Home | Festas | Datas Comemorativas | É pop: calendário do advento

É pop: calendário do advento

natal_advento

Talvez para você o Natal ainda pareça distante, mas novembro já bate à porta e estamos na fase ideal para a busca do Calendário do Advento para este ano! Esta tradição é familiar para você? Se já é um costume em seu lar, continue a leitura para conhecer novidades e versões criativas, se não, seja bem-vinda a conhecer um antigo costume da cultura alemã!

Origem: O calendário do advento nada mais é que uma contagem de dias a partir do 01.12 até o tão esperado dia 24, a noite de Natal, data com significado especial para todos os cristãos e importante para famílias das mais diversas culturas. O hábito começou com os luteranos e data do início do século XIX. Inicialmente, as famílias marcavam com giz os dias que antecediam a cerimônia de Natal no calendário usual e então, ao poucos, a tradição foi ganhando formas lúdicas e se tornou brincadeira entre as crianças.

contagem

O costume consiste em presentear os pequenos com calendários feitos de papel com 24 janelinhas antes do início de dezembro. A cada portinha destacada diariamente, a criança vê um novo desenho natalino ou encontra um chocolate! E ela sabe muito bem que só vale uma janela por dia! Para que a ansiedade para o momento festivo só aumente!

O calendário feito à mão: com o passar do anos, o hábito foi se espalhando entre famílias de diversos países e não demorou muito para que versões de outros materiais e formas fossem criadas. Entre as artesãs habilidosas, o costume foi assimilado com carinho e muita criatividade. Hoje, é fácil encontrar modelos de panôs de patchwork com bolsos para uma surpresa para cada dia, enfeites de porta com estrelas que marcam cada data, variações feitas de elementos de scrapbooking, composições de papel e até divertidos varais com cones ou saquinhos em tecido. O princípio é o mesmo, apenas a forma de decorar o ambiente e interagir que varia conforme a imaginação. :)

calendarios_advento

calendarios_advento1

Brincadeira diária: juntamente com a criatividade das aplicações deste tipo de calendário, surgiram as ideias criativas para surpreender a criança (ou adulto! por que não?) a cada número. Pesquisando pela web, encontramos desde a sugestão de esconder um enfeite para a decoração da árvore, que vai se completando até o Natal, até mesmo recadinhos com missões relacionadas às celebrações de fim de ano. Quer saber exemplos? Cantar uma música de Natal, escrever cartinha para o Papai Noel, arrumar o presépio, decorar biscoitos para distribuir à família na festa.  Uma forma muito divertida de entreter os pequenos nesta fase de férias e enriquecer o gosto pela tradição. :)

calendarios_advento2

Se ficou interessada no tema… O que acha de colocar em prática o costume neste ano? Descubra entre nossa comunidade as versões feitas a mão ou produza a sua maneira! Lembre-se: a primeira janelinha se abre no dia primeiro de dezembro. o/

Imagens: Panô de patchwork Fafarte , calendário com botinhas Magiarte, calendário em feltro Cricarias, versão com envelopes de feltro blog Garota Prendada, varal em scrapbooking blog Be Happy, blog Estande de Ideias, sugestão de passeios diários daqui, All the Beautiful things, Blog Whipup e projeto da capa blog Craft Whatever

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.