Home | Manual de técnicas artesanais | Carranca: o que são as criaturas assustadoras

Carranca: o que são as criaturas assustadoras

Já viu uma carranca ao andar por lojas de artesanato ou lembranças típicas de cidades? Ficamos curiosos em saber mais sobre a origem e significado dessas caretas. Fomos atrás e contamos pra vocês! O que são as criaturas assustadoras?

Carranca: que é e o que significa

carranca-madeira

Carranca é o nome dado para uma fisionomia assombrosa e que representa braveza. A arte está relacionada com as esculturas típicas das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. As carrancas são caracterizadas por representarem o artesanato típico das cidades próximas ao rio do nordeste, que abrange cinco estados brasileiros. Já tinha ouvido falar dessa característica e função original?

+ Artes feitas para o Elo7: veja opções feitas à mão.

+ Feito à mão: aprenda a fazer string arte com vídeo!

Na história, as carrancas eram utilizadas nas proas das embarcações que percorriam o rio, pois os navegadores acreditavam que esta figura amedrontadora ajudava a afastar os maus espíritos e protegia a tripulação do ataque de monstros do rio.

+ Veja sugestões para sua loja criativa: uma série de dicas práticas para você!

Carranca: origem e forma

As imagens das carrancas são antropomórficas, ou seja, misturam elementos físicos de animais e de seres humanos. Há uma dúvida sobre sua origem. Alguns pesquisadores dizem que teria derivado de crenças dos povos africanos, enquanto outros alegam serem típicas da cultura indígena.

As carrancas se tornaram um mito para população local, funcionando como um “objeto de proteção” para os seus portadores. Hoje as esculturas são comercializadas principalmente como objetos de ornamentação e amuletos. Os artesãos que produzem as carrancas são popularmente conhecidos por “carranqueiros”. A produção mesmo que com outras funções, hoje mais decorativas e referentes à história, segue acontecendo. Normalmente, a escultura é feita em madeira e pintada à mão.

+ Inspiração: mais técnicas artesanais relacionadas à escultura.

+ Estilos de arte ascra e origem: veja post.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.