Home | Manual de técnicas artesanais | Bijuteria artesanal: história e diferentes técnicas

Bijuteria artesanal: história e diferentes técnicas

Assim como a joalheria, a bijuteria artesanal é uma das técnicas mais antigas da história da humanidade. Se enfeitar e se diferenciar com adornos é atávico do ser humano! E por mais que a joalheria tenha mais valor, a criação da bijuteria, com materiais mais simples e acessíveis, tem sua mesma história e importância.

Bijuteria artesanal: o que caracteriza

Para caracterizar o termo bijuteria, começamos com o significado e origem do termo e então as características que a definem.

Bijuteria no dicionário: Objeto que se usa como enfeite no corpo ou na roupa (anel, brinco, pulseira, broche, etc.) , feito de metal de pouco valor , pedras semi-preciosas ou imitações de vidro,plástico,etc.

bijuteria artesanal

AC Bijuterias e Acessórios, veja mais na loja online.

Já o termo tem origem francesa, bijouterie, que pode ser traduzido como “adorno barato”.

Originalmente, bijuteria é o segmento da ourivesaria ou joalheria que se utiliza de ligas metálicas semelhantes a ouro ou prata, assim como com pedras semipreciosas, vidro, plástico, miçangas etc. Os objetos resultantes são similares aos originais, porém sem o mesmo valor. O termo também pode ser atribuído a  imitações de joias.

+ No Elo7, há joias e bijuterias de diferentes técnicas artesanais: vem conhecer!

+ Liberdade criativa: acessórios feitos à mão com miçanga, vale a pena conferir!

Bijuteria artesanal: moda atual

Com o passar do tempo e a popularização dos adornos e moda dos acessórios, a bijuteria cresceu e ganhou função não mais com o intuito de imitar as joias necessariamente, mas desenvolvendo técnicas criativas e originais para enfeitar e adornar o visual do dia a dia. É uma opção mais econômica e que oferece peças da temporada e tendências da vez.

A criação de bijuterias permite mistura de técnicas, materiais diversos e referências em estilos atuais. Por ter o valor final mais em conta, o consumidor se anima a adquirir novidades sempre e estimula a criação!

+ Conheça as tendências de moda e acessórios para o verão.

+ Decore uma sandália com adornos e aviamentos: faça você mesmo.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.