Home | Bebê e Infantil | Quarto Montessoriano: você conhece?

Quarto Montessoriano: você conhece?

quarto montessoriano-3

Quarto Montessoriano: você conhece? Pensar num quarto infantil, na perspectiva dos valores da educadora Maria Montessori, é pensar num espaço em que a criança seja protagonista da sua própria interação com o ambiente que o cerca.

Montessori, médica pediátrica, educadora e pesquisadora italiana, desenvolveu uma das teorias mais importantes para compreender a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, mostrando que a criança é o centro da sua própria aprendizagem. Ela acreditada que a aprendizagem deveria ser uma conquista da criança, porque para ela já nascemos com a capacidade de aprender “sozinhas“ se nos forem dadas as condições necessárias. Neste sentido, o quarto com características da abordagem montessoriana é um espaço onde a criança pode descobrir-se em situação protegida e com liberdade, desenvolvendo-se integralmente na interação com o espaço, as pessoas e os objetos.

quarto montessoriano-

Para Montessori a aprendizagem se estende além dos limites do acumulo de informações, mas sim, da experiência da criança. Adaptar os ideais montessorianos no quarto infantil é bastante interessante, pois oportuniza a criança uma experiência com os materiais montessorianos dentro de um contexto do cotidiano da criança, e o acesso a um ambiente especialmente preparado para aconchegar, tudo isso, terá consequências impactantes na aprendizagem individual da criança.

Quando pensamos num quarto comum: berço, ou cama, armários de roupas, armários de brinquedos, sofá…, verificamos que é possível adaptarmos esses materiais nos atentando para algumas premissas da teoria montessoriana: amor, acolhimento, aconchego, independência, autonomia e protagonismo. Neste sentido, como deverá será um quarto montessoriano? Como atender as necessidades de cada faixa etária? Vamos elencar algumas características que poderão ser pensadas na hora de preparar este espaço de sonho, magia e encantamento.

No geral:

– Segurança em primeiro lugar.
– Deixe a criança participar das escolhas.
– Quanto menor a criança, mais espaço físico.
– Tudo ao seu alcance das vistas e das mãos.
– Pensar na faixa etária para atender cada necessidade, relativas ao desenvolvimento e a aprendizagem nesta etapa.

Nos detalhes:

– O piso, as paredes, o teto devem ter cores e materiais que favoreçam a tranquilidade, o aconchego e a segurança. Deve haver uma harmonia no ambiente como um todo.
– Dar atenção ao espaço de circulação da criança. Os móveis precisam ser funcionais e flexíveis.
– A cama deve ficar acessível, de modo que a criança possa subir e descer sozinha.
– Os armários com roupas e brinquedos devem ficar ao alcance da criança.
– Organizar por cantos: o cantinho da leitura, da brincadeira, dos objetos de uso pessoal…
– Quadros e objetos de decoração devem ser acessíveis e promover interação.
– O teto pode ter objetos ou decoração de interação, pois quando a criança olha para cima ela vê o teto.

quarto montessoriano-2

De um modo geral, além de dar atenção para os itens acima relacionados, é preciso também se dedicar aos detalhes e o tipo de material empregado, pois o ambiente é um sistema vivo e em constante interação, ele é considerado também um educador, então quando pensar num quarto montessoriano, os detalhes de cada objeto e cada espaço dirá que tipo de aprendizagem você quer privilegiar em cada faixa etária. Lembrando que o objetivo maior da mestra Maria Montessori é tornar o ambiente um espaço de promoção de desenvolvimento do ser em sua plenitude e amor.

Atenção para algumas questões:

– Cuidado para não pedagogizar o quarto da criança, os estímulos educacionais devem estar presentes sim, mas dentro de um contexto despretensioso.
– Algumas pessoas podem “poluir” com muitos estímulos e isso pode desfavorecer a é aprendizagem.
– O quarto é um local de sossego, do sono e essas questões devem continuar sendo a prioridade.

Inspire-se com alguns produtos no estilo montessoriano:

quarto montessoriano elo7

Cama casulo Cushi, tapete em patchwork Moc Patchwork, quarto montessoriano Irmãs Sampaio

Para mais inspirações, veja também o post sobre quartos criativos para bebês.

Espero que tenham gostado do tema, pessoal! E conte aqui pra gente nos comentários qual a sua opinião, a favor ou contra?

Imagens: Pinterest

Doutoranda na área de Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia, Psicopedagoga, Psicóloga, membro diretor da Associação Brasileira de Brinquedotecas, membro da International Toy Library Association, experiência em gestão na primeira infância, pesquisadora do grupo CIEI – Contextos Integrados em Educação Infantil da Faculdade de Educação da USP, autora de vários livros sobre os jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedotecas, professora na graduação em Pedagogia e coordenadora na Pós-Graduação em Psicopedagogia. Consultora da empresa Reis Ludos – Educação e Ludicidade. Contato: sireoli@yahoo.com.br

Veja mais posts deste autor.