Home | Manual de técnicas artesanais | Costura: história e evolução da técnica

Costura: história e evolução da técnica

A definição de costura é o ato, processo ou efeito de unir duas ou mais coisas, por meio de pontos feitos com linha, fio etc. associados à agulha. Coser é um sinônimo para o ato de costurar.

A costura é universal – praticamente todas as civilizações a praticam e sua história começa antes mesmo de existir a tecelagem. Costurar já era algo praticado no período paleolítico, ou seja, 30000 a.C.!

A história da costura

costura historiaCaixa para objetos de costurar Decora Carioly

Há relatos que as primeiras agulhas encontradas eram feitas de ossos. Provavelmente, peles de animais eram costuradas para servir como vestimenta e proteção. A tecelagem foi criada há somente(!) cinco mil anos, muito depois do surgimento da arte de costurar.

Somente na revolução industrial é que a costura ganhou produção em massa; antes disso, a arte era feita somente por especialistas (alfaiates).

As primeiras máquinas de costuras

A primeira máquina foi patenteada em 1790 por Thomas Saint, sendo esta feita para costurar couro. Em 1830, o alfaiate francês Barthélemy Thimonnier criou um modelo com tecnologia superior à primeira máquina de costurar. A invenção trouxe discórdia e revolta, tanto que em 1841 artesãos alfaiates destruíram as máquinas de Thimonnier.

Em meados do século XIX foram criadas as primeiras máquinas de uso doméstico.

A utilização da costura

A técnica é utilizada para a produção de vestuário, mas não se limita às roupas. A confecção está presente nos móveis, na tapeçaria, nas roupas de cama, cortinas, roupas de mesa. Além disso, também é utilizada em inúmeros itens feitos com materiais flexíveis, como o couro ou lona, por exemplo.

Técnicas de costura

Hoje em dia a arte de costurar dá campo para muitas técnicas criativas e #foradesérie! Alguns exemplos são o patchwork, quilting, bordado à mão, bordado à máquina, appliqué etc.

Quer ver mais costuras, seja para moda, casa ou para decoração? O Elo7 é o lugar para encontrar produtos criativos e feitos à mão! Encontre aqui uma lista de produtos relacionados à costura.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.