Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Natalie Battistella de Lages/SC

Conheça a história da Natalie Battistella de Lages/SC

Tali Battistella Crochet. Tricot é um atelier de artes e ofícios que defende o artesanato criativo. Todas as peças são artesanais e de criação exclusivas, feitas por mãe e filha nas técnicas de tricot e crochet com muito, amor, carinho e dedicação. É uma arte que passa de geração a geração. Fazemos trabalhos em crochet tradicional, tricot, crochet tunisiano, crochet de grampo, bordados diversos, e recentemente tear.
Tudo começou com minha mãe, Marisa, lá nos seus 7 anos de idade. O tricot que suas tias e avós faziam lhe despertavam muito o interesse, como uma brincadeira. Até que certa vez, seu irmão que era um garoto muito observador, resolveu lhe ajudar. E observando suas tias com aquelas agulhas compridas e enrolando e passando os fios de uma agulha à outra e de toda aquela “confusão” de fios que ia formando uma malha, chegou à conclusão “Pelo que vi existem dois pontos básicos, um faz por cima e outro por baixo. Da combinação destes dois pontos dá pra fazer inúmeras variações que formarão os outros tipos de pontos”. E foi ele pegar dois pregos e uma linha para ensinar a irmã a arte de tricotar. Depois que Marisa aprendeu os pontos básicos, seu irmão lhe fez um par de agulhas usando arames, lixou uma das pontas e entortou a outra para não escapar os pontos (já deu de perceber que a habilidade manual nesta família é algo que está no sangue).


Posteriormente, com seus 12 anos, num forte inverno do sul onde seu pai morava, aprendeu com a avó paterna a técnica do crochet. Pelo fato de não ter muito o que fazer para se distrair, o interesse por artes manuais foi crescendo continuamente. Marisa na sua adolescência foi morar em São Paulo com sua mãe e como toda jovem garota, gostava de estar sempre na moda. Como não tinha condições de estar com uma roupa nova de boutique a cada fim de semana para sair – aqui também se aplica o ditado “a necessidade é a mãe da invenção” – Marisa pegava suas agulhas e criava um modelo novo a cada fim de semana e exclusivo para cada passeio. Suas amigas começaram a se interessar pelas criações e algumas encomendavam peças. Nesse meio tempo, seu irmão que gostava muito de fotografia, montou um laboratório caseiro de revelação. De vez em quando faziam algumas produções e fotografavam com as criações em tricot.


Anos depois, Marisa casou, voltou a morar no sul, teve sua primeira filha (eu) e iniciou um curso de aperfeiçoamento em tricot com a melhor tricoteira que já teve nessa cidade, a Dna. Eponina, já falecida. Com essa senhora aprendeu um acabamento perfeito no tricot e fez diversos modelos maravilhosos de revistas italianas como Rakam, Gioielli e também com muitos livros japoneses de pontos.

Comigo, Natalie, não foi muito diferente. Desde cedo as artes manuais me interessavam. Durante a minha infância via minha bisavó materna carregando sempre um cestinho, agulhas e linhas, era seu crochet. Ela fazia trabalhos impecáveis com as linhas mais finas que eu já havia visto. Eu ficava admirada com seu trabalho. Algum tempo depois, com 8 anos, aprendi a tricotar com minha mãe e minha avó paterna. Com 9 anos aprendi com minha avó materna a bordar tapete arraiolo, bordei muitos na época, até hoje temos eles espalhados pela nossa casa. O crochet aprendi bem mais tarde com minha mãe e posteriormente aperfeiçoei minha técnica com uma amiga dela, a Teresa.

Interessante que grande parte da história da minha mãe vem se repetindo na minha geração, pois depois de ter aprendido as técnicas de crochet e tricot eu sempre fazia peças de roupas para mim, principalmente no verão. Eram saias rendadas, tops, biquinis, blusinhas. Minhas amigas gostavam das coisas que eu fazia e me pediam pra eu fazer para elas também.

Depois foi a vez de aprender o crochet tunisiano e a grampada, os quais herdei as agulhas e grampos de minha avó paterna, que até hoje sente orgulho de ter me ensinado e, porque não dizer, despertado esses dons em mim. Sou a única neta que se interessou pelas artes manuais que ela ainda faz até hoje.

Assim como minha mãe e meu tio, que desde aquela época registravam em fotografias as criações de tricot e crochet dela, minha paixão por fotografia só aumenta. Foi na Faculdade de Design e depois na Faculdade de Publicidade e Propaganda que tive contato com a arte da fotografia e desde então nunca mais parei, sempre estou com uma câmera a tiracolo. Durante a faculdade também fiz muitas peças de crochet e tricot e vendi muitos cachecóis de grampada na época de inverno.

Por muitos anos Marisa fez inúmeras peças e vendia por todos os lugares – PR, SC, RS, SP, RJ – chegou até a enviar seus trabalhos para os EUA, onde teve uma boa aceitação também. Depois vieram outras tendências de moda e o “handmade” ficou meio esquecido. Paramos com nossos trabalhos sob encomenda por um tempo.

De uns 5 anos pra cá, com o trabalho manual voltando a ser valorizado no mundo da moda, resolvemos juntar nossos talentos em técnicas diversas e começamos nosso novo negócio. Montamos nosso atelier e começamos a vender por encomenda novamente. Percebendo nosso potencial e colocando em prática os ensinamentos da faculdade de design e de comunicação, no início de 2009 resolvi divulgar nosso trabalho na internet. Pesquisando na rede descobri o Elo7 e achei muito interessante o foco do site ser voltado exclusivamente para vendas de produtos feito à mão. No início abrimos nossa loja com a conta gratuita para ver como funcionava e acreditamos muito no site. Ativamos nossa conta PRO, cadastramos nossos produtos e paralelo à loja, montei um blog (www.talibattistella.blogspot.com) para divulgar nossa loja virtual e funcionar como uma vitrine de nossos produtos e notícias do mundo da moda relacionados a tricot e crochet. Incentivei algumas amigas (cito aqui Karine Lopes –
www.karinelopes.elo7.com.br e Neusa Cenatti Artes – www.neusacenatti.elo7.com.br) a abrirem suas lojas no Elo7, pois assim como nós, queriam conquistar novos horizontes e conquistaram! Fiz também muitas amizades na internet, conheci pessoas super especiais que acabaram se tornando amigas de verdade, virtuais mas de verdade. São elas, Nana (blog Manga com Pimenta) e Verônica (Além da Rua Atelier – www.alemdarua). E com elas montamos um blog em parceria para divulgar nossos trabalhos manuais e também de outras blogueiras, é o blog As Meninas Crafts.

Após o segundo mês de loja nossas vendas começaram a aumentar ainda mais, ao mesmo tempo em que as temperaturas começavam a cair. E para quando o clima esquentar teremos muitas novidades também, pois já estamos preparando nossa coleção para primavera e verão. Nesse meio tempo participamos com nossas almofadas em tricot e crochet da Mostra Casa Cor SC 2010, para complementar a decoração do ambiente idealizado pelos arquitetos Beth Isidoro, Flávia Caldeira e Marco Aurélio Reschetti.
Tivemos muitas boas surpresas com a parceria com o Elo7, superou as nossas expectativas, principalmente quando colocamos nosso anúncio nos destaques do Elo7. Podemos dizer que foi uma parceria perfeita, pois acreditamos no profissionalismo e poder de divulgação que o Elo7 oferece e também na qualidade e potencial do nosso produto. E no final quem ganha com tudo isso são os clientes.

Uma pequena amostra do nosso trabalho:

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.