Quem gosta de crochê conhece o padrão mais famoso há décadas: o granny square ou quadradinho da vovó, como é chamado no Brasil. A ideia de crochetar um quadrado para usar como base para diferentes formas e superfícies ficou famosa nos anos 70 e voltou à moda. Hoje está presente em mantas, almofadas, acessórios e bolsas.
O quadradinho da vovó não tem medida exata, mas sempre segue a mesma técnica de crochê: parte-se do miolo, aumentando as correntinhas até criar fileiras de gomos que completam o quadrado. O gráfico pode ter variações infinitas e a combinação de cores também é livre. Para um projeto grande como uma manta, vale misturar padronagens diferentes e até miolos especiais como com flores ou outras figuras. O resultado fica incrível!
Amigos de quem está começando a crochetar e daquelas que são íntimas das agulhas, os quadradinhos permitem muitas criações. Com paciência e combinação de muitas unidades, até uma colcha de cama pode ganhar vida!
Se você está gostou dos quadrados, mas ainda não entendeu como fazer, este post pode te ajudar a aprender o quadrado básico.
Fica como lição de casa combinar cores de lãs e testar projetos com uma única peça. Tente fazê-la grande para uma capa de almofada ou mesmo pequenininha para porta copos e canecas. ;) Depois do pap inicial, que tal testar os miolos redondinhos?
Agora, se já aprendeu a fazer os quadrados e quer emendá-los para fazer uma manta para o sofá neste inverno, veja como uní-los aqui.
Porém, se sua paixão é pelo resultado final lindo, colorido e prontinho, nossas artesãs são craques no assunto e no Elo7 existem muitas criações com a técnica dos quadradinhos. A Vovó Francelina, por exemplo, transforma os quadrados até em cintos, já a Só Crochê produz bolsas vibrantes.
Deu vontade de conhecer mais produtos feitos de quadradinhos de crochê? Aqui vai uma seleção deles. Mas não deixe de sacar um novelo e um par de agulhas e tentar seus primeiros pontos!
Imagens: Loja Vovó Francelina, A Lojinha, Só Crochê, Blog Meu Sonho de Casa e Lavoresfl