Home | Gente que Inspira | Entrevista | Be Diff: Transforme suas ideias em tecidos

Be Diff: Transforme suas ideias em tecidos

bediff

Apresentar histórias que inspiram é uma das grandes motivações do Blog do Elo7!  Hoje convidamos Josué Favalle, que comanda a Be Diff, para falar sobre esta estamparia digital que permite a criação de padronagens próprias e em pequena escala. Um novo serviço que pode instigar novas ideias de produtos e incrementar suas criações. Vamos conhecer mais?

Busque a xícara de café e sente-se conosco para acompanhar o papo!

Qual foi a inspiração inicial para criar a empresa e entrar neste nicho de atuação?

A inspiração nasceu em 2003, na Vila Madalena. Na época, eu e minha sócia tínhamos uma loja de bolsas e acessórios. Ela sempre foi de criação e queria de todo o jeito que tivéssemos um diferencial a mais em nossos produtos, sem a mesmice de comprar os tecidos prontos. Comecei então a procurar por serviços de estamparia. Deparei-me com todo tipo de obstáculo possível:  as empresas exigiam metragens enormes, não podíamos diversificar estampa, só vendiam para pessoas jurídicas, as amostras  demoravam até 30 dias para ficarem prontas e tinham um prazo de produção que levava uma eternidade. Fora as muitas e muitas vezes que nos surpreendemos com cores diferentes das amostras, problemas de impressão, entre outros. E o problema sempre era nosso.

Em meados de 2005, decidi que teria minha própria estamparia digital. Decidi que o conceito dela seria atender pessoas físicas, pequenos ateliês, artesãs, interessados em pequenas e médias tiragens. Também daria tratamento diferenciado a todos eles, tendo a mesma preocupação e qualidade para rodar 1 metro ou 100 metros de tecido. Assim em 2010 nasceu a Stamparia Atelier Digital. Porém, eu queria levar esse universo todo para o mundo online, atingindo todas as pessoas e em qualquer local. Nasceu então o Be Diff o primeiro Social Commerce Têxtil no Brasil.  O nome vem da ideia por trás da marca, que é também o slogan, “seja, faça, pense diferente”. 

bediff2

Be Diff  tem como proposta transformar cada cliente em designers autônomos, com total controle de suas produções. Como funciona este processo desde a inclusão de uma nova estampa até a produção final e possível venda para outros clientes?

Acreditamos que todos podem imprimir seus tecidos. Designers ou não, nosso projeto é aberto a qualquer pessoa. Hoje existem três formas de trabalhar no Be Diff.

Criar: Você sobe uma imagem, estampa, foto, escolhe o formato de impressão, tipo de repetição no tecido. Visualiza tudo na tela, escolhe o tipo de tecido que mais se adapta ao trabalho, seleciona se deseja uma amostra ou metro linear, adiciona no carrinho e efetua o pagamento.

Comprar: Você pode simplesmente escolher qualquer estampa disponível no site, entre centenas de designers, escolher o tecido, amostra ou metro e efetuar a compra.

Vender:  Esse serviço poderia ser considerado  um “aluguel”. Qualquer pessoa pode criar a sua loja de estampas dentro do Be Diff e disponibilizar suas coleções para que outras pessoas a utilizem. A cada amostra, ou metro vendido, o designer recebe uma comissão de 10% do valor final (sem contar o frete). Dessa forma, ele não se desfaz de suas criações e tem uma fonte inesgotável de geração de renda. A qualquer momento ele pode desabilitar a venda de determinada estampa, sem ter que solicitar nada ao Be Diff.

bediff4

Quais as principais aplicações dos tecidos que já foram feitas desde a criação da Be Diff?

Trabalhamos com tecidos que podem ser utilizados de todas áreas imagináveis, a abrangência é mesmo grande. Os tecidos podem ser utilizados para moda, decoração em geral, fabricação de bolsas e acessórios, papelaria, etc.

Para quem tem uma produção pequena e quer ter seus tecido prórpios exclusivos, quais são as orientações da Be Diff? Tem um tamanho/ pedido mínimo?

Esse seria um dos maiores diferenciais da empresa. Nosso pedido mínimo começa em 1 metro. Dessa forma, todos conseguem testar primeiro o produto e efetuar alterações antes de se aventurar em um pedido maior.

Além disso nosso prazo de entrega é de 7 dias, algo extremamente raro nesse mercado. Isso viabiliza pedidos menores e mais diversificados. Essa é o que chamamos de produção Just In Time. Você manda estampar apenas o que vendeu, sem se preocupar com estoques e perdas.

Desta maneira, quem cria tem a possibilidade de personalizar pedidos para cada cliente, criando um valor agregado muito maior ao seu trabalho. É mais ou menos como se o próprio criador fosse dono de uma estamparia digital.

bediff1

É preciso ter domínio de programas de imagem para criar uma estampa?

Para se trabalhar com estampas, é necessário ter noções básicas de Photoshop, Illustrator , Corel, etc. Mas existem diversos vídeos e tutoriais que ajudam a entender como isso funciona e como pode ser gostoso fazer suas próprias criações.

Para fechar, deixo um exemplo bacana de uso do site.  Uma aluna de moda da Santa Marcelina fotografou as pinturas que fazia em tela, passou para o Photoshop e as transformou em estampas. Produziu alguns metros de cada estampa, e confeccionou roupas para apresentar em seu projeto de conclusão de curso. As peças fizeram tanto sucesso que ela montou uma marca de roupas!

Agradecemos a atenção do Josué e convidamos todos a visitar o site da Be Diff.

Muitas possibilidades criativas à vista!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.