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Elosetter em destaque: Rhyca Acessórios

Elosetter em destaque: Rhyca Acessórios

A Bruna é uma artesã com muito talento e personalidade. Conheça a história da marca Rhyca Acessórios e as superdicas que ela dá para quem está começando!

Conte um pouco sobre você e a origem da Rhyca acessórios
Sou designer por formação e artesã por paixão. Desde criança, sempre gostei e me arrisquei nos trabalhos manuais. Minha mãe fazia de tudo um pouco: pintura, crochê, tricô, biscuit, costura…

O nome da Rhyca surgiu em meio a brincadeiras com a minha amiga e ex-sócia. Brincávamos muito que ‘”ficaríamos ricas com as nossas ideias”. Essa brincadeira puxou um pensamento mais profundo, analisando o que seria de fato essa”’riqueza”. Ela vai muito além do dinheiro. Quero ser e tornar outras mulheres “rhycas” de estilo, autoconfiança, sucesso, cultura e alegria. Nosso bem mais precioso é a felicidade, o bem estar. E para isso, o dinheiro com certeza não é o principal. Até por isso, tento sempre manter o valor justo nos meus produtos. É claro, são artesanais e acabam custando um pouco mais que um produto feito em grande escala dentro de indústrias, mas com um valor carinhosamente pensado para ser justo de ambos os lados.

Rhyca Acessórios

Você se dedica apenas ao seu negócio criativo?
Sim e me orgulho muito disso! Já na faculdade comecei a estagiar em agências de publicidade fazendo Web Design, mas logo percebi que o ritmo e o tipo de trabalho nas agências não se encaixavam comigo. Percebi que a ideia que eu tinha do ramo era muito diferente da realidade e isso fez minha paixão e vontade diminuírem.

Nesse ponto, já estava envolvida na moda, apenas como leitora, e percebi que poderia unir todas essas paixões em uma coisa só. A ideia inicial de um negócio criativo surgiu com uma amiga, com o foco em uma marca de produtos em patchwork e feltro. Começamos a desenvolver os projetos, mas nossas agendas não batiam. Acabei desanimando e quase abandonei a ideia de vez, quando mas numa tentativa boba de fazer pulseirinhas da moda em macramê me deu uma nova chance! Em apenas um mês tripliquei o valor investido nas pulseiras! Tomei coragem, joguei tudo pro ar e aos pouquinhos montei o ateliê no meu próprio quarto. Isso tudo aconteceu no início de 2011 e desde então a Rhyca vem crescendo bastante a cada dia, sendo minha vida 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Rhyca Acessórios

Qual foi o seu maior desafio? O seu maior arrependimento e a sua maior conquista?
O maior desafio foi, sem dúvida, deixar a carreira que eu estava começando a construir para investir sozinha num negócio totalmente novo, num ramo tão diferente. Desempenhar todas as funções sozinha (pesquisa, criação, compras, testes, fotografia, design, vendas, conteúdo para redes sociais, divulgação, etc.) não é nada fácil e exige uma dedicação e tempo enormes! Precisa ter vontade e dedicação em tempo integral.

Ainda não tive nenhum arrependimento nessa jornada. Acho que o único é não ter começado antes! É cansativo, trabalhoso, desgastante… mas o prazer e o amor por tudo isso faz cada minutinho valer a pena. Trabalhar com o que amamos e ver o resultado positivo compensa todo o cansaço.

Agora, as conquistas… Acho que cada pequena coisa é uma conquista quando você está no comecinho do seu negócios. Notar as visitas aumentando cada vez mais, as pessoas reconhecendo a marca e os produtos, se tornando clientes fiéis. Isso, somado a todas as avaliações positivas, dá cada vez mais vontade de evoluir e melhorar o meu trabalho. Como consequência de todas essas conquistas, agora a Rhyca é oficialmente uma empresa. Dá pra acreditar que foi maravilhoso pagar o primeiro imposto?

Rhyca Acessórios

Quais são as suas estratégias de marketing e divulgação?
As redes sociais tem sido uma das melhores maneiras de mostrar a marca para o mercado. Lá não mostro só os produtos, mas também coloco sugestões de uso, looks de inspiração, matérias sobre beleza e moda, pensamentos, prévias de produtos e editoriais que montamos em todas as coleções. Nem sempre a conversão em vendas é tão grande e imediata, mas é uma maneira de aproximar os clientes da marca e deixá-la sempre presente. Também faço algumas parcerias com blogs de moda e beleza, levando a marca para públicos de outros lugares e estilos. O importante, nesse caso, é tomar o cuidado de escolher bem seus parceiros.

Eu selecionei apenas pessoas que já acompanhava o trabalho e sabia que eram transparentes e verdadeiras. Não acho válido “comprar” propagandas que não são justas e reais. Quando aceitamos entrar nesse tipo de divulgação, temos de estar abertos a elogios e críticas, visando sempre aprimorar cada vez mais nosso trabalho.

Realizo sorteios e promoções em datas especiais no meu blog e nas redes sociais e utilizo os anúncios do Google! O MailChimp também é uma boa ferramenta para meu e-mail marketing, onde envio as novidades.

Dentro do Elo7 utilizo o “Destaque na Busca” há quase 1 ano. Esporadicamente também participo de bazares. Algumas vezes convido marcas de amigos (roupas, patchwork, etc) e montamos um ambiente bacana para receber nossos clientes. Oferecemos um bom desconto em todas as peças, instigando todos a comparecer e adquirir aquele produto tão desejado por um precinho mais convidativo.

Rhyca Acessórios

Qual das suas criações é mais aceita pelos clientes a que fato se deve o sucesso dela?
Meu produto mais desejado, sem dúvida é a Gola de Pérolas. As golas avulsas começaram a fazer um sucesso enorme e eu tinha certeza que precisava fazer as minhas versões. Primeiro fiz uma somente com correntes e depois quis criar a minha com pérolas. A maioria das que estavam sendo vendidas das lojas eram simples e eu queria um efeito mais rico e marcante.

Lembrei de uma bolsa que eu tinha visto numa revista há muitos anos, que era toda revestida com pérolas e cristais e tinha um efeito magnífico! Então, decidi que seria assim e funcionou! Já encerrei a coleção que tinha a gola, mas continuo sendo contatada por clientes que possuem interesse em adquiri-la. Depois de todo esse sucesso com a gola, comecei a produzir maxi colares bordados. Também tem sido sucesso absoluto, principalmente por cada um ser único. Agora, são o carro chefe da Rhyca Acessórios.

Qual conselho daria para alguém que está começando agora a vender suas criações online?
Acredite no seu produto. Ninguém consegue vender algo que não acredita e admira. Nós só conseguimos passar a beleza dos nossos produtos se soubermos expressá-la verdadeiramente. O começo sempre traz inseguranças, medo e, às vezes, até vergonha de mostrar o que fazemos, mas é natural e aos poucos isso vai desaparecendo. Quando confiamos naquilo que fazemos o mostramos a paixão que está envolvida, tudo fica mais belo.

Já na parte empresarial e de vendas, dois pontos são importantes:

  1. Capriche nas suas fotografias. Fotos bonitas são fundamentais para trazer desejo ao comprador que olha sua loja. Quando vamos comprar, queremos ver uma foto que realça o produto e mostra os detalhes, para nos assegurarmos da compra que vamos fazer. E nunca tratem as fotos de maneira que camufle o produto real. Não é nada bom o cliente receber seu produto em casa e perceber que está muito diferente do que ele viu na tela. Transparência é essencial.
  2. Divulgue! O Elo7 já é uma ferramenta espetacular e traz clientes o tempo todo para as lojas, mas não pode ser o único meio de chegar ao público. Use as redes sociais, anuncie, faça cartões e distribua, peça para amigas falarem sobre e mostrarem seus produtos… Procure as mais variadas maneiras de fazer as pessoas conhecerem o seu trabalho. E não desanime! As vendas demoram um pouco para engrenar, mas com um trabalho bem feito, o sucesso será certo.

Rhyca Acessórios

Quais são os planos para o futuro da sua loja?
O próximo passo é conseguir profissionalizar mais o meu trabalho. Não quero, em hipótese nenhuma, deixar a produção das peças de lado. O que enriquece minha marca é justamente esse cuidado na produção de cada acessório, então não teria mais sentido se isso fosse deixado de lado. Mas é necessário expandir e distribuir funções, porque as 24 horas de um dia já não são mais suficientes para que eu cuide de todas as demandas sozinha.

Quero também levar a Rhyca para uma loja física. Assim, fica mais fácil atender as pessoas que ainda têm receio de comprar no mundo virtual ou simplesmente gostam de pegar o produto na hora.

Cite até 3 artesãos do Elo7 que você é fã
Tenho paixão pelo trabalho da Cris Rufino, que comanda a Tricolícia. O trabalho da Cris é impecável! A Segue o Seco é outra marca que me encanta. Conheci o trabalho deles no encontro do Elo7 em São Paulo e achei lindíssima a maneira como eles transformam materiais naturais em produtos finos. Outra marca que conheci no encontro do Elo7 e me apaixonei na hora foi a Pokkuru. A maneira como a cerâmica plástica é trabalhada é maravilhosa. Nunca me imaginei desejando bijuterias com cara de docinhos, mas sempre que vejo as novidades da loja, fico louca de vontade de comprar!

Gostou? Conheça mais da Rhyca Acessórios:
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Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

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