Home | Bebê e Infantil | Polvos de crochê ajudam recém-nascidos prematuros, saiba como

Polvos de crochê ajudam recém-nascidos prematuros, saiba como

Provavelmente você deve ter visto nos últimos dias a notícia de que polvos de crochê ajudam recém-nascidos prematuros a se recuperarem e os fortalecem na batalha pela sobrevivência. Mas como esses bichinhos feitos à mão contribuem com a melhora do estado clínico desses pequeninos pacientes? Descubra a seguir.

+ Encontre polvos de crochê no Elo7

Polvos de crochê ajudam recém-nascidos prematuros

Um hospital dinamarquês desenvolveu uma pesquisa que provou que os tentáculos de um polvo feito em crochê fazem os bebês lembrarem do cordão umbilical e trazem uma sensação de segurança e conforto.

Hospitais mundo afora até estão fazendo campanha de doações de polvos feitos em crochê para os bebezinhos, tamanha eficácia do amigurumi na recuperação dos prematuros.

Quando os bebês estão dormindo, costumam agarrar firmemente os tentáculos. Normalmente, eles estariam no útero e brincariam com o cordão umbilical. Os tentáculos feitos em material natural como o fio de algodão podem lembrar o ambiente intrauterino, o que traz melhoras significativas na respiração, batimentos cardíacos mais regulares e níveis mais elevados de oxigênio no sangue. Além disso, com a distração dos tentáculos, os bebês ficam menos propensos a tentar retirar seus monitores e tubos.

Dicas para fazer o polvo de crochê

Para os crocheteiros de plantão, ficam algumas dicas para a confecção dos polvos de crochê para recém-nascidos prematuros:

  • Utilize linhas de fibras naturais(se possível, opte pelo enchimento natural também)
  • Nada de botões ou acessórios que possam ser arrancados
  • Deixe os tentáculos com no máximo 22 centímetros de comprimento

Não é incrível que algo tão simples pode trazer conforto e segurança a um bebê e ainda ajudá-lo a se sentir melhor? Ficamos encantados com a notícia e mais felizes ainda em saber que algo feito à mão e com amor pode ajudar tanto esses pequenos guerreiros!

E se você faz crochê, que tal procurar a maternidade mais próxima e presentear um prematuro que esteja na UTI? Um gesto lindo e de compartilhamento de amor!

+ Encontre conteúdos criativos para bebês e crianças

+ Relembre como fazer um polvo de crochê no estilo amigurumi

Imagens: MammyluDaily, Pinterest, Padres e Híjos

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.