Home | Gente que Inspira | Entrevista | Criar pulseiras e macramê virou negócio

Criar pulseiras e macramê virou negócio

macrame

Macramê virou sucesso na decoração e moda. E para sorte da criativa Andréa, é ponto chave de suas criações. O bate-papo de hoje resultou na matéria abaixo. Vamos conhecer esse trabalho de criar pulseiras e macramê!

“Olá, eu sou a, Andréa e minha loja no Elo7 é a UMSNART. Comecei a trabalhar com macramê em 2009, quando optei por trabalhar em casa, é uma linda história. Vem saber mais comigo? Continue a leitura…

Quem cria

Nasci, fui criada e ainda moro em São Paulo capital. Minha mãe era costureira e dona de uma confecção de bonecos de pano, cresci no meio do artesanato!  Fiz de tudo ao longo dos meus 42 anos, desde travesseiros automáticos, fantoche de papel machê, scrapbook… Muita criação diferente! Quando meu primeiro filho nasceu, me separei e optei por trabalhar fora. Virei produtora de casting para publicidade e minha vida virou de cabeça para baixo, sem horário nem final de semana para muita coisa… Mas ainda fazia artes no tempinho que restava.

decor_macrame

Novo rumo após a maternidade dupla

“Em 2009, reatei meu casamento e minha filhota estava chegando. Foi quando comecei a trabalhar em casa novamente e lógico que o artesanato iria fazer parte disso! Mas dessa vez eu queria algo diferente. Eu vivia com umas pulseiras de cristais, para limpar chacras e ativar proteções e queria muito trabalhar com as pedras, pois seu poder de energia é inspirador.

Uma das minhas pulseiras preferidas era uma que eu não tinha feito, era uma chinesa e foi a minha avó quem me deu, de quartzo verde e o fecho dela era de fios. Resolvi estudar o que eram aqueles nós, porque era isso que queria fazer, as minhas amadas pulseiras energéticas com aquele fio.”

A descoberta das pedras e trançado de fios

“Fui descobrir que era macramê e me encantei pela arte dos nós! Vendia nos testes de elenco, para amigos e cheguei a um lugar que já conhecia e não queria para mim, ir às lojas para vender ao público final. Deparei-me novamente com consignados, donos de lojas chatos e metidos, depreciação do seu produto e várias outras decepções que não queria mais. Eu tinha que dar outro jeito!

Bazares eram uma opção, mas não era o que eu queria de fato. Procurando opções de vendas e divulgação na internet, encontrei o Elo7, era simplesmente perfeito.”

pedras

O boom e a loja online

“Abri minha loja na plataforma e um ano depois, as shamballas chegavam ao brasil com a força das minhas pulseiras energéticas e eu,  fiz a festa! Vendia como água, meu telefone não parava, parecia até que estava trabalhando de produtora novamente.

Vendi pra lojas, pra bazares, pra cliente final. Uau! Aprendi muito e com o passar do tempo, abri o leque de produtos e hoje faço tudo, desde roupas de macramê, painéis, decoração e muito acessório com cristal.”

Criação em casa e autoral

“Como tenho uma baby de 2 anos, tive que abrir mão do meu ateliê, liberando o quarto pra pequena. Hoje trabalho com uma prancheta grande de cortiça, uma arara e meus fios, que posso levar para todos os cantos da casa e não parar com os nós, independente de onde estiver. Está sendo prático! A fase é do macramê e no que tenho focado. Tenho meu cantinho das artes, onde guardo todas as peças e materiais. Ainda bem que meu trabalho é simples e só preciso de minhas mãos e fios!”

macrame

Comunicação é fundamental

“A divulgação hoje é um dos pontos fortes e importantes. Além da minha fanpage no facebook, trabalho com Instagram, Pinterest, blog e tenho uma página junto com outras artesãs onde nós divulgamos nossas lojas e trabalhos.

Esse ano ganhei uma carta de alforria por meio período (a pequena de 2 anos, está indo para escolinha) e já comecei uma etapa nova, a meta é chegar mais perto ainda do público alvo, com bazares e cursos de macramê. Estou bem empolgada e com esse tempo dá pra fazer bastante coisa. Consegui até participar da 4a. edição do Bazar Fora de Série com uma oficina de macramê. Foi tão gostoso ensinar o meu trabalho!”

Que conhecer mais o trabalho da Andrea? Vem visitar a sua loja!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.