Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Arte Mariquinha de Salvador/BA

Conheça a história da Arte Mariquinha de Salvador/BA

História da Arte Mariquinha

A minha família é repleta de mulheres com dons para costura, bordados, e enfim habilidades manuais. Cresci vendo esse movimento de confecções do vestuário feitas por minha avó e minhas tias, enxovais de bebê bordados à mão e roupas infantis feitas por minha mãe, bordados e crochê feitos por minha avó paterna, e tantas outras artes de muitas mulheres da família.

Sendo assim, inspiração não faltou na minha trajetória. Mas confesso que nesse período, enquanto estava vivendo o momento infanto-juvenil da minha vida, o artesanato ainda não tinha se tornado parte efetiva do meu ser. Eu sabia fazer alguns pontos de bordado, manusear a máquina de costura, mas não me concentrava naquilo. Não me chamava muita atenção.

Vivia numa cidade do interior da Bahia chamada Governador Mangabeira, e me mudei para a capital baiana, Salvador, quando tinha 19 anos de idade em 2000. Aqui comecei a trabalhar e comecei a cursar Faculdade de Informática e me formei. Sou Analista de Sistemas.


Quando ainda estava na faculdade, num certo período, precisei me afastar do trabalho para tratar um calo na corda vocal. Nessa época voltei para o interior e passei uns 15 dias por lá. A falta do que fazer me incomodava, pois sempre fui muito ativa. Foi então, que me surgiu a ideia de pegar alguns retalhos de minha tia que é costureira e produzir uma bolsa, no intuito de ocupar o tempo e porque sempre fui apaixonada por bolsas artesanais.

Quando a minha primeira bolsa ficou pronta, foi um sucesso!!! Todos elogiavam e surgiu ali a minha primeira cliente: uma cliente de minha tia que tinha ido buscar sua roupa. Viu a bolsa, se apaixonou de primeira e logo fez outra encomenda. Desde então, muitos pedidos e vendas surgiram. Fiz curso de aperfeiçoamento e muitas peças lindas foram criadas. Eu só parei quando fiquei grávida em 2007.


Quando a minha filha completou um ano de vida, decidi que estava na hora de voltar a produzir. Estava com muitas saudades e cheia de ide ias na cabeça. Apoiada pelo meu marido e grande companheiro, em julho de 2009 comprei uma máquina de costura nova e logo em seguida ganhei do meu esposo a minha primeira máquina industrial. Fiquei muito feliz! Criei um site na internet, coloquei uma loja no Elo7 e ali nasceu a Arte Mariquinha. Hoje vendo para todo país. Fazemos participações em grandes feiras aqui em Salvador.

Sou formalizada como MEI – Micro Empreendedor Individual, e atendo a clientes varejistas e atacadistas. Através do Elo7, a empresa tem crescido muito e alcançado novos territórios a cada dia.

A internet é uma grande aliada nos negócios. Além do site e da loja virtual no Elo7, temos também um blog que permite uma maior interatividade com os clientes. Apostamos também nas redes sociais como Facebook e Orkut, que são de suma importância na divulgação de nossos trabalhos.

O nosso produto é bem aceito, e as clientes compram, indicam e elogiam muito. Exerço com muito amor os papéis de mãe, esposa, mulher, profissional e empreendedora. O meu sonho virou realidade e vem se fortalecendo a cada dia!

Sejam bem vindos ao nosso ateliê: 2ª TV. Teódolo Albuquerque, 08 – Cabula VI – Salvador – Bahia.

Visite a loja da Fabiana, a Arte Mariquinha, no Elo7 clicando aqui!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.