Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Marcella Ferreira – Brasília/DF

Entrevista com Marcella Ferreira – Brasília/DF

Apaixonada que sou por papel machê não poderia deixar de convidar a artista Marcella Ferreira para contar aqui no nosso blog como surgiu sua marca de acessórios femininos e esculturas em papel machê.

Marcella, parabéns pela originalidade de seu trabalho e obrigada por aceitar nosso convite!

Para conhecer a loja da Marcella Ferreira no Elo7, basta clicar no link https://www.elo7.com.br/marcellaferreira/.

Um beijo,

Mônica Ipolito.

Marcella, conte-nos um pouco como começou seu trabalho e como surgiu a marca Marcella Ferreira.

Venho trabalhando com artesanato há muitos anos. Cursei Design na UnB e me graduei em Belas Artes pela UFMG. Já no tempo da Universidade o trabalho manual era muito presente em minha produção. O gosto pelo papel como matéria prima, a delicadeza e o esmero no acabamento também vem desta fase. Já tive ateliês em parceria com outras pessoas onde produzíamos principalmente objetos para decoração (caixas, móbiles etc.) e em 2007 passei a trabalhar sozinha, mantendo as parcerias em projetos paralelos.

Hoje você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos? Você exerce alguma outra profissão em paralelo?

Busco no artesanato uma fonte de renda que me permite trabalhar com prazer. Gosto de criar peças exclusivas, que estimulem as pessoas a buscar seu próprio estilo, afirmar sua individualidade. Descobrir sua beleza única. Além disso, sou professora de artes (trabalho com adultos e crianças a partir de um ano e meio) e ainda realizo trabalhos para decoração e cenografia.

Conte-nos sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, as matérias-primas, os materiais e equipamentos utilizados.

O carro chefe é a linha de bijoux em papel maché. Desenvolvi uma massa de papel especial, que garante resistência, bom acabamento e extrema leveza aos acessórios. Essa leveza faz com que mesmo brincos grandes possam ser super confortáveis. Com esse material elaboro peças exclusivas que depois recebem a pintura e um acabamento impermeabilizante. Além desta linha de acessórios, o papel machê aparece em esculturas de temática variada, sempre ricamente detalhadas e com especial atenção à leveza e ao movimento.

Marcella, você trabalha sozinha ou tem uma equipe? Você tem um ateliê ou compartilha espaços de casa para suas criações?

A parte da concepção e realização das peças faço sozinha. Conto com uma pequena equipe para a manutenção do meu site (www.marcellaferreira.com) e para o contato com clientes. Tenho um ateliê, o que não me isenta de levar trabalho pra casa, pois adoro o que faço.

Que características considera diferenciais nos seus trabalhos? Quais são suas principais qualidades como artesã?

O cuidado com o detalhe e o acabamento, a exclusividade de cada peça e a leveza do material .

O que você considera um produto artesanal com qualidade? Quando analisa um produto de um terceiro, o que considera como essenciais para que o produto seja vendável e agrade aos clientes?

Um produto que seja bonito, bem feito, diferente, com um estilo próprio.

O que você acha do mercado de produtos feitos à mão no Brasil? Quais as perspectivas, desafios e dificuldades de se atuar nesse mercado hoje?

Acho que o Brasil é um país privilegiado no tocante à incrível variedade e qualidade de nossa produção artesanal. Isso vale tanto para o artesanato tradicional quanto ao que se chama de artesanato contemporâneo. Um grande desafio é procurar parcerias a longo prazo que permitam uma maior produção sem alterar as características de cada peça. Outro, é mostrar ao público que vale a pena pagar um pouco mais por um produto exclusivo.

Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

No caso do meu trabalho a exclusividade de cada peça.

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Você utiliza que técnicas de venda e de divulgação?

Costumo vender pela internet, além da divulgação espontânea feita pelas clientes, que para mim é a melhor forma de divulgação.

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc.?

Indispensável eu acho que não. Mas sem dúvida precisamos aparecer. Então é importante estar na internet, seja num portal como o Elo7, em um blog, ou em um site pessoal. Também pode ser interessante estar em feiras, mas também não é qualquer feira que vale a pena. Tem que escolher.

Você tem algum hobby que gostaria de citar? Além de seu trabalho na Marcella Ferreira, o que mais você gosta de fazer?

Adoro cozinhar, testar receitinhas, gosto de teatro, livros, exposições de arte. Também gosto muito de sair com os amigos.

Pra fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que você diria?

Que viver com amor e com arte faz nossa vida mais harmônica, leve e divertida.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.