Home | Faça você mesmo | PAP: flor de feltro por Rosa Sirota

PAP: flor de feltro por Rosa Sirota

Para o dia internacional da Mulher, a Rosa Sirota da miniARTE trouxe um PAP de flor de feltro super feminino e muito versátil. Aprenda já!

Nosso blog é produzido, produzido por mulheres que amam e respiram artesanato todos os dias. A maioria das marcas no Elo7 também são lideradas por mulheres, e neste dia especial nos sentimos muito orgulhosas de fazer parte dessa comunidade tão feminina! Somos dedicadas, empreendedoras e criativas, isso tudo sem sair do salto!

Aprenda a fazer uma flor de feltro com bordados e aplicação de miçangas e aproveite para presentear as mulheres especiais da sua vida – a si mesma também vale! ;)

Materiais:
Feltro nas cores: verde água, azul petróleo e azul turquesa
Retalho de toalha plástica com flores (aquela usada para forrar geladeiras e armários)
Linhas para bordar nas cores: azul turquesa, azul anil e verde água
Contas plásticas redondas verde água
Conta plástica metalizada grande azul turquesa
Contas alongadas verde escuro
Caneta para tecido (apagável)
Tesoura (de preferência com ponta fina)
Cola de contato
Tic-tac ou alfinete para broche (você escolhe!)

1. Imprima os moldes e copie em um papel mais resistente. Caixas de sapato, sucrilhos e leite são ótimas para este fim e ainda ajudam o planeta ;)

2. Com a caneta para marcar tecido, risque o feltro seguindo os moldes, uma flor de cada cor. No plástico, recorte uma flor de aprox. 5 cm de diâmetro com a pontinha da tesoura formando uma flor.

3. Sobreponha as flores por ordem de tamanho: intercale as pétalas da Flor1 e Flor2, mas deixe a Flor3 na mesma orientação da do meio. Segure a peça com um ponto em “x” pegando todas as camadas para que não saiam do lugar.

4. Aplique a conta metalizada grande no centro com a linha verde água.

5. Sem trocar a linha, aplique 8 contas redondas verde água ao redor da conta central.

6. Com a linha azul anil, borde em ponto reto alguns traços na vertical em 4 pétalas alternadas.

7.Com a linha azul turquesa, borde um alinhavo contornando a figura como indicado.

8. Continue com a mesma linha e aplique contas alongadas verde escuro nas alças restantes.

Prontinho!

Algumas observações da Rosa: “O trabalho de bordado feito sobre o tecidinho plástico acompanha os relevos que ele oferece. Portanto, se usar uma figura com desenho diferente, observe as possibilidades de bordado que ele oferece. Escolha outras combinações de cores, contas e detalhes. Dê o seu toque pessoal, inove!”

_

Para o acabamento, dê um nó de segurança e cubra os pontos do avesso com o círculo do molde. Faça a marcação (se for inserir um broche) e esconda a base dele nos cortes.

Fixe com cola de contato, espremendo bem na parte traseira da flor e insira o acessório que desejar. Aqui a Rosa mostra as opções de broche e prendedor de cabelo:

Além de produzir peças lindas, a Rosa Sirota tem apostilas ensinando a fazer mandalas, flores em feltro e acessórios em biscuit. Se quiser aprender mais, dê uma olhada nelas.

E aí, o que acharam da flor da Rosa? Ela já deu entrevista para nós antes, aqui, ó.

Façam a sua versão e compartilhem com a gente nos comentários :)

E um Feliz Dia da Mulher para todas nós <3

Professora de costura e fã dos artesãos que fazem parte desta comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor por costurices em seu blog, A Costureirinha. Não resiste a um ronrom e é viciada em aviamentos e tecidos coloridos.

Veja mais posts deste autor.