Home | Faça você mesmo | Qual é o tipo de agulha ideal para cada trabalho

Qual é o tipo de agulha ideal para cada trabalho

Você sabe qual é o tipo de agulha ideal para cada trabalho? Antes de iniciar a costura, é fundamental levar em consideração o tipo de trabalho que irá ser feito e qual tecido será utilizado, para assim escolher a agulha mais adequada, já que cada trabalho precisa de uma agulha e de uma linha específicas. A escolha adequada evita que ocorram danos na sua máquina ou que sua costura seja danificada. Confira as dicas de qual é a melhor opção para cada tipo de trabalho.

qual é o tipo de agulha ideal para cada trabalho
A expert Singer explica qual é o tipo ideal de agulha para cada trabalho

+ Encontre tecidos de vários tipos e compre sem sair de casa

+ Materiais para criar suas artes: confira a seleção de itens criativos

Qual é o tipo de agulha ideal para cada trabalho

A primeira dica é prestar atenção se a agulha que está sendo usada no trabalho tem a espessura correta e que a linha passe facilmente por ela.

Porém, se você é iniciante e ainda não tem muita prática, saiba que quanto menor o número da agulha, mais fina ela será. Agulhas de numeração 9 a 11 são ideais para tecidos finos, como seda, organza e voal. Agulhas de espessura 14 e 16 são indicadas para tecidos de algodão e oxford. Agora, se você irá trabalhar com jeans, sarja ou veludo, use agulhas de espessura 18 e 21.

Lembre-se que para cada tipo de trabalho há uma indicação de agulha. Para bordados e pontos decorativos usando linhas metalizadas, a indicação de agulha é o modelo Singer 2011. Caso esteja fazendo trabalhos acolchoados ou patchwork, use o modelo 2019.

Se a costura é em tecido de algodão, a melhor opção é a agulha 2020. No caso de tecidos com elasticidade e costuras duplas decorativas, use o modelo 2024 ou 2025. Para realizar trabalhos com nervuras ou costura decorativa, o ideal é usar agulhas 2028.

Costurar tecidos grossos como o jeans deve-se usar também agulhas de espessura grossa, como é o caso do modelo 2026. E para uso em malhas e tecidos elásticos, use agulhas 2045.

Não se esqueça de que o tempo de vida útil de uma agulha é de 12 horas e que ela deve estar sempre fixada corretamente na máquina – com a parte achatada para trás, não podendo estar torta, para não estragar o tecido ou a máquina.

Nossa parceria com a Singer é assim: você aprende com quem entende do assunto!

Fique ligado!

+ Quer aprender mais sobre costura com a Singer? Confira esses posts feitos com a nossa parceira!

+ Veja como fazer uma almofada para pipoca

+ Confira o passo a passo da almofada nó ou entrelaçada!

 

Sobre Singer

A Singer tem 165 anos de história e é a única marca de máquina de costura com fábrica no Brasil. Oferece um amplo portfólio de máquinas de costura, acessórios, agulhas para máquinas de costura e óleo multiuso, além de uma rede de assistência técnica em todas as regiões do País. Os produtos Singer destacam-se principalmente pela inovação e qualidade.

Veja mais posts deste autor.