Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história da Renata da Pingos de Idéias – Porto Alegre/RS

Conheça a história da Renata da Pingos de Idéias – Porto Alegre/RS

O artesanato traz momentos mágicos e a cada nova criação podemos deixar a imaginação fluir, podemos exercitar a criatividade e a paciência. Já na escola fazia adesivos para vender para as minhas coleguinhas. Buscava em revistas figuras das quais gostava e recortava-as (sempre amei recortar!). Depois plastificava com papel contact e montava álbuns para expor.

Mais tarde comecei a fazer algumas bijuterias, trabalhando com miçangas, pedras e pingentes de coco. Meu pai me incentivava bastante, lembro quando íamos ao centro da cidade comprar material, era muito divertido.

Aos 16 anos comecei a trabalhar, e como estudava também, acabei deixando o artesanato de lado. Foi quando comecei a Faculdade de Pedagogia que o artesanato começou a voltar em minha vida. Precisava montar material para a sala, decoração, trabalhos. Comecei com cartazes de cartolina até que conheci o EVA e me apaixonei por ele! A possibilidade de criar é incrível, sem contar que é muito gostoso de trabalhar e de recortar. Então surgiram os primeiros bonecos e bonecas, chamadinhas, murais de aniversariantes.

Um dia ganhei uma bonequinha de pano da minha mãe e adorei. Resolvi então fazer as bonecas de pano e ia costurar na casa da minha sogra, pois não tinha máquina em casa. Foi quando fiz minha primeira feira, vendi tanta boneca que nem eu acreditava. Foi uma motivação para encarar o artesanato como uma renda extra pois na época era estagiária. Ganhei minha máquina de costura da minha mãe, nem acreditava! Nesta mesma feira vi uma menina que vendia latas decoradas e me apaixonei, senti que precisava aprender a fazer! Busquei ajuda com a mãe de uma amiga, tia Ângela, e depois fiz um curso para aprender a fazer a textura. Fiz algumas latas e minha mãe levou no trabalho para vender. Vendeu tudo e ainda voltou com encomendas. Era muita felicidade! Então minha tia levou também, e vendeu também, e comecei a vender na escola, e a produção de latas foi um sucesso.

Até um dia eu passar por uma banca de revistas e ver uma revista de feltros. Não conhecia nenhum artesanato de feltro até então, comprei os primeiros 30cm de cada cor e comecei a costurar e a pesquisar muito na internet, onde encontrei idéias maravilhosas. Daí saíram algumas peças que ainda tenho em casa pois na época não tive coragem de vender…. risos.


Mas pude me dedicar mesmo ao artesanato depois que me formei na Faculdade. Fiz as lembrancinhas para o meu primo João Pedro que estava para chegar. E então por indicação do terapeuta da minha mãe, conheci o Elo7. Comecei humildemente com algumas peças e uma cliente (e agora amiga) Nice me encomendou uma boneca de EVA, minha primeira e única venda do mês. Mas como ela era do Belém do Pará fiquei encantada em como alguém do outro lado do Brasil poderia estar vendo meu trabalho e gostando e melhor ainda, comprando!!

Então uma outra cliente, a Ariane me pediu para fazer outros meios de transportes e uma guirlanda e montei novos modelos para ela. E assim comecei meus bichinhos da selva. Confesso que eles ficaram por um tempo estacionados, pois quem faz artesanato sabe que diversas vezes começamos um trabalho e por algum motivo ou outro ele fica lá parado e não concluímos. Mas assim que cadastrei os bichinhos no site foi um sucesso total. E me pediram novos modelos que vou criando na medida do possível.

Logo me dei conta já estava enviando para todo o Brasil! Logo que abri a loja no Elo7 trabalhava em dois empregos. Primeiro saí de um, logo em seguida de outro, pois os pedidos aumentavam cada vez mais! Minha mãe começou a me ajudar na marcação dos pedidos, mas o corte e costura faço questão de fazer, pois sou muito detalhista. Agora somos em três, sempre trabalhando muito. O artesanato me trouxe possibilidades que nunca poderia imaginar, pois se você faz o que gosta, com amor, carinho e cuidado, as pessoas demonstram que gostam do seu trabalho, elogiam, e unir tudo isso com um bom retorno financeiro, é algo maravilhoso!


O Elo7 mudou minha vida em menos de um ano, e sempre vou ser agradecida ao site e a todos que contribuíram para que a minha vida seguisse esse caminho.

Para conhecer mais os produtos da Pingos de Idéias, visite a lojinha no Elo7 clicando aqui!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.