Home | Casa | Wabi Sabi: Conheça a filosofia japonesa do imperfeito

Wabi Sabi: Conheça a filosofia japonesa do imperfeito

A vida é imprevisível. E tudo bem lidar com isso! Assim é o Wabi Sabi. Abraçar as imperfeições, a imprevisibilidade, o que não é definido e nem definitivo.

Encontre uma seleção de produtos inspirados na estética oriental da simplicidade

Wabi Sabi: um culto ao imperfeito!

A imperfeição é o princípio básico do Wabi Sabi, uma filosofia japonesa que consiste em aceitar suas imperfeições e aproveitar ao máximo a vida.

Diz-se que “Wabi” é definido como “simplicidade rústica”, com foco na mentalidade do menos é mais. E “Sabi” pode ser traduzido em algo como “ter prazer pelo imperfeito”.

O conceito do Wabi Sabi é amplo e pode ser aplicado em tudo na vida. Aliás, é na verdade uma filosofia de vida! E sendo uma filosofia, pode ser aplicado também na casa, na decoração, no modo de se vestir e de lidar com tudo ao redor.

Quando nada é certo, tudo é possível!

A busca incansável da perfeição, seja nos relacionamentos, nas realizações pessoais, no trabalho ou em casa pode levar muitas vezes ao estresse, gerando um quadro depressivo ou de ansiedade. É aí que o Wabi Sabi pode ser aplicado, convidando-o a uma pausa para apreciar a vida, a focar nas pequenas bençãos escondidas no nosso dia a dia e a celebrar a vida como ela é, e não como deveria ser.

O escritor Richard Powell, autor do livro Wabi Sabi Simple descreve três realidades da vida:

“Nada dura, nada está terminado e nada é perfeito.”

Nada é permanente – mesmo objetos fixos estão sujeitos a mudanças. Um grande exemplo de wabi sabi na criatividade é a arte Kintsugi, onde a cerâmica rachada é preenchida com verniz de pó de ouro, como uma maneira de mostrar a beleza de sua idade e danos, em vez de escondê-la.  A falha não está oculta, mas destacada.

Dar valor à simplicidade nem sempre é fácil, mas é possível. Que tal fazer este exercício?

Veja também:

15 ideias de decoração minimalista para aplicar já

Decoração estilo minimalista: como criar

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.