Home | Festas | Festa de 1 ano: dicas para não errar

Festa de 1 ano: dicas para não errar

Os mesversários só dão um gostinho da comemoração que está por vir: a festa de 1 ano do seu filho ou filha está chegando? Então está na hora de começar a planejar para que tudo saia lindo e seja inesquecível!

Como o primeiro aniversário é para lembrança dos pais, vale inovar no tema (já que provavelmente nos próximos aniversários o pequeno ou pequena que irá escolher!) e fazer tudo do jeitinho que você quer.

festa-de-1-ano-temas

Dicas para festa de 1 ano: por onde começar

Independente do tamanho da festa (se para muitos amigos e familiares ou apenas para os mais próximos), é importante pensar no tema a ser trabalhado. Está sem ideias para tema? Prefere algo neutro? A festa pique-nique está em alta e é um tema que cabe perfeitamente para meninos e meninas. Circo, fazendinha, safári, esportes e tropical são bons temas para meninos e meninas.

Tema escolhido, é hora de começar a selecionar os fornecedores. Busque indicações confiáveis, verifique avaliações dos lojistas no Elo7 para ter certeza de que tudo sairá no prazo correto. Além disso, não deixe para última hora a confecção dos personalizados e de itens de decoração, pois imprevistos podem acontecer.

Outra boa dica é criar boards de referências do tema escolhido. Inspire-se com registros de festas na web. O Pinterest é um bom aliado na hora de buscar referências tanto daqui do Brasil, como de outros países.

+ Festa sereia, veja ideias

+ Festa de aniversário para gêmeos, inspire-se

+ O guia de aniversário de 1 ano, veja mais dicas aqui

festa-de-1-ano

Festa de 1 ano: dicas de menu

Defina também o cardápio da festa. Crepe? Lanchinhos? Salgadinhos fritos ou assados? Um bom guia para ajuda na escolha do menu é o horário da comemoração. Festas durante o período da tarde pedem lanches, os salgados também dão conta de comemorações nesse período.

Pense também em possibilidades para bebês e crianças. disponibilize frutas, saladinhas, cremes de legumes… Se os amigos e familiares tiverem crianças na mesma faixa etária do seu filho ou filha, este é um cuidado que será bem visto pelos convidados.

Para bebidas, refrigerantes, sucos diversos, água e água saborizada são opções que atenderão à maioria dos convidados. Se fizer muita questão, sirva como bebidas alcoólicas drinks de frutas e cerveja.

festaaniversario1

Festa de 1 ano: indicar ou não presentes?

Geralmente os convidados pedem dicas para não errar no presente e nesse momento, os pais costumam ficar sem jeito de indicar presente x ou y. É indelicado listar presentes que gostaria que a criança recebesse (a não ser que você seja realmente muito próxima à pessoa que está pedindo dica para a escolha certa do mimo).

+ Para não errar, veja dicas de presentes para aniversário de 1 ano

Festa de 1 ano: lembrancinhas para adultos e crianças

Como a faixa etária em festa de 1 ano começa praticamente no zero, é bacana pensar em lembrancinhas que agradem todas as idades.

Para as crianças, kits para colorir, baldinho de areia, bolha de sabão e jogos são boas opções. Pense também em lembrancinha de acordo com o tema da festa, pode ter algo que combine mais (como por exemplo, bola como lembrancinha de festa com tema esporte).

Para os adultos, plantinhas (suculentas estão em alta e têm ótimo preço!), pote com guloseimas, chocolate personalizado, sabonete, álcool em gel… As opções são inúmeras! Capriche na escolha e na personalização e agrade os convidados. ;)

Festa de 1 ano: como entreter os convidados durante a comemoração

Conhece algum amigo músico, com banda ou que saiba tocar um bom violão? Que tal convidá-lo para a festa de 1 ano de seu filho ou filha? Música ao vivo e ambiente é uma delícia e embalará a festa, que não precisa de som alto, tampouco batidões (já que provavelmente terão mais bebês além do aniversariante).

Se não houver música ao vivo, apele para a boa e velha playlist com canções suaves ou infantis. Crie previamente uma playlist para a ocasião. Há bons aplicativos para isso (e alguns já disponibilizam playlists prontinhas para dar embalar a festa!). Spotify e Superplayer são boas opções.

Oficinas para os pequenos também é uma boa alternativa de entretenimento. Pintura facial, customização, gincanas e jogos são soluções que costumam agradar. Para isso, busque monitores infantis com experiência.

festa-de-1-ano-registro

Festa de 1 ano: registre todos os momentos!

Se há algo que vale o investimento é a contratação de um fotógrafo para registrar todos os momentos da festa. Os pais estarão totalmente envolvidos com os convidados e provavelmente não lembrarão de tirar fotos. Outra boa alternativa é pedir para os amigos compartilharem as fotos com uma hashtag específica sugerida pelos pais. Dessa forma, será mais fácil encontrar todos os cliques nas redes sociais (que podem inclusive virar um álbum de fotos com registros de amigos e familiares, que tal?).

Festa de 1 ano: a hora do parabéns

Aniversário de criança deve ter começo, meio e fim. A festa geralmente dura quatro horas, o que é um tempo razoável para os convidados curtirem. Não prolongue a hora do parabéns, pois provavelmente o bebê já estará cansado.

Se optar por um bolo cenográfico que combine com a decoração, este poderá ser utilizado para cantar os parabéns. Para servir aos convidados, bolo no pote é uma boa saída, e o bolo gelado embalado no alumínio (sucesso nos anos 1980 e 1980) ressurge como opção deliciosa e nostálgica! O bolo tradicional, servido em fatias também não tem erro. Capriche na escolha do sabor e do fornecedor e sirva com docinhos tradicionais, como brigadeiro, beijinho, bicho de pé…

+ Bolo gelado de coco: receita incrível para festas

+ Brownie no pote, veja como preparar

E já que agora você já tem um ótimo guia para festa de 1 ano, veja listas de produtos feitos à mão pela nossa comunidade de criativos e que ajudarão na elaboração do aniversário de seu filho ou filha:

Curtiu o guia para festa de 1 ano? Tem sugestões para enriquecermos ainda mais o manual com beabá da festa? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.