Home | Negócio Criativo | Tour Elo7 na Copa: Cuiabá e Brasília

Tour Elo7 na Copa: Cuiabá e Brasília

tour

A bola quicou e chegou ao centro oeste do Brasil! É hora da torcida conhecer as maravilhas em torno dos estádios de Cuiabá e Brasília. Quem está nos acompanhando neste grande tour cultural pelo Brasil? Não tire o olho da bola e vamos juntos em mais um passeio.

Na capital de Mato Grosso, Cuiabá, é a lojista Caroline da Carô Acessórios que nos recebe. Amante declarada de sua cidade, ela conta que a primeira coisa que lhe vem à cabeça ao pensar na cidade natal é a fruta caju junto com a viola de cocho. “Aqui os cuiabanos dizem: “cadju”. E na tradição cuiabana a viola de cocho embala músicas no ritmo do rasqueado, siriri e o cururu.” Tem recepção melhor que esta?

cuiaba_caro

Com um calor de 40º, nossa guia local traça um roteiro para alguns dias na cidade, em que quitutes variados, artesanato local e conhecer o linguajar típico não ficam de fora.

Para o café da manhã reforçado pré-passeio, os (1)  bolinhos de arroz são iguaria obrigatória. Feito com arroz socado e mandioca ralada, pode ser frito ou assado. Tem uma versão em especial que é famosa em Cuiabá, são os bolinhos de arroz da Dona Eulália. Preparados por ela há mais de 50 anos, são parada certa e servidos a partir das 5h30 da manhã. Está bom para você? Aos fins de semana, os quitutes podem ser apreciados até próximo à hora do almoço.

Brunch tomado é hora de dar continuidade! A Casa do Artesão é um ótimo lugar para garantir lembranças da cidade. O artesanato regional é muito rico e não faltam trabalhos em madeira, lindas redes e motivos inspirados no Pantanal. E então, o tour segue para a (2) Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, um dos marcos da fundação da cidade.

cuiaba

Para conhecer de verdade esta cidade verde e bem humorada, nossa anfitriã nos revela maneiras particulares do cuiabano falar, dicionário típico dos habitantes. Influenciado pela língua bororo dos indígenas e espanhóis, “Carô” nos conta que há uma porção de “gírias cuiabanas”. Vamos conhecer exemplos? “Chuva de caju – chuva em período de seca”, “Tchá cô bolo – Chá com bolo”, “Vote! – Deus me livre”.  

Uma forma de fechar a programação com risadas é  curtir uma (3) peça de “Nico e Lau”, dupla de artistas cuiabanos que interpretam o jeito de viver da população. “Espero ter dado uma boa noção do lugar que tanto amo! Amo minha gente, o calor, a cidade! Terra de muitos amores!”

brasilia

Agora a parada é a nossa capital federal! E para apresentar Brasília com olhos frescos, é a paulistana Mey, da loja Papel Divertido, moradora da cidade há três anos, que nos acolhe.

Nossa guia compartilha suas primeiras impressões ao chegar à capital: “Tive a sensação de ter vindo morar em uma cidade diferenciada, com características únicas, afinal, não há esquinas, as ruas têm números e não nomes e são todas separadas por quadras e setores. Lembro-me que quando o avião estava para pousar,  demorou a aterrissar e pude ver direitinho o (4) “formato de avião” planejado por Niemeyer. Gostaria que todos que viessem pra cá  fossem recepcionados por esta imagem como primeira impressão.”

Entre as obras marcantes e históricas de Brasília, a anfitriã ressalta o Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Catedral. Para entender um pouco por que Brasília lembra as cores azul e branco, sem ser pelo amplo céu, também é fundamental ficar atento às (5) composições com azulejos do artista Athos Bulcao. As grandes obras em mosaico geométrico espalham-se pela cidade e fazem um lindo contraste com o concreto da cidade.

bsb

Já para conhecer a arte da nossa capital de culturas heterogêneas e vindas de diferentes lugares, é o artesanato feito com flores do cerrado que merece destaque. Da flor seca, são produzidos acessórios e peças decorativas. Um lugar ótimo para encontrar essas e outras criações é a (6) Feira da Torre, um point obrigatório, “Primeiro por suas várias bancas de artesanato e comidinhas, e segundo por sua visa, se subir na torre, terá um visual lindo de Brasília”.

Além destes cartões postais já citados, o Distrito Federal que tem épocas de chuva e seca bem marcadas, também merece visitas ao Parque “O Parque da Cidade” (citado na música da banda Legião Urbana Eduardo e Mônica!) e lago Paranoá (citado na música da banda Natiruts). Entre um passeio e outro, as comidas que serão encontradas são as mais variadas. Brasília abriga um pouco de cada parte do Brasil já que vieram trabalhadores de todas as partes buscar oportunidades na capital.

O tour chega ao fim na região do Cerrado. Com quitutes do Mato Grosso e flores de Brasília na mochila, seguimos viagem lá para o sul do nosso gigante país. Agradecemos às lojistas participantes e bons passeios!

Produtos Elo7 nas imagens de abertura: jogo americano flor do cerrado e conjunto de almofadas azulejo.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.