Home | Manual de técnicas artesanais | Arte barroca: conceito e aplicações

Arte barroca: conceito e aplicações

A arte barroca é um estilo que surgiu no final do século XVI, inicialmente na Itália. O estilo difundiu-se pelos países católicos da Europa e da América, até chegar em alguns países do Oriente.

O Barroco é um estilo artístico marcado pela exuberância e excessos. A arte barroca dominou a arquitetura, esculturas, pinturas, chegando até a música e costumes da sociedade entre os séculos XVII e XVIII.

Arte barroca e a religiosidade

arte barroca 1Anjos em madeira Carlos Duvilio Squarcini

Os exageros de adornos, requinte e grandiosidade das obras marcam o estilo barroco. Aqui não tem minimalismo! A arte chegou à igreja com o objetivo de propagar e expandir a fé católica. Igrejas monumentais e capelas com uma impressionante riqueza de detalhes causavam (e causam até hoje) admiração. A arte barroca também foi empregada na construção de palácios, com o mesmo objetivo: causar admiração e poder.

No século XVIII,  o estilo barroco sofreu várias adaptações na arquitetura. Uma delas foi o estilo rococó, adaptado pelos franceses. O nome refere-se aos ornamentos em formas espiral e de conchas, adornados nas construções da época.

A arte barroca no Brasil

O Barroco chegou ao Brasil no século XVIII, com a descoberta das minas de ouro e diamantes. A arte foi uma das primeiras expressões artísticas de peso por aqui, apoiadas por confrarias e pela Igreja Católica. Igrejas no estilo barroco foram construídas em Minas Gerais – devido ao volume de metais e pedras preciosas da região – e também no Nordeste, que àquele tempo era a região mais rica do país.

O barroco atualmente

A arte barroca ainda influencia criações arquitetônicas – ainda que com as devidas adaptações para deixá-las mais contemporâneas e de custo menor -, a moda e o artesanato, com o emprego de rendas, cores fortes e rococós. E no Elo7, maior marketplace de produtos criativos e feitos à mão há uma enorme variedade de produtos que remetem ao estilo barroco, vindos de criativos de todo o Brasil. Para conhecer peças criativas e com inspirações na arte barroca, clique aqui.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.