Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Desirée Franco da PAXandLOVE

Entrevista com Desirée Franco da PAXandLOVE

Como tudo começou? O que é a Pax and Love ? Conte-nos um pouco sobre você e seu trabalho.

Desde pequena ficava no atelier de costuras da minha avó. Naquela época eu já fazia algumas bonecas de pano para brincar. Já na fase adulta durante um tempo trabalhei com minha mãe desenhando e produzindo bijoux, quando há três anos comprei minha máquina e não parei mais de costurar. Mergulhei no universo infantil que toda pessoa tem e através dos tecidos materializo aquelas doces tardes da infância.PAXandLOVE significa PAZ e AMOR. O nome foi escolhido porque penso eu que o mundo precisa mesmo é de muita paz e amor. Busco inspiração nos sonhos de crianças, coloridos, com nuvens, graminha verde, monstrinhos, pôneis, bonecas e cogumelos vermelhos gigantes. A PAXandLOVE se tornou o que eu faço, onde eu moro, minha vida.
Produzo peças exclusivas e quando não, limitadas. Cada delas desenvolvida com tecidos super variados, explorando como já disse o mundo colorido que existe dentro do coração de cada um de nós.

Além de artesã, você exerce alguma outra profissão?

Sim. Trabalho como ilustradora e designer gráfico e produzo um bazar bem bacana (Bazar Clube das Pinups) que destaca novos talentos, artistas e estilistas. Hoje também além de comercializar meus produtos, faço parte de grupo nascido na Austrália, chamado The Toy Society. Nosso objetivo é compartilhar o amor, fazer alguém feliz sem receber nada em troca, a não ser um sorriso sincero, simplesmente abandonando toys em lugares inesperados, como praças, bancos, pontos de ônibus, árvores. Acho que participar de projetos como esse faz com que meu trabalho não seja restritamente comercial, alimentando sempre minha paixão pela vida e pelo que faço.

Você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos?

O artesanato como disse, se tornou minha vida. Além de ser minha fonte de renda é nele que consigo aliviar o stress do dia-a-dia. Faço o que gosto e gosto do faço.

Fale um pouco sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, os materiais e equipamentos utilizados.

Todos meus toys são exclusivos e não possuem um molde, o que acaba tornando-os únicos como cada um de nós. Prefiro não produzir em série, porque em cada toy ou peça, solto a imaginação e dou características pessoais. Uma fita diferente, um babadinho, cores aqui, texturas ali. Costuro em minha máquina e à mão. Utilizo muito algodão, pelúcia e feltro. Gosto muito de aplicações e pontos diferentes, destacando assim as linhas coloridas. Produzo alguns botões em fimo, pinto e ilustro caixinhas de madeira, quadretas de toys 2D, telas com pintura em acrílico. Enfim…Pinto e bordo literalmente. Tudo que cai em minhas mãos arrumo uma maneira de transformar e dar uma nova vida.

Você trabalha sozinha ou tem uma equipe? Você tem um atelier ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Eu trabalho sozinha, mas tenho uma amiga (Gabriela Micheline) que produz alguns toys em parceria comigo. Tenho um atelier no mesmo terreno de minha casa. Um espaço bem colorido e divertido, aberto à todos de bom coração e sorriso no rosto.

Quando produz seus próprios trabalhos manuais, quais características considera essenciais para considerar o resultado final como um bom trabalho?

Sem dúvida hoje me importo muito com acabamento, exclusividade e durabilidade do produto.

Que atributos definem um bom artesão em sua opinião? Quando analisa produtos de terceiros, que atributos consideram para definir o trabalho como um bom produto artesanal?

Criatividade, originalidade sem sombra de dúvidas. O bom artesanato é aquele que utiliza os recursos disponíveis, sejam eles regionais ou de terras distantes e o transforma com finalidades diversas, realiza algo.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produtos feitos à mão? Você vê perspectivas boas para esse mercado no Brasil?

A maior dificuldade acho que é para quem está começando. Ter reconhecimento de seu trabalho é algo que leva certo tempo e dedicação de quem o desenvolve. Paciência nesse caso é essencial. A busca por produtos feito à mão no mundo e no Brasil cresce a cada dia. Projetos coletivos, sites, feiras e grupos têm surgido como resposta à esse crescimento. Vejo hoje boas perspectivas, para quem desenvolve um trabalho original, bem feito e com preço justo.

Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

O artesanato no contexto contemporâneo representa uma mistura de culturas e histórias. Desde sempre teve um papel importante na história dos povos. Ele mostra a maneira de um povo pensar e utlizar recursos disponíveis para serem criados. Nesse contexto global atual, vemos misturas de técnicas, culturas e materiais, o que acaba tornando esses trabalhos cada vez mais diferentes e artísticos.

Onde e como você costuma vender seu trabalho?

Comercializo através de meu site pessoal, bazares e feiras. Também tenho feito parcerias com algumas lojas online de design e toy art.

Como divulga seu trabalho e o que você acha mais importante na divulgação?

Faço folders, cartões, tenho um blog, site com galeria de fotos e participo de bazares. Mas basicamente, 80% da divulgação da PAXandLOVE ocorre através da internet. Acho essencial sempre manter atualizado o blog/site.

Você acredita que ferramentas como o Elo7 podem contribuir? De que maneira? Qual sua opinião geral sobre o Elo7? O que você gostaria de ter no Elo7 e que está faltando hoje?

Acredito que ferramentas como o Elo7 só tendem a ajudar o artesão. Por oferecer serviços de anúncio, loja online, entre outros. Acho que a única coisa que falta hoje no site é uma busca por categorias.

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc.?

Acho que cada cidade tem seu ponto de refêrencia ao artesanato. Por exemplo, em Campinas temos duas feiras ótimas, Castelo das Artes e Centro de Convivência. Em São Paulo costumo passear na Benedito Calixto. Porto Alegre temos a feira do brique. E assim segue…

Você tem algum hobby que gostaria de citar? Fora o artesanato, o que mais você gosta de fazer?

Adoro ficar em casa com minha família e amigos, escutar música, desenhar, fotografar flores e céus, dançar e cozinhar. Gosto muito de ler também.

Tem filhos? Tem algum animal de estimação?

Tenho uma filha. Sophia,7 meses. Ela é minha musa inspiradora e motivadora. Minha garota propaganda também.rs.

Pra fechar, se você tivesse 15 segundos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que você diria?

“A vida muda quando você muda.”

PAXandLove: https://www.paxandlove.blogspot.com/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.