Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque, Hugo, da HR Loja-Atelier

Lojista em destaque, Hugo, da HR Loja-Atelier

hugo

Olá! Meu nome é Hugo Marsiglia e minha marca é a HR loja-atelier. Sou de São Paulo, onde nasci e cresci no bairro de Pinheiros. Já meu ateliê , eu montei na chácara da minha família em Vargem Grande Paulista, onde tenho espaço e muita tranquilidade para trabalhar.

Minha trajetória

Sou formado em Desenho Industrial, pela universidade Mackenzie. Enquanto estudava, fiz alguns estágios e durante um desses, cursei marchetaria, um módulo muito simples e básico no Senac, no qual o projeto de conclusão era uma pequena caixinha. Nesse curso tive contato com algumas técnicas básicas de marchetaria de folhas.

Algum tempo depois, ainda na faculdade, trabalhei com uma pessoa que trabalhava com objetos de decoração. Mas essa não fazia nada, tudo era terceirizado. Criavam, procuravam alguém que fizesse a peça e revendiam. Fiquei com essa questão na cabeça. Quando me formei, em 2000, tive a ideia de montar um negócio, onde, ao invés de somente revender coisas, eu fizesse coisas para vender. Então passei a criar, desenvolver, produzir e comercializar minhas próprias peças. Tentando sempre colocar um pouco de design no meu artesanato.

cores

O início da marca

No começo, vendia somente para lojas. Por anos participei de várias feiras voltadas para o público de design handmade como a Craft Design, Abup Show, Gift Fair, Mostra Marco500 de design, etc. Até que começou a não valer mais a pena pagar os altos preços para participar de feiras assim. As vendas já não eram tão boas e foi nesse momento que descobri o Elo7. Desconfiei um pouco… Vender pela internet? Será que funciona? E minhas expectativas foram superadas. De longe. Esse é um outro mundo. Ter contato direto com seu público e poder ouvir diretamente o retorno do seu trabalho é muito bom. E tendo um bom produto, com uma boa foto e preço justo, vende! :)

Acho que como para muitas pessoas que fazem um objeto, a grande dificuldade é essa mesmo: a venda. Na fase inicial, era muito complicado eu chegar para alguém e dizer: Olha isso que eu fiz. Não é lindo? Você não quer comprar? Esta ai mais uma vantagem da venda pela internet…

Receios são naturais na estreia

Mas não é só esse ponto que preocupa quando optamos pela vida autônoma. Quando comecei, claro que tive medo. Será que vale a pena? Vou conseguir me sustentar? Essas perguntas eram recorrentes. Minha família me incentivou e eu ingressei em um showroom que representava vários designers e foi muito bom para o primeiro passo. Por outro lado, a comissão era alta e decidi sair. Bateu o medo de não dar certo. Fui fazer as feiras por conta própria. Comecei a participar da Craft Design. Mas, logo, a questão dos valores veio à tona novamente. Lá estava o receio presente no ateliê mais uma vez. E se não conseguir mais pedidos? Entrei para o Elo7. E tudo foi se ajeitando! Por vezes temos que vencer o medo e enfrentar as situações. Na maioria dos casos não são nada de mais e é possível a superação.

organizador_post

A criatividade do dia a dia

Todo o processo criativo da marca, sou eu quem faço. Uma coisa bacana aqui é que como sou eu que desenvolvo o revestimento das peças, a marchetaria é feita com sobras de folhas de madeiras da minha própria produção. Bastante sustentável. Conforme os pedaços vão sobrando, vou guardando tudo para aproveitar em peças menores e assim consigo reduzir a quantidade de lixo produzido. Na maioria das criações, faço tudinho, desde cortar o MDF, montar, até revestir e dar acabamento. Porém, há também uma parcela pequena de peças terceirizadas, como por exemplo, aquelas feitas em alumínio. Para essa etapa, tenho um serralheiro.

A minha parte preferida nesse processo é montar a marchetaria e combinar as cores. Outra fase importante e gostosa é a finalização, o acabamento. É quando as peças vão ficando prontas e eu já imagino o destino de cada uma. Pareço já ter a compreensão de que elas não são mais minhas, que aquilo que eu produzi vai servir para decorar a casa ou escritório de outra pessoa. É bacana!

Tranquilidade para produzir

Neste ateliê montado fora da cidade, em Vargem Grande Paulista, eu tenho dois espaços. Um é para as máquinas onde tenho uma esquadrejadeira, uma furadeira vertical e uma lixadeira de bancada. Já o segundo é onde passo a maior parte do tempo, onde fica uma mesa bem grande. É lá que também estão todos os materiais como folhas de madeira pré-composta (esse é o nome do revestimento que uso), cola de contato, seladora, lixas. Sempre que tenho encomendas, passo os dias necessários por lá. Moro com meu companheiro, sem filhos, mas com nosso cachorro, o Toddy. E é ele quem me acompanha! Vai comigo para todos os lugares!

cao_hugo

Orgulho de viver do fazer à mão

Vivo deste meu ofício e tenho orgulho não só das minhas peças, mas por conseguir, por meio delas, até pagar uma pós graduação em design de móveis. Tenho um produto em especial que exemplifica meu sentimento: o organizador para mesa de reunião. É uma peça simples, mas que tem uma grande procura. É bem resolvida e tenho, modéstia à parte, um acabamento impecável. Muitos escritórios bacanas me procuram querendo essa peça.

Penso que por trabalhar desde que me formei com um trabalho autoral e criativo,  nem sei como é a sensação de não atuar com um negócio neste estilo! Claro que tem suas desvantagens… Não saber o quanto vamos receber no fim do mês é a maior delas. Mas não troco por nada! Poder fazer meus horários, trabalhar o quanto for preciso por mim mesmo, tudo isso faz valer a pena.

maos

Tenho outros amigos que admiro que também vivem da criatividade e manualidade, vou citar três: LPeople, Cookie Plushie e Bleckim.

Depois de toda essa conversa e introdução ao meu trabalho, que tal me fazer uma visita? Ficarei muito feliz de apresentar as minhas peças. Serão todos muito bem-vindos!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.