mais comum. Seriam apenas sentimentos da vida moderna?

Penso que, assim como  o resgate aos trabalhos manuais, cada vez mais presente ao nosso dia a dia, a gente tem buscado a felicidade no trabalho. Dá pra unir trabalho árduo com amor pelo que faz? Resposta rápida: é claro que sim!

Uma matéria escrita pela jornalista gaúcha Kamilla Almeida, publicada no jornal Zero Hora no dia 17 de maio, fez meus olhos brilharem – abordando o contexto de sentir amor pelo que se faz, em busca de maior satisfação pessoal, maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e, por que não dizer, em busca de uma vida mais feliz.

Eis que chega ao nosso mundo tão competitivo, alucinado, exigente –  em que tudo (ou quase tudo) acontece em tempo real -, a expressão WORKLOVER. Wanderley Codo, criador da definição, afirma que “todo trabalho implica controle sobre o mundo, pois você imagina que está produzindo algo que não tinha antes. Só que alguns trabalhos permitem que você saiba que exerce este controle e outros não. Os que sabem são mais felizes. Além disso, é o profissional que percebe a importância e a transformação que o seu trabalho causa na sua vida, na vida de outras pessoas ou mesmo na humanidade”.

E aqui está a perguntinha que não quer calar: qual a diferença entre worklovers e  workaholics? Dizem os estudiosos do assunto que na primeira opção há a falta do vício, enquanto na segunda, a ausência de paixão.

Enquanto o workaholic trabalha em ritmo obsessivo, com níveis excessivos de estresse e competitividade, considerando a conquista uma mera obrigação, o worklover desenvolve suas atividades movido pela paixão, com humor, comemorando e partilhando as conquistas, usufrui de vida social, com níveis moderados de estresse.

E já que estamos em plena “semana do amor”, por que não parar um minutinho pra pensar a respeito? Vale a reflexão!

E você? É worklover ou workaholic? Conta pra gente!

bool(false)

Sobre Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

Veja mais posts deste autor.

23 comentários

  1. Ahhh, com toda a certeza, sou uma worklover, sem sombra de dúvida!! :)
    Trabalhar com paixão!! Este sentimento vai se estender no produto final e com certeza na percepção do cliente ao receber o produto.

  2. Com certeza sou worklover, trabalhar com o que amo é o combustível da minha vida :)

  3. Assino embaixo Carla, prazer acima de tudo!

  4. Hoje sou worklover com muito orgulho!!!!

  5. apenas worker rs

  6. Me adaptando pra tirar um pouco do estresse devido à autocobrança, haja visto que faço o que gosto, com certeza!

  7. adorei! Um abraço querida Lu!!

  8. Absolutamente worklover

  9. Worklover sem sombra de dúvida… Tenho paixão pelo que faço comemoro e compartilho minhas conquistas e bão demais…

  10. love, love, love, worklover <3

  11. Com certeza sou worklover, o meu trabalho é o meu relax, amo fazer as minhas peças!!!!

  12. Flávia Dondoni

    Considero-me uma worklover, com certeza! Sou apaixonada pela minha arte e é disso que quero viver a vida toda!… Trabalhar com o que se gosta é tudo!

  13. OI !!! SOU WORKLOVER !! ABSOLUTAMENTE, SEM DUVIDAS. !! AMO COSTURAR, CRIAR , ACRESCENTAR A TODAS AS MINHAS PEÇAS UM POUCO DE MIM, DA MINHA HISTORIA, O MEU ESTILO. !!!!TRABALHO, TERAPIA , PAIXAO !

  14. Marta Basteiro

    Worklover com certeza

  15. Erly cassia lima da silva

    Com certeza , sou uma worklover amo o que faço…..!,,,,,l!,

  16. Ótimo artigo!!! Sou Worklover com certeza. Meu trabalho é uma inspiração Divina e totalmente católico, pois trata-se de destacar o manto de Maria, e recebo testemunhos de pessoas super tocadas pelo amor de Maria e de Jesus… Agradecem demais o meu trabalho e isso transforma minha vida e com certeza a vida dos meus clientes. Bjs!!!

  17. Depois de viver o workaholics e saber exatamente que detestava , pude experimentar o worklovers ,nunca mais o abandonei !!!

  18. Sou worklover com o patchwork , mas ainda exerço funções pouco ou nada worklover.

  19. Com certeza sou worklover. E ja mudei radicalmente de atividade em busca de maior satisfação, prazer e qualidade de vida ;)