Home | Casa | Como organizar sapatos: dicas de profissional

Como organizar sapatos: dicas de profissional

Como organizar sapatos? Até para uma personal organizer organizar sapatos acaba sendo um verdadeiro desafio, primeiro porque os sapatos estão entre os acessórios mais queridos do público feminino e masculino, segundo porque os layouts dos quartos e closets por vezes não são feitos pensando na quantidade de sapatos que uma pessoa pode ter. Consequentemente, temos que usar algumas práticas para acomodar estes acessórios sem perder a visualização, categorização e praticidade para pegar e guardar.

como organizar sapatos dicas

A frequência de uso é um dos critérios mais seguros para definir o espaço dos sapatos no seu guarda-roupa ou closet, ou seja, a(s) categorias mais usada(s) ficam no melhor nível de acesso e para o restante dos sapatos usaremos prateleiras mais altas ou baixas, o maleiro ou até outro espaço fora do quarto se necessário.

Como organizar sapatos em prateleiras

Se a profundidade permitir, coloque um pé atrás do outro, desta forma, você aproveita muito o espaço da prateleira sem ficar nenhum sapato escondido.

Como organizar sapatos em caixas com tampa (na horizontal)

Caixas são um coringa e se forem transparentes ou semitransparentes é o ideal para melhor visualização. As caixas podem ser utilizadas no maleiro para guardar os sapatos de festa, de pouco uso ou mudança de estação, nas prateleiras mais baixas elas também são bem-vindas, principalmente quando existe altura permitindo o empilhamento.

Como organizar sapatos em caixas sem tampa (na vertical)

A dica aqui é acomodar os pares em pé dentro da caixa – ótima opção para os chinelos, rasteiras, sapatilhas e até tênis se necessário. É um ótimo recurso para fazer sobrar espaço na prateleira e até mesmo na sapateira.

como organizar sapatosSaquinho organizador de sapatos Vila Bonfim, bolsa organizadora Bilabiloca, caixa personalizada Leme’s Artes

O que está valendo:
  • Forrar caixas de papelão para dar um padrão estético bacana e aproveitar as próprias caixas dos sapatos, neste caso, é importante identificar ou colar uma foto do sapato na frente da caixa.
  • Usar ganchos dentro ou fora do armário para pendurar os sapatos.
  • Sapateiras de chão podem ser colocadas embaixo da cama acomodando aqueles pares fora da estação ou de uso menos frequente.
Conserve seus sapatos!

Evite usar o mesmo calçado todos os dias, ele deve arejar para evitar mau-cheiro.

Cuide dos seus pés hidratando-os sempre com cremes à base de ureia, pés hidratados não tem fissuras impedindo assim o surgimento de bactérias.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado nos pés antes de calçar os sapatos caso você tenha tendência a ter odor forte e também para higienizar o próprio sapato.

Sempre retire pedriscos e poeira das solas com uma escova destinada à isso ou passe um pano ou escova úmidos limpando a sola, dê uma boa borrifada de um produto bactericida na sola e também dentro do sapato com o cuidado de proteger a parte externa durante a aplicação.

Curtiu as dicas de como organizar sapatos? No Elo7 tem! Clique aqui para achar boas opções. Aproveite para aprender a fazer um organizador de sapatos aqui.

Personal Organizer, palestrante e sócia proprietária da Benfatto Organiza, empresa especializada em consultoria e organização de residências, cursos para Personal Organizer e treinamento de empregadas domésticas. Acha que organização é pra tornar a vida mais leve e trazer bem-estar, mas, sem exageros.

Veja mais posts deste autor.