Home | Gente que Inspira | Entrevista | Elosetter em destaque: Cachorro elegante

Elosetter em destaque: Cachorro elegante

Ter um negócio criativo dedicado aos pets é motivo de orgulho para Lourdes, da Cachorro Elegante. Ela faz roupinhas estilosas e originais, com um acabamento impecável. Conheça a sua história!

*****

Conte um pouco sobre você e a origem da Cachorro Elegante
Desde pequena sou apaixonada por cachorros! Sempre tive um ou mais deles em casa, mas foi só quando tive o meu primeiro Fox Terrier que a ideia de criar roupinhas para cachorro começou a povoar minha cabeça.

O Fester era muito especial pra mim e eu vivia procurando uma roupinha diferente, elegante e ao mesmo tempo engraçadinha para vesti-lo, mas nunca conseguia encontrar nada que correspondesse às minhas expectativas. Como minha mãe costura – aprendi tudo o que sei com ela -, resolvi criar coragem e arriscar minha primeira roupinha com a ajuda dela. Toda vez que eu saía para passear com ele vestido em uma de minhas criações, alguém perguntava onde eu havia comprado aquela roupinha e naturalemente foram surgindo encomendas de para cachorros de amigos, vizinhos e parentes. E assim começou meu negócio criativo!

Você se dedica apenas ao seu negócio criativo?
Fui bancária por 20 anos, lecionei inglês durante cinco anos, mas acabei me afastando do trabalho por LER (lesão por esforço repetitivo). Tentei diversas atividades informais, mas não me encontrei em nenhuma delas. Foi criando roupinhas para cachorro que eu me realizei. Cada peça que faço me traz uma enorme satisfação!
Divido meu tempo entre os afazeres de casa, meus cães (no momento tenho 4 que recolhi da rua) e meu trabalho criativo. Não poderia ser melhor! Faço o que mais gosto que é costurar para esses bichinhos especiais e acho que nada no mundo proporciona tanto prazer e satisfação quanto poder exercer a sua arte.

Qual foi o seu maior desafio? O seu maior arrependimento e a sua maior conquista?
Um dos meus maiores desafios foi conseguir desenvolver uma modelagem que desse plena liberdade de movimentos aos cãezinhos e me permitisse usar tecidos naturais, que são mais frescos que os sintéticos. Outro grande desafio que ainda enfrento é conseguir alcançar as pessoas que procuram peças como as minhas. Não tenho um apelo tão comercial, então é mais difícil encontrar meu público alvo.
Arrependimento? Bem, só se for por não ter começado tudo isso antes!
Quanto a conquistas, nossa, são muitas! Cada vez que uma pessoa pega uma peça de roupa que eu fiz e se encanta com os detalhes, eu me realizo. Já recebi elogios de estilistas profissionais que chegaram a chamar minhas peças de “alta costura”! Poderia ser melhor?

Quais são as suas estratégias de marketing e divulgação?
Bem, no reduzido tempo que tenho para isso, procuro colocar fotos novas no Facebook. Sempre que posso envio um e-mail com as novidades para as pessoas que já compraram roupinhas de mim. Faço um cadastro o mais detalhado possível de cada cliente e de tempos em tempos envio um “alô” para lembra-los da Cachorro Elegante. Apesar de tudo, confesso que ainda preciso melhorar muito nesse aspecto.

De onde você tira inspiração para criar?
A inspiração acontece de repente! Às vezes estou fazendo qualquer outra coisa, quando uma ideia nova aparece na minha cabeça. Então preciso parar e anotar para não esquecer. Por incrível que pareça também me inspiro nas tendências de moda “para pessoas”. Existe muita coisa interessante por aí e com um pouco de imaginação é possível transformar algumas dessas novidades em moda pet.

Qual das suas criações é mais aceita pelos clientes a que fato se deve o sucesso dela?
As peças de couro são o maior sucesso, com certeza! Não é nada fácil encontrar uma roupinha de cachorro feita com esse tipo de material e acho que é exatamente por isso que as pessoas acabam se encantando pelo boné de pelica ou as jaquetas cheias de rebites, franjas e correntes.

Qual conselho daria para alguém que está começando agora a vender suas criações online?
Caprichar nas fotos de produtos, ficar sempre atenta aos pedidos de clientes, ser atenciosa, respeitar os prazos determinados, ser clara e honesta na descrição de seus produtos, enfim, todos esses detalhes que fazem uma enorme diferença quando se oferece produtos pela internet. Eu acho muito importante o respeito com quem compra de você, saber ouvi-los e conseguir atendê-los da melhor maneira possível. Faço peças sob medida, então esse contato para mim é ainda mais importante.

Quais são os planos para o futuro da sua loja?
Fazê-la ficar cada vez mais conhecida e virar referência em qualidade e originalidade. Sei que aos poucos posso chegar lá e não vou descansar até conseguir isso. Acho que não existem limites nesse campo! De qualquer forma, pretendo continuar fazendo minhas peças da mesma forma que faço hoje, uma a uma com um carinho todo especial.

Cite até 3 artesãos do Elo7 que você é fã.
Nossa, existem artistas maravilhosos no Elo7. Fica difícil mencionar apenas 3… Mas alguns que eu admiro muito e acho o trabalho um primor, são: Sakura Origami. Acho essa arte maravilhosa e desde que conheci as meninas pessoalmente no primeiro encontro organizado pelo Elo7, venho acompanhando as criações das duas. Adoro as guirlandas do Cantinho da Eliz e acho muito caprichados os trabalhos da “Silvia Gramani Crochê.

Gostou? Conheça mais da Cachorro Elegante
Loja no Elo7
Facebook
Multiply

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.