Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Mônica da Miudezas de Feltro, Boituva/SP

Entrevista com Mônica da Miudezas de Feltro, Boituva/SP


Mônica, conte-nos um pouco como tudo começou. Como surgiu a Miudezas de Feltro? Fale um pouco sobre você e seu trabalho.

A Miudezas de Feltro surgiu quando eu resolvi comercializar as peças de fantoches, jogos e aventais que eu, carinhosamente, preparava para ilustrar minhas aulas, como professora de educação infantil. Já está no mercado do artesanato há pouco mais de um ano. Mas acredito que tudo isso vem de muito antes, de quando eu era criança e, junto aos retalhos, tesouras e linhas, “atrapalhava” minha avó, que também era muito arteira.
Costumo dizer que aprendi a costurar com ela, desde muito pequena. Infelizmente ela não me viu usar sua máquina….

Hoje você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos? Você exerce alguma outra profissão em paralelo?

Costumo dizer que faço “feltroterapia” mas também é uma fonte de renda sim. Paralelamente sou professora de educação infantil há 14 anos.

Conte-nos sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, as matérias-primas, os materiais e equipamentos utilizados.

O feltro é a matéria-prima que uso para confeccionar lembrancinhas, fantoches, dedoches e jogos didáticos. Tudo é costurado à máquina e somente os detalhes são fixados com cola. Normalmente são confeccionados os temas mais conhecidos pelas crianças, como os contos de fadas e personagens da TV, principalmente do canal de TV DiscoveryKids.
Mas já tive encomendas bem diferentes: uma cliente pediu que eu criasse um avental que contasse a história de um casal de amigos que iam se casar. Foi bem diferenciado e criativo. Com certeza um presente bem especial.
Mônica, você trabalha sozinha para a Miudezas de Feltro ou tem uma equipe? Você tem um ateliê ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Tenho colaboradores que muitas vezes recortam, colam ou levam as encomendas aos Correios. São pessoas que participam desse ato de criação porque gostam.
Por enquanto uso os espaços de minha casa para a confecção de cada tema. Mas o ateliê e loja física já estão quase prontos. Quem acompanha meu Flickr (https://www.flickr.com/photos/espaco_criativo/) em breve poderá conferir.

Que características considera diferenciais nos seus trabalhos? Quais são suas principais qualidades como artesã?

Tenho uma filosofia de vida: faço tudo com amor. Tudo mesmo! Resultado: só faço coisas de que gosto. Com certeza é a lei da atração. Minhas clientes costumam dizer que “sentem” essa paixão envolvida em cada peça que produzo. “Don’t Worry. Be Happy”.


O que você considera um produto artesanal com qualidade, que sejá vendável e que agrade aos clientes?

O comum já não satisfaz a todos há muito tempo. Por isso, ao criar ou recriar um produto, temos que pensar no seu diferencial. Porque, sem dúvida, o diferencial é a chave de tudo.

O que você acha do mercado de produtos feitos à mão no Brasil? Quais as perspectivas, desafios e dificuldades de se atuar nesse mercado hoje?

Acredito que hoje é o momento de se aproveitar o que chamam de “movimento crafting”, onde no mundo todo existe uma procura maior por produtos exclusivos, feitos à mão. O desafio é fazer algo exclusivo e com qualidade.


Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

Como já mencionei anteriormente, o diferencial é a chave mestra de tudo. E unindo esse diferencial à exclusividade você
terá um produto final com muita aceitação no mercado.

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Você utiliza que técnicas de venda e de divulgação?

Costumo divulgar entre os amigos e através da internet. Sites como Elo7, Google e Flickr tem sido meus maiores aliados na divulgação e vendas das peças “Miudezas De Feltro” em todas as regiões do Brasil.

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc.?

Claro! Tomem nota:
Site: www.elo7.com.br
Feira: MegaArtesanal (em SP)
Loja: Dina Armarinhos (www.dinaarmarinhos.com.br)


Você tem algum hobby que gostaria de citar? Além de seu trabalho na Miudezas de Feltro, o que mais você gosta de fazer?

Gosto de viajar, acampar com meu marido e meus filhos. Aliás, qualquer momento e lugar onde nós quatro estamos juntos, é maravilhoso.


Para fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que você diria?

Finalizaria com uma frase que, com poucas palavras, diz tudo sobre minha vida e meu trabalho: “Viva La Vida ! ”

Para adquirir os produtos da Miudezas de Feltro no Elo7, clique aqui!

Mônica, parabéns pelo seu trabalho lindo e pelo amor com que se dedica à Miudezas de Feltro.

Continue fazendo esses produtos lindos e inventando outros tantos para as nossas crianças curtirem muito!

Um beijo,

Mônica Ipolito.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.