Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Denise Pimpão da Retalhinho de Pano – Joinville/SC

Entrevista com Denise Pimpão da Retalhinho de Pano – Joinville/SC


Olá Denise, conte-nos um pouco sobre você e sobre como surgiu a Retalhinho de Pano.

Era tão engraçado, lembro-me como se fosse hoje. Eu sentadinha no pedal da máquina de costura da minha avó, brincando de balanço, eu amava aquilo, gostava também de fingir que era meu carro, pois tinha uma roda de ferro gigante que eu fazia de volante. Nossa, que engraçado lembrar disso, eu tinha apenas cinco aninhos!!! Brincava com os retalhinhos no chão…acho que já estava planejando meu futuro, rsrsr!!! Depois, com uns 12 anos, transformei-me em sócia de minha mãe. Ela costurava lingeries e o meu trabalho era cortar os fiozinhos que sobravam nas calcinhas. Eu achava aquilo super importante.
Mais tarde minha mãe me promoveu e me ensinou a costurar, a essas alturas eu já ajudava na montagem das calcinhas. Foi então que cheguei ao posto máximo, vendedora. Pegava a bicicletinha brisa e ia pelas ruas de São Francisco do Sul/SC, lembro-me muito bem das comissões.
Mulheres da minha vida, referências para mim, minha mãe e minha avó, sempre guerreiras!
No que diz respeito à formação acadêmica, também sempre tive a tendência para o artístico, hoje sou formada e pós graduada em Artes Visuais.
A Retalhinho de Pano nasceu assim, um mix de tudo, vivências de infância, desejo por criação, olhar sensível da arte e PRINCIPALMENTE, uma resposta amorosa e criativa de Deus para continuar cumprindo o seu propósito em minha vida.

Fale sobre seu portfólio de produtos e sobre seu modo de trabalho. Como são seus produtos, as características e diferenciais de cada um e o que utiliza para produzi-los.

Amo ficar imaginando cada novo produto, sou introspectiva por natureza, gosto de pensar na arte, gosto de pensar o novo, busco lá nos meus arquivos mais íntimos do coração a inspiração para cada nova peça. Essa é a parte que mais gosto sem dúvida, imaginar o formato, imaginar as cores, os tecidos, os botões, as fitas. Para mim esse é o momento mais importante do trabalho, pois se a criação não começa bem, o acabamento também não ficará bem!

Cada artesã tem uma linguagem pessoal de arte, é isso que faz as peças se tornarem únicas e especiais. Meus produtos incluem uma linha ampla em lembranças, seja para casamentos, aniversários, nascimento do bebê, formaturas, bodas e batizados. Temos produtos para decoração (cozinha, lavabo, quarto do bebê e muito mais) e também uma linha especial em acessórios dos mais diversos, até mesmo para seu carro.
Delicado, perfeito, charmoso, encantador e iluminado são alguns dos adjetivos usados pelas minhas queridas amigas e clientes para definir o perfil dos produtos que produzimos, ninguém melhor do que elas para falar o que sentem ao ver e tocar as peças. Sou profundamente agradecida às minhas clientes. Tenho percebido que a diferença nas peças da Retalhinho de Pano fica por conta da sutileza nas cores, muuuito cuidado no acabamento, tempo de qualidade gasto na criação e o uso de materiais diferenciados. Levo muito a sério o material a ser usado, penso no depois, no tempo de vida da peça, na qualidade do produto, por isso investimos num material de qualidade e diferenciado. No Brasil temos produtos muito bons, as estampas e combinação de cores dos tecidos são lindas, mas em muitos momentos temos recorrido aos materiais importados também que garantem durabilidade e dão um brilho especial. Vale muito a pena investir em cada peça, no final vemos a diferença no produto pronto!

Você trabalha sozinha para a Retalhinho de Pano ou tem uma equipe?

Começei sozinha e no primeiro mês já tive a sorte de descobrir o Elo7, montei minha lojinha e as coisas começaram a andar, as primeiras encomendas vieram e eram em grande quantidade. Foi então que precisei de ajuda. Como minha mãe (grande exemplo de mulher…) sempre costurou, recorri a ela, a pessoa mais apropriada pois é extremamente organizada e rápida. Então combinamos que os pedidos de máquina que entrassem seriam dela e os manuais meus. Mesmo assim, o tempo era curto e as encomendas eram demais para nós duas. Foi então que surgiram mais duas pessoas para ajudar, uma para trabalhos na máquina e outra para os manuais. Fiquei muito feliz em encontrar essas pessoas, pois sou perfeccionista ao extremo e pude encontrar nelas um pouco de mim, são muito caprichosas, possuem um ótimo acabamento e o principal: amor!

Funciona assim, eu crio a peça, escolho as cores e todo material que será utilizado e envio a elas, as peças voltam lindas (talhadas e muito bem costuradas) então finalizo as peças com o acabamento. Nesse momento a atenção é mais que especial, cada detalhe, cada posição da agulha, cada corte é importantíssimo. Precisamos perder tempo com o acabamento!

Você tem um ateliê próprio ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Meu ateliê é em casa, tenho um cantinho todo especial para as minhas criações. Meu querido esposo teve sensibilidade em perceber que o local onde eu confeccionava os produtos não estava adequado para mim, então preocupado mandou fazer uma mesinha para a máquina e para meu apetrechos, instalou a aparelhagem de som para ouvir enquanto crio e executo as peças. Que delícia, é um espaço pequeno e simples, mas suficiente para dedicar toda minha atenção e amor.

Que características considera diferenciais nos seus trabalhos? Quais são suas principais qualidades como artesã?

O amor depositado em cada peça a transforma e cria um brilho todo especial. Gostaria nesse momento que as próprias clientes relatassem isso e respondessem a essa pergunta:

“Essas mãos trazem tanta alegria para nossos olhos!” (Marisa)

“Vc realmente é ILUMINADA!!! Suas coisas são lindas!! Quando peguei nas mãos meu coração sorriu de verdade… emociona! Parabéns Dê! Fico até sem palavras… vc só pode ter muito sucesso mesmo, pois não há dúvida o amor que coloca no seu trabalho! VC ARRASA!!!!!!” (Fabi) “Recebeu muitos dons de DEUS, um deles é esta tendencia a arte.. só com a inspiração divina se consegue criar coisas tão perfeitas.”” (Kika)

Você tem um dom lindo, que é o de encantar… seja com suas peças, seja com o teu jeito.” (Suzeli) “De verdade me surpreendi com as coisinhas quando chegaram aqui em casa tudo muitíssimo lindo com uma esfera de AMOR e PAZ!!!” (Tainá)

O que me agrada bastante no momento da criação é a facilidade no uso das cores, creio que minha formação acadêmica teve uma boa contribuição para isso. Creio que a minha maior qualidade como artesã é ser filha do Grande artesão, Aquele que criou todas as coisas, os céus, a terra e tudo que nela há !!!

Quais as perspectivas, desafios e dificuldades que encontra hoje no seu trabalho?

As perspectivas são muitas pois o craft está ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil e isso nos estimula a estabelecer boas metas e criar novos projetos. As dificuldades transformamos em desafios, pois nessa área encontramos novos desafios a cada dia. Um deles é driblar os clones que estão por aí em massa. Acredito que minhas amigas artesãs enfrentam essa situação também. Gosto bastante de compartilhar dicas e conhecimentos, no entanto, acho que cada um deve imprimir no seu artesanato sua linguagem pessoal!

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Que técnicas de venda e de divulgação utiliza?

A internet tem sido o carro chefe nas divulgações dos meus trabalhos, primeiro com o Elo 7 que para mim tem sido a principal ferramenta de divulgação e agora com Orkut, fFickr e Blogs. Tenho olhado de uma maneira especial para as feiras também, recentemente participei de uma exposição de Noivas e Festas aqui de minha cidade organizada por empresas muito bem colocadas no mercado e isso é muito importante, pois ajuda dar credibilidade ao produto. Foi ótima a experiência, perceber os olhares, as reações, o carinho do público ao ver suas peças, isso não tem preço!!!
Acho que a melhor técnica de venda é você ser amigo de seu cliente e não somente um artesão e vendedor. As pessoas hoje querem isso, alguém que lhes dê atenção e as trate bem. Amo entrar em contato com minhas clientes, a grande maioria já virou amiga, isso é demais!!!

Além do seu trabalho com a Retalhinho de Pano, o que mais você gosta de fazer?

Gosto de estar com minha família, cozinhar para meu esposo, gosto também de um bom livro….é… não dá pra negar (rs)…prefiro os programinhas caseiros!!!

Para fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que diria?

Filha de um Deus maravilhoso, cuja maior prova de amor foi dar Seu único filho (Jesus) por amor de nós. Esposa de alguém muito especial com quem eu tenho compartilhado os momentos mais lindos da minha vida. Sou muito feliz por tudo isso, e essa felicidade está expressa nos meus trabalhos!!!

Um grande abraço a todos e muito obrigada a equipe do Elo7.

Para visitar a loja da Retalhinho de Pano no Elo7, é só acessar https://www.elo7.com.br/retalhinhodepano/.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.