Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Janaina do Ateliê Janaina Lima

Conheça a história da Janaina do Ateliê Janaina Lima

O ateliê surgiu em meio a muitas atividades com as quais eu sempre gostei de preencher meu tempo nas horas vagas. Antes do ateliê tornar-se realidade, eu adorava chegar do trabalho e ficar “brincando” na máquina de costura customizando minhas próprias roupas e presenteando amigas com peças customizadas.
Em 2006 decidi deixar de trabalhar fora para ficar em casa e cuidar do meu filho, com isso me veio a ideia de fazer algo que eu gostasse e que fosse a minha cara. Eu não queria vender somente “roupas”, queria inovar, criar algo de bom gosto e qualidade, ao mesmo tempo que fosse simples e que pudesse ser usado no dia a dia. Como eu trabalhava em uma multinacional há 6 anos, pedi para que me mandassem embora e enquanto isso não acontecia fui me desdobrando entre o ateliê e meu emprego, uma loucura!! Chegava em casa do trabalho e ficava até tarde da noite terminando minhas encomendas.

Com o ateliê já funcionando e as encomendas começando a aparecer em volume maior, fui convidada para expor na Gift Fair, feira de presentes e utilidades que acontece duas vezes por ano em São Paulo, e lá obtive o retorno que eu precisava para continuar. Daí para frente foi só evolução.

Comecei produzindo camisetas com imagens de santos e deuses indianos, optei por usar a técnica do transfer pela praticidade e pelo pouco investimento. Depois disso eu customizava uma a uma com fitas, chatôns e rendas. Com o tempo passei a trabalhar com silk-screen (e trabalho até hoje), a durabilidade é maior e o acabamento indiscutível.

Passados 5 meses consegui ser demitida da empresa e comecei a tocar o ateliê com força total. Fechei parceria com uma confecção e criei um modelo de baby look exclusivamente meu, mais feminino e confortável, que não marcam aquela região do corpo que as mulheres menos gostam, os famosos “pneuzinhos”.

Com os negócios indo bem, comecei a vender para muitas lojas e com isso tive me profissionalizar. Minhas camisetas têm a etiqueta da minha própria empresa, dentro dos padrões necessários, como manda a lei. Tudo feito com tecido 100% algodão.

Boutique Valentina

Outra grande mudança foi a variação de cores das camisetas, o que antes se resumia a todo meu estoque em branco, hoje é um emaranhado de cores que se compõem, tom sobre tom. Gosto muito de contrastes, nenhuma das minhas estampas tem mais de uma cor, acho desnecessário, combino a cor de camiseta com a cor da estampa. Tudo é levado em conta. Boa parte das estampas são de divindades hindus, sendo assim, tento respeitar a importância de cada uma, não fazendo uma misturada sem sentido, nem repetindo cores. Por isso são estampas exclusivas.

Mantenho o estoque sempre organizado para que nunca falte nada, na minha opinião ter um produto diferenciado, de qualidade, mais o bom atendimento e a agilidade na entrega, são a combinação perfeita para o sucesso. Nunca falhou comigo.

Ateliê da Janaina em sua casa

Sou eu mesma que elaboro minhas estampas, faço toda a parte visual da minha loja no Elo7 e toda a parte gráfica do ateliê, digamos que eu sou também a designer gráfica da empresa.

Com seus modestos três anos de funcionamento o ateliê é um pedaço da minha casa e faz parte integralmente da minha vida. Amo meu trabalho, cada dia mais.

Para visitar o Ateliê Janaina Lima no Elo7, clique aqui! E não perca o lançamento das joias em prata da Janaina, novidade para esse fim de ano.

2009-11-21

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.