Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Tatiane do Ateliê Diviana – São Paulo/SP

Entrevista com Tatiane do Ateliê Diviana – São Paulo/SP

Olá Tatiane, conte-nos um pouco sobre você e sobre como surgiu o Ateliê Diviana.
Tenho 23 anos, sou formada em Design de Moda há dois anos. Eu tenho uma necessidade de criar, de desenvolver produtos, de trabalhar em algo que tenha e faça sentido para mim. Sou empreendedora, curiosa, dedicada, perfeccionista, criativa. Estou sempre estudando e pesquisando. Tenho uma mente inquieta que precisa ser constantemente alimentada com novas informações. Adoro design e formas de expressão e o Ateliê Diviana está sendo muito gratificante pra mim, pois consigo me expressar com o material que tenho maior afinidade, que é o tecido.

O Ateliê Diviana, como é hoje, com um trabalho voltado para o momento da maternidade, surgiu meio que por acaso. Foi ao final de um ano frustrante (2008) em que tentei trabalhar em outra áreas e não deu certo, descobri um problema de saúde e teria que passar para fazer uma cirurgia. Eu raramente fico doente então essa notícia na época foi um choque, e eu sempre tive muito medo de cirurgia. Enfim, comecei a me preocupar mais comigo, com o que eu queria, com o que me fazia bem. Peguei uns tecidos e comecei a criar, disso saíram algumas lembrancinhas, mas somente uma de bebê que foi o sapatinho de bebê sachê. Essa lembrancinha foi a única que as pessoas começaram a cotar preço, mostraram interesse, elogiaram e compraram. A partir daí criei outras lembrancinhas de bebê e o Ateliê Diviana foi tomando forma. Faz seis meses desde a criação do primeiro produto, mas eu digo que faz apenas três meses que estou trabalhando de verdade no Ateliê, pois após a cirurgia pude me envolver totalmente com esse trabalho.

Hoje, além das 30 opções de lembrancinhas de maternidade, há quadrinhos para porta de maternidade, kits de higiene, lembrancinhas para batizado e muitas outras ideias a serem colocadas em prática. O Ateliê Diviana é um estilo de vida que eu sempre busquei pra mim, desde pequena sabia que era isso que eu queria. Ele me proporciona uma liberdade e autonomia para a minha vida.

Fale sobre seu portifólio de produtos e sobre seu modo de trabalho. Como são seus produtos, as características e diferenciais de cada um e o que utiliza para produzi-los.

Além das lembrancinhas e quadrinhos de maternidade, há kits de higiene e lembrancinhas de batizado, esses são novos produtos do ateliê. A maioria são de tecido, mas há um pouco de mdf também. Tecido é o que eu sei trabalhar e transformar. Adoro modelagem e trabalho bastante isso, acredito que esse seja o meu maior diferencial. Com a modelagem consigo criar produtos com a minha identidade, com o meu jeitinho. Meu modo de trabalho é um modo certinho, aprendido na faculdade que é o de confecção. Considero esse método ótimo, pois é organizado e torna o trabalho mais produtivo. É dividido em etapas, sendo a primeira delas a criação e elaboração da peça piloto. Com essa peça, a melhor forma de acabamento e confecção é decidida, para que seja possível produzir mais, melhor e com qualidade.

Os meus produtos são “fofinhos”, delicados e modernos. São bem do jeitinho de um bebê mesmo. Uma característica dos meus produtos, que também é um gosto pessoal, é o composê de tons e estampas. Eu combino estampinhas de bebê em diversos tons de lilás, ou em diversos tons de azul. Outras vezes faço degradês, como exemplo, vou do roxo ao lilás. Mas sempre resulta num trabalho muito delicado e algumas pessoas já classificaram também como sofisticado. Outra característica é o uso de cheirinhos nas lembrancinhas, muitos produtos são sachês. Eu gosto de lembrancinhas com cheirinhos pois considero ainda mais marcantes. Eu vejo as meninas como princesas delicadas e os meninos como moleques arteiros, e é isso que trasmito para os meus produtos, principalmente nos quadrinhos de maternidade.

Para produzir os produtos eu utilizo materiais básicos de artesanato, a minha máquina reta e principalmente tecido. Mas em todos os materias eu sempre busco cor, estampas e texturas, é com isso que trabalho.

Você trabalha sozinha para o Ateliê Diviana ou tem uma equipe?

Eu acredito que totalmente sozinha uma pessoa nunca está. Eu tenho um grande apoio da minha mãe e do meu pai e muito incentivo da família e amigos e isso é muito importante! No momento tenho um assistente no ateliê comigo que é meu primo e está me ajudando no atendimento enquanto eu produzo os pedidos, pois já não estava mais dando conta de fazer as duas coisas.

Você tem um ateliê próprio ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Eu montei um espacinho no fundo da loja da minha mãe, ela me cedeu uma salinha pra montar meu ateliê. É um espacinho pequeno mas está tudo organizadinho, tem um lugar legal também para atendimento.

Como definiria seu próprio trabalho? Quais são suas principais qualidades como artesã?

Eu defino meu trabalho como lúdico, minimalista, delicado e sofisticado. Muito profissional, cuidado com detalhes e acabamento e acredito que essas são minhas principais qualidades como artesã.


Quais as perspectivas, desafios e dificuldades que encontra hoje no seu trabalho?

Minhas perspectivas são de um futuro com o Ateliê Diviana, e de um futuro bom e gratificante. Aumento de produtos, montar um ateliê próprio também são perspectivas. O desafio maior agora é manter o Ateliê do jeito que está, manter a qualidade dos produtos, o bom atendimento para os clientes e só melhorar daqui pra frente. Dificuldades eu não sei dizer pois eu não uso palavras negativas como dificuldades. Eu as encaro como obstáculos que eu tenho que vencer, que se tornam, com certeza, aprendizado depois. Mas eu não me concentro nas coisas que não estão boas, me concentro na solução delas e nas coisas boas somente.

Onde e como você costuma vender e divulgar seu trabalho? Que técnicas de venda e de divulgação utiliza?

Eu só vendo e divulgo pela internet. Considero meu ateliê moderno pois eu não tenho nada impresso, nem cartão de visita pois todos os contatos são via internet, telefone ou e-mail. Eu divulgo pelo site, pelo Google e Elo7. Utilizo muito as mídias sociais, elas são ótimas formas de divulgação e também de fazer novos contatos ou mantê-los e são totalmente gratuitas. Eu mantenho álbuns no Flickr (www.flickr.com/ateliediviana), perfil no Facebook e no Twitter (twitter.com/ateliediviana).

Além do seu trabalho com o Ateliê Diviana, o que mais você gosta de fazer?

Eu sou muito curiosa então estou sempre pesquisando principalmente na internet. Eu aprecio design, muitas formas de design. Gosto bastante dos filmes de desenhos da Disney e de filmes em geral. Adoro cinema.

Para fechar, se você tivesse alguns minutos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que diria?

Eu diria que minha vida e meu trabalho são movidos por muita paixão, o que meu coração diz e quer eu faço, não tem jeito. Diria também que não tenho tanto assim pra contar da minha vida, ela está começando. Está como um livro em branco, com o comecinho da história e o resto está sendo escrito.

Para visitar o Ateliê Diviana no Elo7, clique aqui!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.