Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Monickie Ürbanjos e a arte reborn no Brasil

Conheça a história da Monickie Ürbanjos e a arte reborn no Brasil

Desde cedo o universo maravilhoso das artes envolveram a minha vida. Sempre gostei de desenhar, pintar, modelar. Lembro-me que as aulas de artes eram as minhas preferidas.

Conheci a Arte reborn em 2003 através de algumas pesquisas e publicações internacionais na internet. E como a grande maioria das pessoas que admiram um bebê reborn pela primeira vez, comigo não foi diferente… não acreditava em tamanho realismo e muito menos poderia imaginar que seria capaz de reproduzir uma obra de arte semelhante. Passei a me dedicar inteiramente no aprendizado da arte como autodidata, já que até aquele momento a Arte Reborn era desconhecida no Brasil.

Adquiri um kit no exterior onde me ensinaria o básico da arte e dessa forma, tive a oportunidade de ingressar e me tornar Artista Pioneira da Arte Reborn no Brasil. No início, minha intenção com a Arte Reborn era desenvolvê-la como um hobby pessoal. Meu trabalho artesanal impressionou o público ao divulgar fotos das primeiras criações em uma rede social na internet. Após vários elogios e conhecimento do público de um trabalho 100% artesanal, criando bebês quase reais, começaram a surgir convites a partir da imprensa para a divulgação do meu trabalho com a arte reborn, inclusive em mídia televisiva.

O que era apenas um hobby passou a ser um empreendimento pioneiro e ousado no mercado nacional. Passei a me dedicar inteiramente à Arte Reborn, deixando para trás um futuro promissor em uma empresa multinacional. Ao longo desses anos tive a oportunidade de conhecer e fazer amizades com grandes artistas reborns internacionais, participar de fóruns, congressos e workshops internacionais, que acrescentam meu conhecimento e crescimento profissional e pessoal.

Tive a honra de representar o Brasil e ganhar diversos prêmios de reconhecimento do meu trabalho, convites para projetos e matérias internacionais. É gratificante ser e ter meu trabalho reconhecido não apenas no Brasil, mas também poder divulgar o nosso belo trabalho mundo à fora e saber que é fruto de muita dedicação, carinho e seriedade com a Arte Reborn.

A Arte Reborn é um presente em minha vida que a cada dia me ensina um pouco mais sobre delicadeza, paciência, dedicação, superação, beleza, amor e gratidão. Foram e continuam sendo tantas vitórias na minha vida que faz de mim ser eternamente grata à Deus, o grande artista da Vida, por inspirar-me com suas mãos a cada obra em todos os meus dias.

História da Arte Reborn

A Arte Reborn é a arte de criar bebês quase reais a partir de bonecas ou kits em vinil/ silicone. Não se sabe ao certo quando e onde surgiu, ou mesmo quem inventou a Arte Reborn, ao redor do mundo ouve-se diferentes versões e várias pessoas que declaram-se “inventoras” da arte. O que na verdade se sabe é que desde os primórdios da humanidade o homem já tentava reproduzir sua própria imagem e semelhança, e a partir daí também surgiu a idéia de fabricar bonecas cada vez mais realísticas.

Recentemente, por volta do final dos anos 80, lançou-se no mercado bonecas bebê fabricadas em vinil com formas e aspectos muito parecidos com bebês recém-nascidos reais. Alguém em algum lugar teve a brilhante idéia de desmontar uma dessas bonecas, pintando-a por dentro e por fora, recriando assim uma aparência com detalhes e tom de pele muito mais real e natural.

A partir dos anos 90, com a chegada da internet, as imagens desses bebês ganharam o mundo e passaram a conquistar milhares de admiradores e colecionadores que chegaram a pagar pequenas fortunas em leilões por esses bebês. A constante busca de aperfeiçoamento e realismo gerou um enorme seguimento voltado para a Arte Reborn. Hoje existem os chamados moldes ou kits Reborn fabricados exclusivamente para essa arte, não sendo mais necessário desmontar e nem remover a tinta e acessórios de fábrica.

Detalhes Realistas

Após diversas camadas de tintas para dar tonalidade de pele, são criados incríveis detalhes para dar mais realismo ao Reborn Baby. São detalhes como:

· Micro-veias e micro vasos sanguíneos

· Micro-brotoejas

· Textura de sobrancelha e textura de pele em 3D

· Membrana no cantinho ocular

· Lábios tridimensionais e translúcidos

· Efeito de textura de língua quando o bebê tem a boquinha aberta

· Efeito de babinha

· Brilho natural de lábios

· Efeito de unhas crescidas

· Cabelinhos e pelos capilares nas têmporas

· E muito mais…

Obrigada pela oportunidade, um grande beijo a todos!

Monickie Urbanjos

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.