Home | Receitas | Doces | Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

bolo de cenoura com cobertura de chocolate3

Uma das maravilhas desse mundo é o bolo de cenoura com cobertura de chocolate. É praticamente uma unanimidade, ficando atrás somente do bolo de chocolate. Mas nem sempre é fácil acertar o ponto desse bolo. Seguindo a receita a risca, o bolo fica fofinho e macio, uma delícia para ser servida a qualquer momento! Dê adeus ao bolo solado, isso é passado na sua vida!

Ingredientes

IMG_5487

3 cenouras médias higienizadas, descascadas e cortadas em rodelas finas
1 xícara de café de óleo de girassol (ou soja, milho etc)
4 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Para a cobertura

2 barras de chocolate ao leite ou meio amargo (170g cada barra)

Preparo

Para o bolo de cenoura não é necessário batedeira. Bata no liquidificador as cenouras já cortadas em rodelas, o óleo e os ovos por 3 minutos em velocidade alta. Sem mais nem menos, esse é o tempo necessário para a cenoura homogeneizar com os outros ingredientes. Em um recipiente, misture os ingredientes secos e vá acrescentando o creme de cenoura, mexendo sempre até a massa ficar completamente homogênea. Leve a uma fôrma com furo no meio untada e enfarinhada ao forno preaquecido em 200ºC por 20 minutos. Sem abrir o forno, abaixe a temperatura para 180ºC e asse por mais 20 minutos ou até que fique levemente corado.

bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Para a cobertura, basta derreter o chocolate em cima do próprio bolo colocá-lo para derreter no micro-ondas por 1 minuto em potência média (50%). Se precisar, coloque por mais 30 segundos e depois de derreter misture-o bem antes de jogar a cobertura no bolo. Simples assim!

bolo de cenoura com cobertura de chocolate2

Seja quentinho ou já frio, o bolo ficará incrível. O chocolate vai formar aquela casquinha irresistível. Deu água na boca por aí? Aqui todos babaram por essa receita e claro, comemos esse aqui da foto! ;)

E pra ficar ainda mais especial, que tal servir em uma dessas boleiras?

boleiras

Trio de boleiras verdes Artwa Festas, boleira rendada RZ Decoração, boleira florida Atelier Eimar Monteiro

string(159) "https://www.elo7.com.br/campanha/top-cozinha?mktSort=plusCurated&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_festa_doces&utm_campaign=carrossel_receitas"
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

8 comentários

  1. Posso substituir a farinha de trigo por outra farinha sem gluten?

  2. Oi Cris! Eu fiz esse bolo mas não ficou fofinho, segui a risca e não adiantou. Gostaria de saber se é mesmo 1 xíc. de café de óleo e se a medida da sua xíc é de 240ml. Será que foi a cenoura? mas eram médias, quanto será que pesavam, é possível saber o peso?. Só de ver a foto me deu água na boca,mas não tive sorte, por favor, me ajude, quero fazer novamente.
    Desde já agradeço e aguardo respostas.

    • Cris Oliveira

      Oi Valquiria! A xícara de café equivale a 75ml (a de 240ml é a de chá). Talvez tenha sido pelo excesso de óleo que o bolo ficou mais pesado. Com relação às cenouras, essa quantidade equivale a aproximadamente 500g (um pouco menos). E outro truque também é bater no liquidificador bem por 3 minutos, porque assim os ingredientes (cenoura, óleo e ovos) ficarão bem homogêneos e a cenoura sem pedaços maiores! Tente de novo sim e depois conte como ficou dessa vez! Beijo!

  3. Oi Cris! Obrigada por me responder. Então, tem que ser a xícara de café mesmo? vou tentar novamente e depois te falo. Me tira uma dúvida, na hora de medir a farinha de trigo e o açúcar eu uso a medida da xíc. de 240ml, certo?.
    Desde já agradeço e aguardo respostas.
    Bjs

    • Cris Oliveira

      Oi Valquiria! Isso mesmo! Para açúcar e farinha, é a xícara maior (a de chá – 240ml). Beijo!

  4. Olá Cris!! Gostaria de compartilhar com vc o sucesso que o bolo fez em casa, pela primeira vez meu bolo de cenoura ficou comestível kkkk por conta de uma amiga (Valquiria) que lhe questionou a medida exata do óleo, creio que este detalhe fazia o terror nos meus bolos… Parece simples mais ouvir do maridao que está uma delícia é uma felicidade pra quem não cozinha mto bem kkkk. Obrigada Cris e Valquiria. Continuo ligadinha nas receitas…. bj