Home | Manual de técnicas artesanais | Carpintaria: conheça a técnica artesanal

Carpintaria: conheça a técnica artesanal

Há profissões que são tão antigas quanto a história da humanidade. E muito provavelmente o ofício do carpinteiro é uma delas! Hoje vamos falar sobre essa técnica manual, a carpintaria. Conheça mais sobre essa arte e outras em nosso Manual de Técnicas Artesanais, com mais de 60 artigos relacionados a criações, usos e sua história!

+ Clique aqui para acessar o manual e seu conteúdo em ordem alfabética.

Carpintaria: o que é

A carpintaria é a atividade do carpinteiro, profissional que executa diferentes trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, até construção naval, entre outros. É uma técnica extremamente artesanal, que envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos ao ar livre.

carpintaria_banco

+ Bancos e outros móveis feitos em madeira: conheça a loja.

+ Conheça diferentes peças feitas de marchetaria: tem no Elo7!

Carpintaria x Marcenaria

O que difere a carpintaria da marcenaria é a necessidade do criativo ter noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural. A atividade de um carpinteiro é abrangente. Esse profissional está apto a criar telhados, escadas, assoalhos, forros, portas, venezianas, móveis, (esquadrias de madeira), etc.

No segmento manual e artístico, a carpintaria também atua em  criações mais ornamentais como marchetaria, por exemplo, onde peças de madeira são coladas e encaixadas manualmente.

carpintaria oficina

+ Já falamos de marcenaria no blog: relembre a técnica e aplicações no post.

+ Inspiração: caixotes de madeira criativos e feitos à mão para diferentes funções da Oficina Singular.

Fique por dentro: o que é a derivação marchetaria

Dentro de carpintaria, como falamos, existe a variação artística de uso e aplicação de madeira chamada marchetaria. A marchetaria é a arte de decorar superfícies planas, como mobiliários, painéis, pisos ou até mesmo tetos com materiais como madeira, madrepérola, pedras, marfim e metais. A técnica decorativa permite criar desenhos geométricos, em 3D, de animais, plantas e etc.

+ Para ver bons exemplos de peças criadas com marchetaria, conheça a loja HR.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.