Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Adriane Lima

Entrevista com Adriane Lima

Como tudo começou?

Eu sempre gostei de artesanatos, meu avô materno fazia caricaturas e desde pequena admirava esse “dom” nas pessoas. Já minha avó paterna pintava porcelana e dava aulas na casa dela, eu vivia por lá mexendo em suas tintas. Depois mais tarde já casada me deparei com minha mãe fazendo outra faculdade, ela foi fazer Artes Plásticas e pinta quadros e mandalas até hoje, portanto já tenho uma “veia artística” de longa data!! Pode-se dizer que o artesanato sempre esteve presente em minha vida!!!

Além de artesã, você exerce outra profissão?

Sou fonoaudióloga por formação acadêmica, exerço clinicamente e tenho conciliado bem a área da saúde e meus artesanatos. Atualmente a clínica anda mais tranquila e por isso tenho tido tempo para cursos de artes, pinturas e fazer as encomendas que recebo. Tenho me dedicado a cursos semanais de várias técnicas em pintura.

Artesanato é hobby ou algo mais?

Todos nós que já temos uma outra profissão iniciamos o artesanato como um hobby, um alívio para o stress mas depois que entramos nesse mundo de cores, formas, contato com várias pessoas fica impossível não se apaixonar e quando as encomendas começam podemos ver que temos possibilidades em uma renda a mais porque infelizmente viver na área da saúde em nosso país não tem dado muitos lucros!! Tenho recebido muitas encomendas e com isso ajudado no meu orçamento familiar já que sou separada e batalho para criar minha filha. E nada melhor do que fazer o que se gosta e ganhar por isso, então o hobby e o trabalho se uniram em minha vida!!

Quais são suas habilidades?

Faço pinturas em mdf, caixas principalmente. Encontrei-me nas texturas, pátinas, découpage e decapês, gosto de criar em cima dessas técnicas, uso muitas sementes, capim dourado, espelhos, pingentes, vou criando e dando um diferencial em minhas peças. Sou detalhista e às vezes fico horas vendo o que falta em uma determinada peça. Adoro as caixas de fotos personalizadas, faço olhando para cada foto, e vou vendo o jeito da pessoa que a encomendou, a finalidade, vou colocando cada detalhe em cima das caracteríticas de quem irá recebê-la. Tenho feito caixas bem personalizadas. Gosto de conversar com a cliente, saber o que ela quer, o que vai por na caixa, enfim, deixar a caixa parecida com a dona.

Quais materiais você costuma utilizar?

Meus materias básicos são as tintas e os pincéis. Uso muitas sementes, alumínio, espelhos, pingentes de murano, pedras, gosto de inventar, sair um pouco do que vejo por aí, gosto de observar tendências da moda, adoro imitações de pele de animais (meu lado perua falando mais alto!), acho que dão um ar mais fino nas caixas, gosto muito de usar materias desse tipo para minhas peças.

Onde você busca inspiração?

Gosto de observar tendências atuais sem perder de vista o lado artesanal de cada peça, faço tudo exclusivo, não consigo fazer caixas iguais, sempre busco observar técnicas diferentes e adaptá-las em meu gosto, procuro em sites, cursos, estive na Megartesanal esse ano, por exemplo, e gostei muito. Um universo diferente tem se mostrado para mim. Onde vou tenho mergulhado em cada detalhe, onde vou enxergo arte, em uma vitrine, em um barzinho, casas de decoração, na casa de amigos, ganhei um olhar mais atento para esse universo. Faço workshops e cursos em minha cidade na Cris Arts Guanabara, aliás foi lá onde tudo começou. Um dia minha filha pediu para fazer uma caixa de fotos para ela e eu nunca tinha feito nada antes. Fui até essa loja e chegando lá teria um curso bem no sábado e resolvi fazê-lo. Eu me olhava e ria sozinha, era a aluna que mais tinha se pintado, sujei calça, camiseta e as mãos nem me fale… Mas a professora veio me dizer que não pareceia ser minha primeira aula porque eu levava jeito e isso me incentivou. A caixa da minha filha ficou linda, as amigas viram e pediram outras caixas e desde então não parei mais. Tenho feito cursos semanais com a Ana, minha professora, que já sabe meu gosto e do tipo de aula que gosto, até amigas ficamos!!

Fale um pouco sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que você faz.

Como disse anteriormente, faço encomendas e os cursos semanais me dão produtos novos sempre. Com isso fui aumentando meu leque de peças. Uma amiga me apresentou à dona da Floricultura Floríssima de Campinas e tenho feito cachepots exclusivos para ela. Toda semana ela me entrega vários para dar um diferencial em sua loja de flores. Também tenho feito caixas de chocolates para a Gramado, uma loja de chocolates no Aeroporto Viracopos. Semanalmente entrego caixas diferentes para a loja, o que tem me acrescentado muito pois recebo elogios, o detalhe que cada um vê em meu produto tem me dado muitas realizações financeiras e profissionais. Faço caixas para guardar maquiagem, jóias, bijuterias, ou apenas caixas decorativas, e vários objetos pra casa como porta-controle, porta-chá, porta-adoçantes. Cada um tem sua função mas com o diferencial do detalhe que coloquei nele, além de ter o fato de fazê-los com muito carinho e disciplina. Se não gosto não consigo oferecer para ninguém, faço ele novamente quantas vezes for necessário até que fique do meu gosto e bem acabado!!

Você tem um atelier ou compartilha espaços da casa para suas criações?

Não tenho um atelier e isso é até engraçado porque no início sentava em uma varanda que tenho no quintal e lá pintava, lixava, mas veio o inverno e como em Campinas venta muito ficou impossível ficar lá. Onde fui parar depois disso ? Na minha sala de jantar, mesa de vidro, cadeiras de couro brancas…. a faxineira quer me matar a cada gota que cai nelas!! Mas comprei um plástico enorme e forro tudo, mesmo porque lá fico mais perto de minha filha que sempre está ali na TV, aliás, ela de vez em quando me ajuda nas bases e lixadas nas peças!! E nos palpites também!! Gosto do meu cantinho!! Mas pretendo ter um lugar mais específico e que não atrapalhe a rotina da casa, se bem que sou muito organizada em minhas coisas. Assim que acabo guardo tudo e fica tudo com cara de que ninguém pintou por ali… Assim já posso receber os amigos pois adoro fazer jantares e reuniões em minha casa que está sempre cheia de amigos.

Você dá cursos?

Não, eu comecei há 6 meses nesse universo artesanal e ainda não me sinto pronta para dar cursos, mas troco muitas idéias com outras amigas que fazem pinturas e uma ajuda a outra com dicas, técnicas, lugares onde comprar peças. Acho que tem espaço para todo mundo então não tenho medo de ensinar o que faço e aprender nessas trocas interpessoais. É muito gostoso conversar sobre arte e ver o que cada um tem de diferente porque sempre aprendo com minhas colegas de cursos.

Você trabalha sozinha?

Trabalho sozinha, minha filha ajuda passando as bases e dando uma lixadas nas caixas mas ela foge quando peço essa ajuda. Nesse mundo do artesanato já fiz muitas amizades, a minha professora, colegas de cursos que semanalmente estamos juntas, a dona da loja também se tornou uma amiga e através do Elo7 e do Orkut conheci muitas artesãs qua assim como eu trocam, elogiam, estão sempre por perto. Tenho outras amigas que também fazem artesanatos.

Quais características você considera essenciais para considerar o resultado final como um bom trabalho?

O acabamento, o modo como ficou cada detalhe, se ele está sem manchas, a pintura uniforme, enfim, tudo é artesanal mas tem que estar em harmonia. Não faço pinturas country porque não me imagino fazendo olhos, boquinhas, acho que não tenho jeito para esse tipo de pintura, prefiro as texturas e as técnicas de pátinas e decapês, acho que com elas realizo bons trabalhos.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produtos feitos à mão?

O maior desafio é mostrar que o que é artesanal já é diferente por si só, ou seja, a pessoa que o está comprando saberá que não estará comprando um produto feito em série porque mesmo que o artesão faça o mesmo modelo, nunca um ficará igual ao outro. Isso o diferencia de algo industrializado. Mas em minha cidade as feiras de artesanatos estão fechadas para novos artesãos há muito tempo e não temos muito onde colocar os produtos. Tenho participado de bazares entre amigas, bazares de colégios e feiras, o que me dá oportunidades de ampliar minha clientela, assim como o Elo7 que tem sido uma vitrine espetacular e através do qual já fiz vendas para outros estados. E nunca havia pensado que isso seria possivel. Graças à inovação e modo como o site trata os artesãos, o apoio, incentivo, acredito que irá abrir cada vez mais portas para os artesãos de todo Brasil porque nosso artesanato regional é lindo. Minas, Norte, Nordeste, São Paulo, cada um com seu estilos e peculiaridades. Sou suspeita para falar porque adoro produtos artesanais. Sempre fui uma forte consumidora e hoje me vejo do outro lado da situação.

Como você vê o panorama do artesanato no Brasil de hoje?

O artesanato hoje em dia cresceu muito mesmo porque com a facilidade da internet pessoas de um lugar pode comprar artesanatos de outros e temos sites, programas de TV que ensinam a fazer. Hoje em dia vejo muita gente comentando sobre produtos artesanais, vestindo roupas customizadas, bolsas, acho que quem gosta de artesanato nunca irá se prender a produtos muito comerciais e até de onde podem vir falsificações. A importância social está embasada na idéia de que se eu produzo mais vou ter que ter mais gente trabalhando para mim, e com isso outras famílias serão beneficiadas, gerando renda também e novos empregos.

Você vê perspectivas boas para o mercado de produtos feitos à mão no nosso país?

Sim, vejo que muitos apreciam o que é manual, feito com exclusividade e sabem dar valor a isso. Uma peça de arte já trás marcas para uma casa. Através dela acho que conhecemos um pouco a pessoa que a escolheu!

Você acha que é possível mesmo viver exclusivamente do artesanato?

Acredito que sim. Em minhas andanças pelo Norte, Nordeste, sempre visitei as famosas feiras de artesanato, sempre vejo que o regional foi uma paixão do brasileiro, não tem ninguém que não viaje e não leve uma lembrança do lugar aos parentes, amigos,o que proporciona renda para essa parte da população. Meus pais moram em Palmas,Tocantins, e lá pude conhecer e me encantar com o capim dourado, só existente e produzido naquela região. Lá existe uma cooperativa dos artesãos e tudo é organizado já que tem a época certa para o corte senão o capim pode acabar. O que achei perfeito porque muitas vezes a ganância do homem faz com que a natureza sofra todos os desajustes. Então se eles vivem disso tem que se organizar sim, para poderem viver desse artesanato tão rico e especial. Desafios vão sempre existir em qualquer área em que se atue por isso é preciso inovar sempre.

Que dicas você daria a quem quer começar?

Pergunta difícil essa porque depende da visão que a pessoa quer atingir, se for um hobby que faça com amor, se for para proporcionar renda, que faça com amor também. Acho que tudo que fazemos deixando marcas pessoais, sem visar só lucros, já é um ganho para a pessoa. Mas sempre informe-se sobre como calcular o preço, peça ajuda, observe os comentários que fazem sobre o seu produto, tudo isso ajuda muito. O caminho é fazer cursos, reciclar sempre, saber o que gosta de fazer e não fazer por modismos apenas, pesquisar o mercado, enfim, fazer sempre algo que agrade as pessoas que convivem com você e certamente estará agradando as que conhecerão seu trabalho depois. Cuidar para fazer algo sempre com um acabamento perfeito. Pense assim “Eu compraria isso se não fosse meu??”. E como disse Simone de Beauvoir: “Toda vitória esconde uma abdicação. O segredo da felicidade e o cúmulo da arte, é viver como todo mundo e ser como ninguém”.

Como você divulga seu trabalho?

Através do Elo7 foi onde comecei a divulgar meus trabalhos e através do qual outras pessoas conheceram meus trabalhos e por onde tenho feito bons contatos. Também divulgo pelo Orkut, em bazares, até minhas pacientes admiram e compram meus produtos. No início os amigos eram os maiores consumidores e incentivadores. Acho que para uma boa divulgação além do boca a boca, as fotos dos produtos e a apresentação tem que ser impecáveis porque é diferente você ver uma foto no site e ver de perto. Quem compra pela internet tem que ficar feliz e ver que o produto ao chegar era mesmo o esperado e que o acabamento estava de acordo. Porque imagens podem enganar… Uma boa divulgação realmente é a alma do negócio!! Vendo muito para as amigas, amigos de meus filhos, pacientes que agora entendem quando a fono chega com as unhas sem fazer e com tintas nos cabelos, amigos de amigos que vão me indicando, já fiz vendas em bazares que fui convidada a expor meu trabalhos. O que mais vendo são as caixas de DVDs que faço com fotos de ídolos do rock como Elvis, Beatles, Rolling Stones etc. e também caixas decorativas para diversas finalidades.

Como você costuma atender seus clientes?

Atendo com o maior carinho do mundo porque sei que se ele foi me procurar é porque tem o mesmo gosto que eu, viu em minhas peças algo atrativo. Procuro atender suas idéias, gostos e fazer a peça de acordo com o jeito da pessoa o que a torna ainda mais personalizada. Os produtos que vendi pelo Elo7 enviei pelos Correios através do PAC porque o Sedex encarece muito o produto e isso tem dado certo porque podemos rastrear e saber quando o cliente recebeu a peça. Sempre coloquei meu cartão personalizado com uma agradecimento por ter escolhido minha loja e peço que entre em contato comigo para saber se meu produto estava de acordo com o que ele procurava. Acho esse feedback importante para mim. Só assim podemos melhorar cada vez mais nossos produtos e saber o que agrada o consumidor. E para fazer com que o cliente compre novamente um produto meu procuro produzir peças diferentes sempre, o que poderá fazer com que ele me procure outras vezes.

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato?

Uma cidade, Palmas, com seu lindo artesanato de capim dourado. Também as feiras de artesanatos de cada cidade com certeza tem seu charme e produtos que agradarão a todos sempre. Em Campinas temos muitas lojas boas para se comprar materias e fazer cursos. Eu em especial recomendo a Cris Arts no Guanabara, porque gosto muito das professoras, dos donos e atendentes da loja que por sinal até me dão dicas de pinturas e papéis novos, lançamentos, enfim o atendimento comigo sempre foi muito carinhoso o que me tornou uma cliente quase que diária de lá. O site Elo onde pude ampliar meu leque de clientes e admiradores do que produzo, uma vitrine perfeita para qualquer artesão.

Além disso tudo, o que você acha indispensável para o artesão?

Uma boa propaganda sempre!!! E a qualidade dos produtos, vale o velho ditado: o barato às vezes sai caro!!! Temos que procurar peças cruas de boa qualidade para produzi-las melhor ainda.

Você acha que a Internet pode ajudar na divulgação do seu trabalho?

Sim, entrando em bons sites, sabendo explorar esse universo. Cada vez mais em nosso país as pessoas estão aprendendo a comprar dessa forma já que a correria do dia-a-dia trouxe essa facilidade e por isso temos que saber aproveitar esse nicho do mercado.

Qual sua opinião geral sobre o Elo7?

Como já disse anteriormente o Elo7 me apareceu em uma hora perfeita, li a matéria no jornal Correio Popular no dia 16 de junho e imediatamente fiz minha loja. Passei o site para várias amigas através do meu Orkut e de lá para cá tenho aumentado muito minhas vendas. Só tenho a agradecer ao Elo7, ele tem sido fundamental para a divulgação do meu tarbalho.

Fale um pouco sobre você.

Adoro ler, ouvir músicas, aliás produzo minha peças com música sempre, ouço jazz, MPB, óperas. Recomendo para quem gosta de jazz Jane Monheit, Morrcheeba para quem gosta de uma música calma e muito Chico Buarque… acho que isso me inspira pra criar. Fico lá horas pintando sem pensar em nada, meu maior relax com certeza!! Adoro filmes e recomendo “Antes de Partir”, chorei até mas é lindo, uma lição de vida, assistam é imperdível!! Não conseguiria viver sem meus filhos. Tenho 2, um de 20 anos, Gabriel, já faz faculdade e não mora atualmente comigo mas está sempre por perto e é meu grande crítico, sabe observar detalhes em tudo e tem muito bom gosto para arte. Minha outra tem 15 anos, Manuela, me ajuda sempre que pode se bem que foge quando tem que lixar alguma peça…também essa é a parte mais chata memo!! Depois não viveria sem os amigos que fiz aqui em Campinas. Como minha família mora longe, eles se tornaram essenciais em minha vida!! Meu trabalho na área da saúde também me trás muitas alegrias, adoro atender os pequenos com suas trocas na fala e visões das coisas. Torno-me criança a cada terapia que faço, sento no chão, montamos jogos, aprendi assim a ser mais receptiva às coisas porque muitas pessoas vão se tornando indiferentes a tudo e todos. Essa aproximação com pacientes me tornou sensível a outras áreas de minha vida. Tenho dois cachorros e uma tartaruga (Fred). Os cachorros são da raça Shitzu. O Harú que significa Primavera porque ele veio para minha casa em um mês de setembro e o outro, um Lhasa Apso, o Yuki que significa neve porque ele é todo branco. Esse é meu companheiro e senta bem embaixo da minha cadeira enquanto estou pintando. Já derrubei tinta azul nele quando fazia uma caixa para uma bebê, isso rendeu umas boas risadas entre todos que chegavam em casa.

Minha vida anda uma loucura….trabalho todos os dias, levo a filha no colégio…6 e meia da manhã e busco, almoço com ela, estudo com ela, telefono para minha mãe quase todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, vou ao cinema, pago minhas contas (pelo menos tento), respondo a toneladas de e-mails, visito minhas amigas, compro flores pra casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda sobra tempo para me cuidar também..afinal a vida tem que ser admirada a cada segundo. E para finalizar diria uma frase de Albert Camus: “Eu amo a vida, eis a minha verdadeira fraqueza. Amo-a tanto, que não tenho nenhuma imaginação para o que não for vida”.

Visite a loja de Adriane no Elo7:

https://www.elo7.com.br/drilimartes

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.