Home | Festas | Como escrever votos de casamento: 10 dicas infalíveis!

Como escrever votos de casamento: 10 dicas infalíveis!

Precisa de ideias de como escrever votos de casamento?  Aqui estão algumas dicas e truques para você não passar por todo aquele nervosismo!

Todo Boda

Encontre caderno de votos incríveis aqui!

Como escrever votos de casamento: 10 dicas infalíveis

1. Leia muitos exemplos de votos para inspiração.

Se você tem dificuldade com escrita, pesquise na web por votos e incorpore algumas ideias já existentes por aí ou as use como um ponto de partida. Depois de encontrar alguns votos que você curtiu identifique neles o estilo que mais te atrai.

2. Concorde em formato e tom com o(a) seu(sua) parceiro(a).

Decida to tom dos votos. Prefere algo mais divertido? Ou poético e cheio de romantismo? Vocês escreverão separadamente ou juntos? Eles serão completamente diferentes ou você fará as mesmas promessas um ao outro como faria com os votos tradicionais?

Le Jour

3. Algumas anotações sobre o seu relacionamento.

Tire algum tempo para refletir sobre o seu parceiro. Pense em como você se sentiu quando se conheceram, o que fez você se apaixonar e quando soube que queria passar o resto de suas vidas juntos. Pergunte a si mesmo algumas questões e pense sobre coisas como por que você decidiu se casar, as dificuldades que enfrentaram juntos, quais desafios você imagina para o seu futuro, o que você quer realizar juntos, o que você pensou quando viu seu parceiro(a) pela primeira vez, quando percebeu que estava apaixonado(a), o que mais respeita nele(a), como sua vida mudou, o que o(a) inspira no seu(a) parceiro(a) o que você mais sente falta quando não estão juntos e assim por diante.

The Sun

4. Escolha uma ou duas ou muitas promessas.

Eles são chamados de votos por uma razão, então as promessas são a parte mais importante. Inclua promessas abrangentes (como “prometo que sempre te apoiarei”, por exemplo), bem como aquelas que são muito específicas para vocês dois (como: “Eu prometo que vou sempre deixar você lavar a louça após o jantar!”)

5. Escreva tudo.

Agora que você tem anotações, estruture e escreva seu primeiro rascunho. Pode ser uma boa dividi-lo em quatro partes: Afirme seu amor, elogie seu(a) parceiro(a), faça as promessas e feche com um voto final. Outra maneira de organizá-lo é começar com uma história e depois voltar aos votos no final.

ICasei

6. Evite clichês.

Agora que você tem seu primeiro rascunho, é hora de fazer edições. Pegue algumas ideias de poesias ou livros, e até mesmo de filmes românticos, mas não deixe que as palavras de outra pessoa dominem as suas. Você quer que seus votos soem como você e se relacionem com seu relacionamento, e isso não acontecerá se cada palavra for retirada de outras fontes.

E que tal uma surpresa para o noivo (ou para a noiva)? Um recado pra lá de romântico na sola do sapato do grande dia! Pinterest

7. Retire qualquer coisa muito enigmática ou constrangedora.

Não deixe seus convidados com cara de “ué, sobre o que eles estão falando?” na hora dos seus votos. Deixe piadas internas ou apelidos íntimos para outro momento. Na dúvida, peça para algum amigo ou parente dar aquela lida básica antes!

Dicas e listas de produtos selecionados para seu casamento

8. Encurte seus votos para um a dois minutos.

Seus votos são importantes, mas isso não significa que eles devam ser eternos na cerimônia! Escolha os pontos mais importantes apenas. Se a leitura estiver demorando mais de dois minutos, faça algumas edições. Coloque alguns dos pensamentos mais pessoais em uma carta ou presente para o seu(a) parceiro(a) na manhã do seu casamento para não “desperdiçar” os cortes que foram feitos!

One Fab Day

9. Pratique em voz alta (mesmo!).

Pode parecer um pouco estranho, mas esta é realmente a melhor maneira de se preparar. Lembre-se de praticar, ouvir a si mesmo e melhorar a partir daí. Seus votos devem ser fáceis de dizer e soar como uma conversa. Edite frases longas demais ou trava línguas. E lembre-se: Quando você estiver no altar, leia sim, mas tente olhar nos olhos do cônjuge também!

10. Tenha uma cópia em mãos.

O papel que você leu deve ser legível, então, mesmo se você estiver ainda trabalhando no seu texto, anote em outro lugar sem anotações paralelas, setinhas e etc. Você pode escrever seus votos num diário ou livro ou recortar e colar a impressão feita em computador. Além disso, tenha um plano B. Se você estiver emocionado demais para falar (isso acontece!), você pode verificar com o cerimonialista (pastor, padre) para ajudar na leitura no momento da troca de votos.

Caderninhos para os votos. Encontre aqui.

Gostou das ideias de como escrever votos de casamento? Aproveite para conferir esses outros posts:

A evolução do casamento: relembre como era nos anos 80, 90 e 00

Dicas de entretenimento para os convidados do casamento

Conheça a Wedy: o melhor site de casamento para receber seus presentes em dinheiro!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.